Barrote: Saiba Onde Pode Ser Utilizado

Home Madeiras Barrote: Saiba Onde Pode Ser Utilizado
Barrote

O barrote é um elemento fundamental na estrutura de diversos tipos de construção. Produzido em madeira, ele possui um custo barato e seu uso é indispensável para garantir a segurança e o encaixe de outras peças que são utilizadas para fins estruturais.

Amplamente utilizado na construção civil, construção de decks e telhados e em decorações, existem diferentes tipos de barrotes e hoje você poderá conhecer um pouco mais sobre essa peça fundamental.

BarroteO que são barrotes?

Os barrotes são peças de madeiras utilizadas em estruturas de alvenaria, de madeira e outros tipos, para que seja possível a fixação de pisos, assoalhos e decks. O barrote é uma peça auxiliar e sua utilização é importante para garantir a segurança da estrutura.

O tamanho dos barrotes é variável. Quando utilizado para estruturas como os telhados, podem ser mais finos, porém quando utilizados para assoalhos é preciso que sejam produzidos em um tamanho maior. Tudo irá depender da utilização do barrote e de como ele será aplicado.

No caso de assoalhos e decks, o barrote serve para proporcionar o isolamento do chão ou do piso e para dar a sustentação adequada. São utilizadas algumas unidades de barrotes que ficam a uma distância de 40 a 60 centímetros um do outro para que possa proporcionar a firmeza ao assoalho, e ainda os barrotes são chumbados no contrapiso.

Como você pode perceber, os barrotes são utilizados para a construção de estruturas e são elementos fundamentais na sustentação e segurança. A seguir você poderá conferir mais aplicações dos barrotes e descobrir qual é o material utilizado para sua produção.

BarroteComo são feitos os barrotes?

Os barrotes são, geralmente, produzidos com madeiras mais baratas. Algumas empresas possuem os barrotes como produto principal de venda, assim como vigas e outros. Em outras empresas os barrotes podem surgir a partir do reaproveitamento de resíduos de outras produções.

Os processos envolvidos na produção do barrote seguem o mesmo da produção de outras estruturas de madeira. Os troncos de madeiras são transportados e o primeiro passo é a retiradas de cascas e galhos. Depois os troncos são colocados em uma máquina que tem como finalidade o corte longitudinal dos troncos.

Em seguida são transportados para o forno onde irá acontecer a secagem para finalmente serem conduzidos a um local no qual a madeira terá seu acabamento definido nas especificações corretas. Em todo esse processo os restos e partes não utilizadas são levadas para a reciclagem e demais usos sustentáveis.

O formato do barrote irá depender da especialidade da fábrica ou das especificações que foram solicitadas, podendo ser de grande porte com muitos metros ou cortados em pequenos retângulos. Dentre as madeiras utilizadas na produção dos barrotes, algumas se destacam:

  • Barrotes de pinus

A utilização desse tipo de madeira na construção civil é grande. Não apenas barrotes são feitos com a madeira pinus mas também, vigas e outras estruturas aparentes. Os barrotes de pinus também podem ser utilizados em projetos de decoração, não apenas como uma estrutura de sustentação.

Sua coloração é clara e sua utilização para a produção de barrotes tem como um dos principais motivos o seu custo. É uma madeira barata e para a utilização em barrote possui um ótimo custo-benefício.

O barrote de pinus em decorações é uma boa oportunidade para ter a madeira natural no ambiente doméstico. É muito comum sua utilização em cavaletes para escrivaninhas e painéis de revestimento.

A madeira pinus não tem uma durabilidade muito alta in natura mas, com os devidos tratamentos, cuidados e manutenção é possível que tanto os projetos estruturais quanto os projetos de decoração com os barrotes possam ficar seguros e resistentes.

  • Barrotes de eucalipto

O eucalipto é um tipo de madeira muito utilizado em acabamento de projetos, decoração e estruturas. Por esse motivo sua utilização na produção de barrotes é bem comum. O custo de produção é baixo e muitos barrotes de eucalipto provém de plantações de florestas de eucalipto, o que auxilia na preservação da mata nativa.

O barrote de eucalipto é utilizado no barroteamento (nome técnico dado para o conjunto de vários barrotes em uma estrutura) de telhados, decks e assoalhos. Outra utilização interessante dos barrotes é em caminhões de carga.

Os barrotes tem a função, nesses casos, de sustentarem uma estrutura onde as cargas serão colocadas. A utilização dos barrotes facilita a carga e a descarga de mercadorias através do uso de empilhadeiras e rampas de rolagem.

Um ponto importante sobre a utilização do barrote é que ele deve ser medido e alocado de forma estratégica. O sobrepeso de estruturas pode fazer com que os barrotes sejam danificados fazendo com que o resultado final fique comprometido.

O que é um barrote para telhado?

O barrote para telhado é uma estrutura formada por barrotes sobrepostos em direções verticais ou horizontais formando uma trama, juntamente com as vigas, para que haja a resistência adequada para o para o recebimento das telhas e outras estruturas do telhado.

A função do barrote para telhado é garantir a sustentação e a distribuição do peso da estrutura. A sustentação do telhado é de extrema importância para a segurança do projeto e nesse sentido os barrotes são elementos mais do que fundamentais. Para a produção de barrotes para o telhado outros tipos de madeiras podem ser utilizados, pois dessa forma é possível ter um resultado mais resistente e portanto mais seguro.

As madeiras maçaranduba, garapeira, camaru e sucupira são exemplos de madeiras que também podem ser utilizadas na produção de barrote se assim for determinado. Essas madeiras são mais resistentes fisicamente e ao ataque de fungos e cupins.

O tratamento do barrote é importante, principalmente quando este fará parte da constituição de telhados e de construções civis.

Uso de barrotes em decorações

A decoração de ambientes sempre busca um jeito de inovar e trazer novos elementos para compor a harmonia dos ambientes. Nesse sentido, o barrote também pode fazer parte da decoração de ambientes como salas, quartos e cozinhas por exemplo.

Seu uso na decoração pode fazer com que novos formatos e cores sejam utilizados. O barrote pode fazer parte da divisão e delimitação de espaços, fazendo o papel de um biombo. Ou pode ainda ser colocado nas paredes horizontalmente, criando uma sensação de amplitude no ambiente.

Uma das grandes vantagens do uso de madeira em decorações é por sua característica versátil: combina com tudo! Além disso, a madeira é um material natural o que pode fazer toda a diferença para quem deseja um ambiente mais conectado com a natureza mesmo dentro de casa.

Para quem deseja fugir do clássico, o uso de barrote na decoração é uma ótima ideia. Para utilizá-lo é preciso lixá-lo para que ele possa receber o tratamento correto e aumentar sua durabilidade. Os barrotes também podem ser utilizados como prateleiras rústicas. Nesse caso, devem-se utilizar apoios do tipo mão francesa para que fique bem estabilizado.

As prateleiras são ótimas alternativas para criar mais espaço no ambiente, seja para decoração ou para a utilização com outra finalidade. A prateleira de barrote ganha um destaque na parede ao mesmo tempo em que oferece a continuidade de seu aspecto geométrico.

Inclusive, além das prateleiras, usar barrote em decorações também abre a possibilidade da criação de formas geométricas em painéis de paredes ou em portas. A combinação estratégica de pequenos barrotes pode ter um efeito de simetria ou decoração abstrata.

As possibilidades são muitas, ainda mais quando se conta com a possibilidade de alterar a coloração do barrote. É possível encaixar essa peça tão fundamental na construção de estruturas, em sua decoração. Uma escolha bonita e com ótimo custo-benefício.

O uso de barrotes na construção civil

A construção civil é um dos locais onde o barrote é amplamente utilizado. Eles são utilizados para compor a estrutura de telhados de pequenos estabelecimentos, construção de telhados coloniais, na construção de estruturas de apoio em grandes obras e também na estrutura de assoalhos não residenciais.

Na construção de assoalhos os barrotes são apoiados em vigas e fazem parte do apoio que dá sustentação ao piso ou contrapiso.  Quando uma obra de um grande edifício é realizada, o barrote pode compor a estrutura utilizada como apoio, geralmente em volta da construção principal.

Sua utilização mais numerosa é na estruturação de telhados. Os barrotes, junto com as vigas, formam a estrutura que irá receber as telhas. A colocação dos barrotes deve ser o mais simétrica possível, pois como suporte estrutural o peso deve ser distribuído igualmente entre eles.

Uso de barrotes em decks

Os decks são estruturas que fazem parte de ambientes externos, muitas vezes próximos a piscinas, lagos e ambientes amplos. São utilizadas na parte externa do deck, madeiras resistentes, de alta densidade que podem ter contato com intempéries sem sofrer tanto desgaste.

Por baixo dessa estrutura externa, os barrotes estão fazendo a sustentação do deck junto com vigas de madeira. Os barrotes e as vigas são posicionados de forma a garantir a altura adequada e o suporte à madeira que virá por cima. Mais uma vez, o uso do barrote se mostra essencial.

Como os decks são comumente colocados em áreas de grande umidade, as madeiras que farão parte de sua estrutura também devem receber um tratamento reforçado para aumentar a durabilidade. Por mais que a madeira escolhida para a parte externa do deck seja bem resistente, a estrutura não pode ser esquecida na hora de preservar a longevidade de todo o deck.

Uso da madeira em elementos estruturais

Hoje você pode conferir um pouco sobre como a madeira também é utilizada em peças fundamentais para a base de diversas estruturas, ampliando ainda mais a vastidão de sua utilização.

A madeira é um material versátil que está presente em nosso dia a dia, seja em locais visíveis como em decorações ou fazendo parte da estrutura interna de casas e estabelecimentos. Em todas as suas utilizações, a madeira traz sua elegância e a possibilidade de aproximação com elementos naturais mesmo em ambientes fechados.

Conhecer mais sobre a utilização do barrote é conhecer novos locais e possibilidades da utilização de um dos materiais mais prestigiados que a natureza nos oferece.

 
×