O que são degraus e patamares de madeira?

Home Escadas O que são degraus e patamares de madeira?

Os degraus e patamares de madeira estão cada vez mais presentes em casas modernas e, além de sua estética sofisticada e de suas múltiplas utilidades, eles ainda contam com uma série de benefícios advindos de seu rico material.

A madeira é um dos materiais mais utilizados por aqueles que apostam em durabilidade, beleza e resistência ao longo dos anos. Por isso, se você deseja compreender os benefícios por trás dessa escolha, confira mais sobre o assunto abaixo!

Em suma, degraus e patamares de madeira são escadas modernas e projetadas para deixar sua casa ainda mais com a sua cara!

O que esperar do uso de degraus e patamares de madeira?

A escolha de uma escada e do material usado para construí-la pode ser um dos aspectos mais desafiadores da arquitetura de qualquer casa.

Uma escada bem projetada resolve problemas e se torna uma característica visualmente agradável de um projeto.

Por outro lado, uma escada mal projetada desperdiça espaço, cria uma circulação ineficiente e produz confusão visual.

– Enquanto a principal função de uma escada é permitir a passagem entre andares, sua relação com uma residência ou prédio vai muito além da pragmática. É preciso se fazer algumas perguntas antes de escolher a sua:

  • A escada está escondida entre as paredes como circulação de serviço ou se abre para uma sala e cria uma sequência de experiências?
  • Ela proporciona intencionalmente uma separação acústica e visual ou promove a conexão entre os pisos?
  • A estética da escada acalma a sala ou se mostra um foco escultural?

Essas são algumas das perguntas que devem ser feitas no início do processo de design – e existem bons motivos para que a resposta para elas seja dada através do uso de degraus e patamares de madeira.

Escada de Madeira
Escada de Madeira

Visibilidade de degraus e patamares de madeira

Pode parecer que existem possibilidades ilimitadas ao se escolher suas escadas, como evidenciado pelos blogs dedicados a seus projetos.

Mas quando você divide a escada em seus componentes essenciais, há apenas algumas variáveis ​​para se lidar.

– As escadas oferecem muito mais do que um meio para conectar dois andares. Elas adicionam um excelente elemento de design que pode transcender sua função, ativar o seu espaço vital e definir o tom para toda a casa.

É nessa hora de os degraus e patamares de madeira entram em cena. Antes de se jogar na primeira opção que aparecer, confira alguns pontos que tornam interessante escolher essa opção:

  • Orçamento: Como com qualquer aspecto de uma construção, seu orçamento determinará o estilo e o tamanho das escadas.
  • Espaço: Esteja ciente de quanto espaço você realmente tem para instalar suas escadas.
  • Segurança: A principal função das escadas é fornecer acesso seguro entre os andares. As escadarias mais seguras são aquelas com pouso e retorno.

– Um pouso fornece um local de descanso. Suas escadas precisarão de corrimãos e balaustradas robustos o suficiente para fornecer apoio quando seguradas e apoiadas.

Por incrível que pareça, todos os pontos acima justificam o uso de degraus e patamares de madeira. Mas para ter certeza de que essa é a escolha perfeita para você, é importante conhecer seus benefícios.

Patamar de Madeira
Exemplo de um Patamar de Madeira

Benefícios do uso de degraus e patamares de madeira

Escadas de madeira são geralmente itens de baixa manutenção. Em termos de design, a madeira complementa muitos outros materiais.

Com ela, quaisquer derramamentos se tornam fáceis de limpar e não prendem odores. Mais benefícios dos degraus e patamares de madeira incluem:

1) A madeira é um material renovável

A madeira é conhecida por ser uma das fontes de energia mais naturalmente renováveis, o que significa que terá menos impacto sobre o meio ambiente em comparação com outros materiais.

2) Ela dura muito tempo

Uma ampla variedade de fatores afeta o tempo de duração de um produto de madeira, incluindo o tipo de madeira, a localização do produto (ambientes internos ou externos) e o tratamento que foi aplicado a ela.

– Geralmente, a madeira é leve, mas também forte e durável. Quando tratada corretamente, escadas de madeira podem durar mais do que uma vida inteira – algumas com mais de 100 anos.

  • Quanto mais dura a madeira, menos energia é usada na produção de novos produtos, o que, por sua vez, a torna melhor para o meio ambiente.

Escada de Madeira com Base
Escada de Madeira com Patamar na Base

3) Degraus e patamares de madeira podem ser reciclados e reutilizados

Como a madeira é duradoura, ela é o material ideal para reciclagem. O uso de madeira reciclada mantém a pegada de carbono muito baixa, preservando recursos naturais para uso futuro.

A reutilização de uma madeira recuperada significa que menos materiais são enviados para aterros ou para serem queimados, ambos os quais poluem o meio ambiente.

4) Beleza rústica

E, claro, o outro benefício relacionado ao uso de degraus e patamares de madeira é que eles são cheios de personalidade e charme, sendo rústicos e perfeitos para qualquer ambiente.

5) Degraus e patamares de madeira são ótimos em reter calor

A composição celular da madeira aponta que ela naturalmente retém o calor de forma mais eficaz do que outros materiais – na verdade, ela detém sete vezes mais calor que outras opções.

Isso cria um ambiente na sua casa naturalmente mais quente e que requer menos energia para aquecê-la.

Escada de Madeira em Espiral
Escada de Madeira em Espiral

6) Tem um efeito positivo na sua saúde física e mental

Pesquisas mostraram que reduzir a quantidade de materiais feitos pelo homem e introduzir alternativas naturais, como os degraus e patamares de madeira, reduz os níveis de estresse e ansiedade quando você está em casa.

Marjut Wallenius, doutor em psicologia na Universidade de Tampere, diz: “A madeira tem efeitos psicológicos positivos nas pessoas que a usam e um efeito redutor de estresse semelhante à natureza”.

  • Ele acrescenta que os estudos realizados até agora revelaram que a madeira tem um efeito calmante.
  • “Isso se baseia na experiência emocional positiva que a madeira causa, como a proximidade com a natureza, o calor, a simplicidade e um efeito relaxante”.

Sabendo que os degraus e patamares de madeira são as melhores opções para sua casa – e que vão muito além de sua estética incrível, aposte neles hoje mesmo!

Artigos Relacionados

 
×