Características da Madeira Muiracatiara

Home Madeiras Características da Madeira Muiracatiara

Possuir móveis em madeira maciça ou mesmo construir móveis e partes da casa de madeira é o sonho de muitas pessoas que já se renderam aos encantos desse material nobre que pode ser utilizado para fabricação de vários elementos de uma residência.

No entanto, sempre há dúvidas sobre qual madeira utilizar e quais os tipos adequados para fabricação de cada utensílio ou objeto. Por isso preparamos um texto contendo as principais informações sobre a madeira Muiracatiara. Acompanhe e esclareça suas dúvidas!

Características da Madeira Muiracatiara

O que é a Madeira Muiracatiara

A Muiracatiara é a madeira extraída da árvore de mesmo nome, que também é chamada de aderno-preto ou aroeira. Fora do país a Madeira Muiracatiara é conhecida como Gonçalo, embora a árvore seja nativa da região amazônica brasileira, por isso é naturalmente encontrada no Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Rondônia.

Entre as principais características da Madeira Muiracatiara o destaque é para sua alta durabilidade, que a faz ser procurada para fabricação de móveis, estruturas e outros elementos importantes para a construção civil, como acabamentos e vigas.

A Madeira Muiracatiara também é um dos tipos de madeira menos atacados por insetos, em especial pelo cupim de madeira seca, que costuma ser uma verdadeira praga destruidora de móveis e fabricações de madeira.

Essa característica natural da madeira muiracatiara concede maior confiabilidade para seu uso, além da vantagem de ser extremamente trabalhável com diversos instrumentos de Carpintaria. É um tipo de madeira que pode ser utilizado em acabamentos, já que permite a aplicação de vernizes e pinturas.

Entre os principais usos da Madeira Muiracatiara, podemos listar principalmente os seguintes:

  • Construção civil

Na construção civil o uso de madeira é indispensável para compor elementos da base e estrutura de casas e outros tipos de construção. Nesse segmento, a madeira do tipo muiracatiara pode ser encontrada em tesouras, vigas e caibros da estrutura chamada de pesada interna.

Quanto à sua utilização em esquadrias, é bastante comum a aplicação da madeira muiracatiara em venezianas, portas, batentes, janelas e caixilhos.

Em objetos de decoração interna nas residências é possível fabricar cordões, guarnições, rodapés, forros e lambris fabricados com esse tipo de madeira.

  • Assoalhos

Como matéria prima de assoalhos e semelhantes, podemos encontrar a Madeira Muiracatiara em tábuas, tacos e parques de pisos de residências, salas comerciais e outros prédios, incluindo algumas construções externas cobertas.

  • Mobiliário e demais objetos

Para produção de móveis a madeira do tipo Muiracatiara é bastante utilizada em móveis decorativos, lâminas, peças torneadas, objetos de decoração, cabos de objetos finos e de ferramentas, material de transportes diversos, tanoaria e elementos agrícolas de muitos tipos.

Características da Madeira Muiracatiara

A Madeira Muiracatiara, como podemos ver, está entre os tipos de madeira mais utilizados na construção civil e acabamentos, devido à sua versatilidade e durabilidade, que são fundamentais para a fabricação de produtos de alta qualidade.

Sobre as cores da madeira, esse tipo pode ser encontrado desde tons beges-rosados até castanho-escuro-avermelhado com rajados mais escuros, portanto, os tons podem também variar e ser escolhidos a partir do objeto que se pretende fabricar.

Entre as principais características sobre sua capacidade para produção podemos citar:

  • Dura ao corte
  • Permite bom acabamento
  • Permite boa colagem
  • Cheiro imperceptível
  • Não apresenta gosto
  • Resistência alta ao ataque de cupins
  • Baixa tendência ao torcimento
  • Baixa tendência ao arqueamento

Exatamente por essas características, a madeira muiracatiara é considerada uma madeira nobre de cor única, bastante valorizada e procurada por fabricantes e compradores de móveis e estruturas em madeira em geral.

Pisos feitos em Madeira Muiracatiara

Os pisos fabricados em Madeira Muiracatiara são considerados nobres especialmente pela coloração rajada que a matéria prima possui naturalmente. Quando aplicada em residências, salas e escadas, os tacos ou tábuas desse tipo de madeira podem ganhar um tom amarelado opaco, ou envernizado que é sucesso em diversos tipos de locais.

A Madeira Muiracatiara em pisos costuma ser utilizada para locais com decoração em estilo mais tradicional ou clássico, mas a coloração e perfil da madeira também se encaixam em ambientes mais românticos e acolhedores, dependendo do restante da decoração.

Deck de Madeira Muiracatiara

Os decks externos podem ser um verdadeiro desafio para o setor da construção civil, já que exigem um tipo de madeira com tratamento e durabilidade altos para serem utilizados em locais expostos a chuvas e sol.

A Madeira Muiracatiara é um dos tipos mais duráveis e de característica duras que existem, por isso é bastante utilizada nesse tipo de construção. A madeira dessa árvore possui durabilidade de cerca de sete anos quando não tratada e exposta à natureza, sem nenhuma aplicação ou fabricação.

Quando adequadamente tratada e submetida aos processos corretos de Carpintaria, os decks de madeira fabricados com Muiracatiara possuem durabilidade de muitas décadas, sendo um material muito seguro e amplamente utilizado.

Além da estrutura e piso do Deck em si, a mesma madeira pode ser utilizada para fabricação de bancos, cercas e os corrimões externos, garantindo nobreza e sofisticação ao local.

Escadas de Madeira Muiracatiara

A Madeira Muiracatiara pode ser utilizada em diversos tipos de escadas de interiores, em especial quando se pretende dar aquele toque especial a esse lugar em um dos cômodos ou parte da casa, já que a escada em madeira pode ser, em si, um objeto de decoração.

Quando utilizada em material diferenciado do restante do piso, a escada ou os degraus produzidos em madeira desse tipo conseguem dar destaque e visual atrativo onde foram aplicadas. Uma ideia é utilizar o piso da sala ou cozinha em piso e fazer a escada em madeira, garantindo a separação dos cômodos somente pelo material.

Outra ideia é utilizar a madeira muiracatiara como piso corrido, ou seja, na escada como se o material fosse emendado para o restante da casa, dando a ideia de um local mais amplo e de aparência nobre.

Objetos de decoração

Por ser dura, a Madeira Muiracatiara geralmente é utilizada em objetos de decoração como pratos ou enfeites que mantém sua aparência natural preservada. Esse tipo de madeira não costuma ser tão utilizada para objetos em aparência rústica, já que o acabamento lhe confere um perfil mais tradicional.

A Muiracatiara também é encontrada em objetos nobres como tabuleiros mais sofisticados de xadrez, armários, mesas ou cabideiros, que ganham um tom amarelado opaco muito bonito e que combina com móveis de diversos estilos.

A madeira desse tipo também pode ser aplicada em tábuas decorativas de cozinha, que imitam tábuas de carne, mas que servem para serem penduradas. Uma excelente ideia de objeto de decoração feito com a madeira muiracatiara são as tábuas em design criativo, que dão um ar de cuidado à cozinha!

Também é possível encontrar gamelas e outros objetos para a cozinha fabricados com madeira muiracatiara, embora seja mais raro devido à dureza e alta durabilidade desse tipo de material, que a faz ser mais utilizada em estruturas e grandes espaços, como pisos e portas.

Agora que você já conhece as principais características e potencialidade da Madeira Muiracatiara o ideal é fabricar seus produtos personalizados ou adquirir diretamente de quem realmente entende de madeira.

Que tal acessar agora mesmo o site da Carpintaria Rezende e conferir o catálogo completo de produtos fabricados em madeira e contar com a experiência de mais de 35 anos em Carpintaria e fabricação com madeiras?

Artigos Relacionados

 
×