Como Limpar o Piso Vinílico?

Home Verniz Como Limpar o Piso Vinílico?

O piso vinílico tem se tornado cada vez mais utilizado em composições de ambientes internos do lar, principalmente devido à sua aparência bonita e sofisticada.

Além disso, é preciso considerar que este modelo de piso oferece uma enorme versatilidade da hora da limpeza e uma grande economia em sua forma de montagem, trazendo um acabamento incrível.

Por isso, é preciso conhecer a forma correta de limpar seu piso vinílico, para garantir sempre seu estado original e sua forma de conservação, impedindo que sua aparência se danifique com o tempo.

Veja a seguir e entenda quais são as formas de limpar seu piso vinílico, mantendo-o sempre com boa aparência e deixando seu ambiente ainda mais bonito e acolhedor.

Como limpar piso vinílico

Entenda o que é um Piso Vinílico

Uma das maiores alternativas para compor seu ambiente interno, oferecendo grande flexibilidade em seu uso, o piso vinílico oferece diversas possibilidades para quem deseja um elemento que traz beleza e economia para sua construção.

Por ser um modelo mais leve e até mesmo flexível, o piso vinílico utiliza alguns elementos em sua composição, como madeiras vinculadas com alguns tipos de cargas minerais, pigmentos, aditivos e outros.

Estes ingredientes serão responsáveis por determinar a qualidade do piso vinílico, fazendo com que a quantidade de cada um deles em sua correta proporção ofereça mais ou menos flexibilidade, resistência, acústico e outras características típicas deste material.

É muito importante ressaltar que, uma das grandes vantagens do uso deste piso em seu ambiente, é que as madeiras utilizadas para a composição do piso vinílico são consideradas imunes a todos os tipos de pragas ou insetos que podem afetar a qualidade da madeira de alguma forma.

Além disso, este material faz com que a sua estrutura de madeira seja resistente à umidade, sendo uma enorme vantagem.

Seus materiais oferecem ainda um baixo nível de emissão de compostos tóxicos, como os COVs (Compostos Orgânicos Voláteis), sendo livres de outros tipos de substâncias tóxicas para o ambiente.

Piso Vinílico

Saiba como limpar o piso vinílico da melhor forma

Como vimos, o piso vinílico é um elemento que vem sendo cada vez mais utilizado para compor ambientes, principalmente devido ao seu preço e a sua aparência incrível, dando um acabamento ideal para qualquer tipo de ambiente.

Mas, para conservar ainda mais a sua aparência, é preciso compreender como fazer sua limpeza de manutenção da melhor forma, para garantir que a sua aparência seja sempre muito bonita.

O modo de limpeza do piso vinílico pode ser considerado simples, bastando se basear em uma fórmula básica de água e detergente neutro para realizar a sua limpeza do dia a dia.

Dessa forma, é preciso seguir os seguintes passos:

  • Em um recipiente, coloque a proporção de água que será utilizada para fazer a limpeza de todo o seu piso e, ao fazer isso, dissolva algumas gotas do detergente neutro de sua preferência;
  • Leve o pano que será utilizado para a limpeza dentro desta misturinha e umedeça, torcendo bem para remover todo o excesso de água;
  • Coloque o pano em um rodo e passe sobre o piso, removendo dessa forma toda a sujeira que se encontrar em sua superfície.

A sua limpeza é simples e dinâmica, podendo ser realizada todos os dias, para uma melhor conservação da aparência de seu ambiente.

Mas, nos casos de utilização de produtos paralelos, é preciso conferir muito bem o seu rótulo e tudo o que ele é capaz de fazer pelo seu piso, analisando se os seus ingredientes podem realmente oferecer a limpeza necessária.

Dessa forma, é possível evitar que produtos que contenham agentes considerados corrosivos entrem em contato com seu piso, danificando de forma completa a sua aparência.

Tipos de Piso Vinílico

Como remover manchas de gordura de seu piso vinílico?

Se você tem crianças em seu ambiente ou o piso vinílico faz parte do lugar onde as refeições são realizadas, é muito comum que manchas surjam em sua superfície.

Mas, isto não é um problema na hora de sua limpeza, já que o piso vinílico possui uma grande facilidade em sua higienização.

Portanto, para estes casos, basta apenas utilizar um papel toalha para limpeza ou um pano que não solte fiapos, aplicando uma pequena quantidade de detergente neutro em cima da sujeira.

Após deixar o produto agir por alguns minutos, você poderá esfregar levemente, contanto com o auxílio de água e uma esponja macia.

Este tipo de piso oferece uma estrutura porosa, que faz com que os resíduos não sejam absorvidos com facilidade, deixando a limpeza e manutenção ainda mais fácil de serem realizadas.

Conservar Piso Vinílico

Saiba como conservar seu piso vinílico

Para manter seu piso sempre bonito e bem conservado, é preciso seguir alguns passos de limpeza e se atentar às suas ações no dia a dia.

Confira algumas dicas que poderão fazer toda a diferença na conservação de seu piso, deixando com a aparência sempre bonita:

  • Sempre que um líquido cair sobre a superfície de seu piso, procure limpar imediatamente, evitando que o excesso de umidade não afete a beleza de sua aparência;
  • Apesar de o piso vinílico ser considerado muito eficaz e resistente contra riscos, o ideal é sempre colocar pequenos pedaços de feltro sob os móveis, evitando arranhões na hora de arrastá-los;
  • Para as pessoas que são amantes de plantas nos ambientes, basta apenas colocar um tapete ou uma bandeja abaixo dos vasos, para evitar que a umidade das plantas danifique o piso;
  • O piso vinílico é a escolha ideal para as pessoas que possuem gatos e cachorros no ambiente. Mas, é preciso sempre ter cuidado e limpar as necessidades de seu pet imediatamente;
  • O piso vinílico tende a desbotar com a exposição direta ao sol, por isso, é preciso optar por cortinas que sejam capazes de proteger a região interna de sua casa.

Piso Vinílico Claro

Qual o melhor produto para limpar seu piso vinílico?

O piso vinílico é um piso muito fácil de limpar e de realizar a sua manutenção, por isto, o mais recomendado é o uso de detergente neutro para sua limpeza do dia a dia.

Mas, caso a mistura de detergente neutro e água não sejam suficientes, é possível ainda utilizar um removedor que seja específico para este material, fazendo sempre a sua diluição em água.

Dessa forma, basta contar com o uso de uma esponja ou um mop para a limpeza, esfregando suavemente toda a região e mantendo seu piso sempre limpo e bem cuidado, livre de arranhões.

Além disso, para que seu piso vinílico fique sempre brilhante, existem ceras específicas para este material, que permitem que seu ambiente esteja sempre brilhante e bem cuidado.

O processo de aplicação da cera deve ser realizado após a limpeza do ambiente, para que qualquer sujeira não permaneça no piso.

O piso vinílico é uma grande opção para as pessoas que desejam praticidade e beleza em seu ambiente.

Portanto, basta seguir as dicas de limpeza e manter seu piso vinílico sempre bonito e bem cuidado, para que sua casa tenha sempre um ar agradável bem cuidado, mostrando como este investimento vale a pena para seu ambiente interno.

Artigos Relacionados

 
×