7 Dicas de Como Comprar sua Porta Pivotante

Home Pivotantes 7 Dicas de Como Comprar sua Porta Pivotante
Dicas de como Comprar Porta Pivotante

Sinônimo de status a porta pivotante está presente em casas e apartamentos de alto padrão. Essa porta dá um ar elegante e imponente a qualquer residência.

É chamada assim, por que ao invés de ter dobradiças tradicionais ela gira em torno de um eixo vertical chamado de pivô.

A porta pivotante serve para qualquer espaço desde que tenha largura ideal e funcional.

Mesmo sendo indicada para qualquer ambiente, essa porta costuma ser usada em áreas externas, onde ganha um design mais elegante.

Para que você saiba como escolher a melhor porta, selecionamos algumas dicas para a sua compra!

1. Escolha da Madeira

Basicamente existem dois tipos de estruturas para uma porta pivotante de entrada: porta com estrutura interna sólida (compacta) e uma porta de madeira maciça.

A porta sólida é feita com folhas (lâmina de madeira) na parte externa e por dentro é preenchida com madeira de lei compactada, sendo assim, ao ter contato com chuva e sol pode descascar e estragar facilmente.

Já a porta pivotante de madeira maciça tem a grande vantagem da robustez e durabilidade em ambientes externos.

Existem várias espécies de madeira utilizadas na fabricação de porta pivotante de madeira maciça.

Na hora de escolher a madeira, leve sempre em consideração se a porta ficará exposta a sol e chuva, pois nesse caso existem algumas espécies de madeira realmente resistentes a este tipo de intempérie como o caso da Madeira Cumaru por exemplo.

A Madeira Cumaru tem como característica principal a durabilidade em ambientes externos, sendo muito utilizada em locais úmidos como deck de piscina, construção de embarcações e principalmente na fabricação de portas pivotantes.

Porta Pivotante em Madeira Cumaru
Exemplo de uma porta pivotante em Madeira Cumaru

Caso sua porta não fique exposta a esse tipo de condição (sol e chuva), você pode utilizar uma madeira como Angelim Pedra que além de ter uma excelente durabilidade e beleza natural possui o melhor custo benefício do mercado em relação ao preço e qualidade.

Porta Pivotante em Madeira Angelim
Exemplo de uma porta pivotante em Madeira Angelim

Então, pesquise, compare e tenha a garantia de escolher a madeira certa para uma porta pivotante elegante e durável na sua casa.

2. Escolha do Tamanho

É importante dar atenção ao vão de acesso da porta pivotante. Para saber a passagem real, lembre-se que para dar o efeito pivotante, em que ter pelo menos 10 cm do batente.

Sendo assim, se a área da parede é 90 cm, o vão de passagem será de 80 cm.

Em grandes espaços o eixo pode até ficar centralizado permitindo vão de acesso dos dois lados.

Sempre é importante escolher um TAMANHO DE PORTA PIVOTANTE que traga funcionalidade na passagem.

Lembre-se: é na entrada da casa que passamos com grandes objetos como sofás por exemplo. Desta forma, caso você decida por uma porta pivotante com tamanho pequeno, terá dores de cabeça no futuro.

3. Escolha do Pivô

Pivô é a denominação dos dois pinos de fixação. Um colocado em cima no portal (batente) e outro embaixo no piso, dão o efeito pivotante.

Cada modelo e tamanho de porta tem um peso, consequentemente é importante saber o peso aproximado da porta na hora da compra para escolha certa do pivô.

Por exemplo, as portas de madeira maciça pesam muito mais que uma porta pivotante prancheta sólida, precisando de um pivô resistente e durável.

Pivor de Porta Pivotante
Exemplo de pivo para uma porta pivotante

A escolha errada do pivô pode trazer consequências graves após a instalação da porta como por exemplo: a porta arriar (descer no chão) e comprometer a sua abertura.

Uma dica é sempre escolher um pivor que suporte um peso bem superior ao peso da porta. Por exemplo: caso sua porta pivotante de madeira maciça tiver um peso de aproximadamente 90KG, escolha um pivor que suporte uma porta de até 150KG.

4. Escolha da Fechadura e Puxador

A fechadura geralmente utilizada em porta pivotante é a tetra chave.

Existem várias opções, marcas e modelos de fechaduras no mercado sendo a maioria de boa qualidade.

Também temos uma inovação recente que vem ganhando força no mercado que são as fechaduras biométricas que trazem requinte e praticidade.

Fica a gosto do cliente escolher dentre várias opções a fechadura que mais se adequa a sua necessidade.

Fechadura de Porta Pivotante
Exemplo de uma fechadura tetra chave para porta pivotante

Já a escolha do puxador esta diretamente relacionado ao tamanho da porta. Sendo assim, caso sua porta for mais alta, aposte sempre em puxadores maiores para dar um destaque adicional.

O puxador para porta pivotante você pode encontrar facilmente em lojas de ferragens, sendo que existem dos mais variados modelos, tamanhos e materiais. Peça uma ajuda de um vendedor e utilize sempre aquele que mais combine com a sua porta.

5. Escolha do Verniz Ideal

Atualmente há uma variedade enorme de vernizes disponíveis nas lojas. A grande dúvida é, QUAL O VERNIZ IDEAL?

É fundamental escolher um verniz que protege bem a madeira, de uma boa marca e com filtro solar. Usar um verniz de baixa qualidade pode trazer várias dores de cabeças.

O verniz cria uma película grossa, que pode ser acetinada, brilhosa ou fosca e por mais que penetre na madeira não impregna. Funciona mais como casca protetora protegendo muito a madeira.

Um dos vernizes mais usados é o Verniz poliuretano, com filtro solar. É extremamente resistente e um dos mais usados do mercado. Dura em torno de uns 3 anos.

Também tem o verniz marítimo que é mais indicado para lugares que tenha maresias, casas no litoral. Alguns possuem filtro solar e duram em torno de 2 anos.

Já o verniz copal, embora seja tradicional, dura somente em torno de 1 ano, e não serve para portas que tenha exposição a muito sol e maresia.

Tabela de Cores Para Verniz
Tabela de cores de vernizes

6. Escolha um profissional qualificado para instalação

De nada adianta você seguir todos os passos acima e contratar um profissional despreparado para fazer a instalação da porta.

A instalação de uma porta pivotante deve ser realizada por um carpinteiro especializado e que tenha experiência na colocação deste tipo de produto.

Ele geralmente possui o conhecimento e maquinário adequado para realizar a instalação da porta como plaina elétrica, esquadro, etc.

Evite sempre de colocar a porta por conta própria ou utilizar uma mão de obra barata e despreparada.

Na hora da compra e da instalação da porta pivotante é muito importante chamar um profissional especializado.

Além da porta maciça ser mais cara, se acontecer qualquer erro você poderá perder seu investimento no objeto. A porta pivotante é um produto de alto valor agregado e que exige um carpinteiro qualificado para a sua correta instalação.

Instalação de Pivo em Porta Pivotante
Exemplo de instalação do pivo em uma porta pivotante de madeira

7. Escolher uma Empresa de Confiança

A última dica que você precisa levar em conta na hora de comprar uma porta pivotante é: escolha uma empresa de confiança!

Nesse assunto a Carpintaria Rezende é uma empresa de confiança, que disponibiliza aos seus clientes, madeira de qualidade, resistência e durabilidade.

Somos uma empresa com mais de 40 anos de tradição no ramo de portas e janelas de madeira.

E aí, agora com essas dicas você está preparado para comprar sua porta pivotante.

Solicite um Orçamento de Porta Pivotante!

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato!





Artigos Relacionados