Como comprar piso de madeira?

Home Madeiras Como comprar piso de madeira?

Como comprar piso de madeira?

O piso de madeira nunca sai de moda e é um dos queridinhos de quem prioriza uma decoração clássica e atemporal.

Antes de escolher o que será aplicado em sua residência, conheça os tipos que existem e as vantagens de cada um deles.

Dessa forma, você poderá optar por aquele que melhor atenderá as suas necessidades.

Hoje, existem inúmeras opções que imitam o piso de madeira, como porcelanato, carpete de madeira e laminado, mas há quem não resista ao charme original da madeira, que exige o cumprimento de algumas recomendações não apenas para a sua aplicação, mas para a conservação também.

Confira as dicas!

Vantagens do piso de madeira

Uma das maiores vantagens do piso de madeira é a sua característica atemporal, que combina com qualquer tipo de decoração.

Além de toda essa versatilidade, no dia a dia sua limpeza é muito fácil de ser feita, precisando basicamente de uma vassoura feita com material macio e pano úmido.

Fora isso, periodicamente é necessário apenas o uso de alguns produtos específicos para a conservação da madeira, como verniz.

Limpeza do Piso de Madeira

Tipos de pisos de madeira

Antigamente, os pisos de madeira mais usados eram aqueles em estilo de taco e feitos com madeira maciça, que podem ser vistos ainda em construções mais velhas.

No entanto, hoje o mercado conta com outras opções como os pisos laminados e carpetes de madeira, que garantem rápida instalação.

Os laminados têm um preço mais acessível e seu acabamento de fábrica dispensa o uso de verniz ou ceras especiais.

O resultado final do carpete de madeira é parecido com o que é oferecido pelo laminado, porém, são um pouco menos espessos do que a primeira versão.

Piso Laminado de Madeira

Detalhes Importantes

Escolher o tipo de material do piso é essencial, mas não se esqueça de detalhes como a cor ideal, por exemplo. Pense que o piso fará parte de uma composição que ainda envolverá cores e possíveis texturas na parede, móveis e objetos de decoração.

Então, pense no ambiente como um todo antes de fazer a sua escolha final. Os modismos surgem a todo o momento, enquanto que algumas opções são mais clássicas. Então, faça sua escolha de acordo com seu gosto.

Evite arranhões no dia a dia

O piso de madeira também é conhecido pela facilidade com que pode ser riscado, mas isso pode ser evitado com alguns cuidados simples que podem ser usados no dia a dia.

Nas portas dos ambientes com esse tipo de piso coloque tapetes ou capachos que sejam eficientes para remover a sujeira e pequenas pedras que podem se acumular nas solas dos sapatos.

Claro, nunca arraste móveis ou qualquer outra coisa sobre o piso. Além disso, o ideal é colocar protetores nos pés das mesas e cadeiras, diminuindo o impacto de possíveis atritos.

Piso de Porcelanato
Exemplo de um piso de porcelanato

Dicas para conservação

O piso de madeira requer cuidados e manutenção específica, mas isso não significa o gasto com muitos produtos e mão de obra especializada.

O ideal é seguir todas as instruções oferecidas pelo fabricante, mas no geral, apenas um pano úmido é o suficiente para manter a limpeza do dia a dia.

Pode ser usado também aspirador de pó e vassouras de cerdas bem macias. ceras, abrasivos ou produtos que contenham silicone não devem ser usados em nenhuma hipótese.

Cuidado também com o excesso de água.

Instalação do piso de madeira

O piso de madeira deve ser instalado por último, depois que todos os outros detalhes da obra já estiverem prontos. Isso tudo para evitar riscos, arranhões ou mesmo a ação da chuva ou incidência de raios solares.

Depois disso, ele pode demorar até 15 dias para se adaptar e é comum que aconteçam pequenas movimentações.

Já a instalação do carpete de madeira e mesmo piso laminado costuma ser mais simples e feita em menos tempo, levando cerca de dois dias após o contrapiso for colocado.

Instalação do piso de madeira
Instalação do piso de madeira

Dicas antes de comprar seu piso de madeira

Através de ajuda especializada, certifique-se de que o piso de madeira que você irá escolher é resistente e de boa qualidade. Como são oferecidos diversos tipos, cuidados para não se confundir.

Por exemplo, o acabamento opaco é melhor para o dia a dia, pois riscos e sujeiras não aparecem com tanta facilidade, como no caso do acabamento brilhante.

Gostou das sugestões para escolher o melhor piso de sua casa? Então, continue acompanhando as próximas postagens. E deixe seu comentário abaixo.

Artigos Relacionados

 
×