O que é Carpintaria e o que faz um Carpinteiro?

Home Madeiras O que é Carpintaria e o que faz um Carpinteiro?

A carpintaria é uma das profissões mais antigas que existe, não se sabe ao certo como surgiu.

Para termos uma ideia de quão antiga é essa profissão basta lembrar da história de Jesus, onde seu pai José era carpinteiro, então só por aí sabemos que é uma profissão de mais de 2.000 anos.

Na época utilizava-se de ferramentas mais rudimentares, manuais com poucas variações de modelos e tamanhos.

Na antiguidade era chamado de carapina ou carpina onde os carpinteiros realizavam trabalhos para a civilização que envolviam a construção de estruturas como abrigos, comércios, templos, casas e alguns outros tipos de edificações da época.

O que é Carpintaria?

Em geral a carpintaria cuidou de atuar nas áreas militares, navais, civis, e industriais.

Decorrido algum tempo foi necessário alguns trabalhos de carpintaria começaram a ser diferenciados e específicos, então foi necessário a criação da profissão do marceneiro.

O carpinteiro ficou com a parte de trabalhar com a madeira beneficiando-a, cortando e lavrando em peças para utilizar na construção de coberturas, assoalhos e forros, também de alguns componentes estruturais como vigas, esteio e tesouras, por exemplo.

Com essa divisão de profissões a carpintaria também ficou responsável por trabalhar com madeiras mais resistentes que aguentasse maiores esforços mecânicos, como a resistência à flexão, por exemplo.

Também a resistência às intempéries e pragas apresentando maior durabilidade.

Quando o Brasil foi descoberto um dos produtos mais valiosos que os colonizadores levavam para o seu país eram as madeiras, muito reconhecidas pela alta qualidade que apresentavam, uma madeira densa e dura que foi comparada com o ferro, e foram muito utilizadas para carpintaria.

Em tempos passados não existia cola de madeiras, então os carpinteiros utilizam técnicas complexas e engenhosas para unir as peças da carpintaria como as técnicas de encaixe chamada de “engradamentos” para evitar o uso de pregos para evitar rachaduras na madeira e também pela oxidação do material.

Essas técnicas utilizadas eram de tradições onde o conhecimento geralmente era passado de pai para filho.

Com o passar do tempo a profissão foi sendo cada vez mais solicitada, se tornando imprescindíveis para diversos tipos de obras, inclusive para termos o conforto que temos hoje em nossas casas, foi necessário o desenvolvimento de um bom trabalho de carpintaria.

CarpintariaCarpintaria é a profissão mais antiga do Mundo

Significado de Carpintaria

Carpintaria, por definição é a profissão do carpinteiro, assim como a engenharia é a profissão do engenheiro e assim por diante.

A noção de carpintaria está relacionada à obra, a atividade e ao local de trabalho de um carpinteiro.

A carpintaria tem como objetivo principal a transformação das características da madeira ao construir objetos que sejam úteis para uma obra ou projeto de construção.

A carpintaria também é um termo que se refere a um local onde trabalha um carpinteiro, o profissional especialista em trabalhar com a madeira no estado bruto ou maciço.

Onde exerce a função de beneficiar, ou seja, lavrar e aparelhar a madeira formando peças que serão utilizadas em construções civis, navais entre outras.

Aprenda o que é CarpintariaO Carpinteiro transforma a madeira em obra de arte

O que faz um carpinteiro?

Carpinteiro é um profissional que deve ter um amplo conhecimento sobre tudo que envolve madeira como a qualidade da madeira, os tipos de madeiras, quando e onde devem ser utilizadas, como manipulá-las e como trata-las.

Além disso, o carpinteiro deve conhecer os instrumentos de carpintaria e saber manipulá-los corretamente. Também é extremamente necessário ter habilidades em geometrias.

Um carpinteiro pode fazer trabalhos como enquadramento de paredes no caso de casas de madeira ou trabalhando em conjunto com pedreiro em casas feitas de alvenaria. Pode construir escadas, rodapés, telhados, portas e janelas.

No caso de uma obra civil o carpinteiro pode ser responsável por fazer:

  • Estudos de alguns desenhos técnicos e também de outras especificações de uma obra;
  • Vai fazer a preparação do canteiro de obra;
  • O carpinteiro vai fazer as escolhas dos materiais adequados para o tipo de serviço realizado;
  • Fazer moldes de madeiras, bem como o corte, fixando-as quando necessário;
  • Vai fazer também a marcação de linhas de corte e medição;
  • Inspecionar paredes, portas, janelas, rodapés, tetos, paredes, assoalhos e também materiais de madeira para a substituição;

Ferramentas de Carpintaria

Para o bom desenvolvimento de qualquer trabalho é essencial o uso de boas ferramentas para o trabalho ter um resultado de qualidade com acabamento perfeito.

Um trabalho de carpintaria por mais que seja executado com minúcia quando não utilizado ferramentas de qualidade não tem um resultado perfeito.

Antigamente as ferramentas de carpintaria eram manuais e rústicas, o trabalho era bem mais demorado.

Hoje em dia já é possível encontrar muita diversidade de modelos e tamanhos de equipamentos mais modernos para utilizar em carpintaria que darão melhores resultados as peças e agilizarão o trabalho do carpinteiro.

Algumas ferramentas são específicas para certo tipo de madeira ou específicos para determinado tipo de trabalho.

Em geral as ferramentas mais utilizadas são:

  • Trena e régua;
  • Esquadros de carpinteiro;
  • Serra de mesa;
  • Graminho;
  • Jogo de formões;
  • Riscadores;
  • Grampo para carpinteiro;
  • Jogo de formões;
  • Riscadores;
  • Plaina;
  • Tupia;
  • Serras e serrotes;
  • Lixadeiras e esmerilhadeiras;
  • Furadeira e parafusadeira;
  • Nível e prumo;
  • Malho ou maço de madeira;
  • Martelo e chaves de fenda e phillips;

Existem muitas ferramentas modernas, e a cada dia surge uma diferente para ser usada em um trabalho bem específico, algumas elétricas e até mesmo eletrônicas tudo visando a facilitação do desenvolvimento do trabalho de um carpinteiro.

Essas ferramentas podem ser encontradas facilmente nas lojas principalmente na internet, ainda com preços bem em conta.

Essas ferramentas modernas proporcionam mais precisão na hora de fabricar as peças da carpintaria, sendo assim é mais difícil fabricar uma peça que não se encaixe perfeitamente em outra.

Ferramentas de CarpinteiroCom as ferramentas adequadas o carpinteiro vai otimizar o seu trabalho

Principais trabalhos que uma carpintaria executa

Em geral os trabalhos dos carpinteiros são desenvolvidos armando e cortando, instalando ou reparando peças de madeira para montar os cenários das obras, ou conjunto de peças para as edificações, ou até mesmo efetuando a manutenção de obras civis.

Os trabalhos exercidos pela carpintaria envolve o planejamento, o preparo do canteiro de obras, monta estruturas como formas metálicas, forro de laje (painéis), formas de madeira.

Constrói proteção e estruturas de madeira para telhado, andaimes, portas e esquadrias.

Também é trabalho do carpinteiro selecionar o tipo de madeira mais adequada para cada tipo de estrutura e para cada perfil de trabalho.

O carpinteiro, além de confeccionar formas, estruturas auxiliares e escoramento, deve seguir algumas normas técnicas.

É comum o carpinteiro fazer trabalhos como:

  • Telhados;
  • Escadas;
  • Assoalhos;
  • Portas;
  • Janelas;
  • Forros;
  • Providenciar substituições ou reparos quando necessário;
  • Também executa trabalhos grandes como a carpintaria naval;

O carpinteiro é a pessoa que sabe montar, desmontar e construir, estruturas de telhados em madeira com telhas de cerâmica ou concreto, manuseando componentes e acessórios para a fixação de telhas, bem como o tratamento da madeira expostas às intempéries, as instalações de condutores, calhas e rufos.

Também pode trabalhar na construção de obras civis como barragens, túneis e pontes, preparando estruturas de madeiras para escorar as lajes de pontes, os andaimes, confeccionar armações de aço para estrutura com concreto armado.

Atuação CarpinteiroO Carpinteiro pode trabalhar em diferentes ramos da construção civil

Diferença entre carpintaria e marcenaria

Tanto a carpintaria como a marcenaria são profissões que trabalham com madeira.

Apesar dessa semelhança existem algumas diferenças profissionais que caracterizam uma profissão ou a outra, por isso elas não são sinônimos.

A carpintaria é uma atividade que trabalha principalmente com madeira maciça, em seu estado natural.

Contudo a profissão atua mais no ramo de construção civil, através da elaboração de sustentação de vigas, escadas, coberturas, assoalhos, entre outras estruturas de suporte.

Para desenvolver seus trabalhos o carpinteiro precisa de conhecimentos geométricos e ter precisão técnica para cada tipo de madeira, geralmente seu trabalho é desenvolvido no canteiro de obras.

Já a marcenaria é uma atividade que é derivada da carpintaria, e o marceneiro desenvolve um tipo de trabalho mais delicado e artesanal que o carpinteiro, seu local de trabalho geralmente é uma bancada onde a madeira vai ser cortada e transformada em peças.

O marceneiro trabalha com a fabricação e reparação de objetos e móveis de madeira como armários, mesas, estantes, armários de banheiros, cadeiras, escrivaninhas, objetos decorativos, portas e janelas estilizadas, móveis sob medida em geral e outros.

Utiliza algumas ferramentas para o corte, aferição, perfuração, raspagem, entalhe e raspagens.

Em geral o marceneiro trabalha com técnicas de pré acabamento (emassamento e lixamento), acabamento ( envernizamento, tingimento e laca), cortes (planos de cortes) e montagem (marcação).

Diferença entre Carpintaria e Madeireira

Também são duas atividades que trabalham com a madeira, mas são atividades bem diferentes.

A madeireira é um ramo do mercado que envolve a comercialização de artefatos de madeira, esse mercado é voltado ao processamento da madeira  como o armazenamento, corte em diversos formatos, o tratamento da madeira contra pragas e intempéries e acabamento de um produto final.

Pode se tratar apenas de uma loja que vende produtos acabados ou a própria madeira in natura, também com alguns artefatos de madeira trabalhada para a fabricação de móveis para residências ou escritórios e algumas com o destino para a construção civil.

Uma madeireira pode ser também aquela que, além de cuidar de uma parte produção de estruturas com o uso de madeiras, também cuida de todo o processo de produção da matéria prima, como o plantio, cultivo, extração, beneficiamento, armazenamento e venda.

Alguns produtos comercializados em madeireiras são: mezaninos, compensados, MDF, caibros, madeirites, arcos e laterais.

A carpintaria utiliza alguns elementos e produtos de madeireiras para desenvolver o seu trabalho com o planejamento e estruturação de uma obra civil, naval, militar e também industrial.

É uma profissão que vai desenvolver trabalhos técnicos com estruturas de madeiras em edifícios residenciais, comerciais e em muitos outros projetos que envolvem infraestrutura.

O profissional da carpintaria pode se envolver em qualquer etapa de uma obra seja na fundação e construção bem como o acabamento ou reforma de uma obra.

Carpinteiro TrabalhandoO Carpinteiro trabalha com o BENEFICIAMENTO da Madeira

O que é uma carpintaria moderna?

A carpintaria moderna recebe o nome moderno para se referir aos equipamentos mais sofisticados e tecnológicos que estão sendo utilizados para desenvolver projetos de carpintaria.

Como o uso de alguns softwares e programas de carpintaria é possível desenvolver o planejamento de um projeto inteiro, esses softwares quanto mais avançado maior a precisão do projeto, alguns são capazes inclusive de fazer cálculos do preço final de uma obra.

A carpintaria moderna trabalha com madeiras de reflorestamento, técnicas de telhados ecológicos, decks de madeira e muitos outros.

Alguns exemplos de aplicação de carpintaria moderna é a simulação de um telhado residencial ou um deck de madeira.

É muito importante a abordagem do tema carpintaria para conhecer maiores detalhes dessa profissão, com isso, agora você pode compreender melhor o conceito de carpintaria, qual o trabalho de um carpinteiro, o que ele faz e quais os instrumentos mais utilizados pelo profissional.

Bem como diferenciar o trabalho de um carpinteiro, de um marceneiro e de uma madeireira, e também diferenciar a carpintaria tradicional da carpintaria moderna, e reconhecer a importância da profissão nas diversas construções de estruturas e no planejamento de uma obra.

Artigos Relacionados

 
×