Erros que você não pode cometer ao Comprar sua Porta Pivotante!

Home Pivotantes Erros que você não pode cometer ao Comprar sua Porta Pivotante!
Erros ao Comprar Porta Pivotante

Normalmente, a escolha do material de construção para a construção ou reforma de uma casa nem sempre é uma tarefa fácil, pois é preciso unir um ótimo custo benefício com a beleza.

No caso da porta pivotante, ela apresenta inúmeras vantagens, indo muito além da sua beleza e modernidade.

Porém, ao comprar sua porta pivotante é de grande importância verificar alguns fatores para comprar o modelo ideal e não ter dores de cabeças futuras.

Confira neste artigo os 6 Erros comuns que você não deve cometer ao escolher sua Porta Pivotante.

 O que é uma Porta Pivotante?

Uma porta pivotante é normalmente bastante diferente de uma porta tradicional, pois não apresenta dobradiças nas suas laterais, mas sim pivôs que fazem com que ela se movimente através do seu próprio eixo, proporcionando maior leveza e flexibilidade.

A PORTA PIVOTANTE é sempre um sinônimo de muita elegância e imponência em qualquer casa, onde ao contrário das dobradiças serem tradicionais, elas sempre giram em torno de um eixo vertical conhecido como pivô.

Porta Pivotante de Madeira Maciça
Porta Pivotante de Madeira Maciça

1) Não escolher um bom profissional para realizar a instalação

O primeiro erro é em relação a instalação da PORTA PIVOTANTE, pois a instalação da porta deve ser sempre feita por alguém especializado e com experiência, além de ter conhecimento e todas as máquinas adequadas para poder instalar a porta.

A dica é que evite colocar a porta pivotante sempre por conta própria, pois no momento da compra da porta e da instalação, é extremamente importante contratar um profissional que seja especializado.

Devido ao fato de a porta ser mais cara e maciça, caso aconteça qualquer erro, você que irá perder todo o investimento.


Escolha sempre um profissional com referências para instalar sua Porta Pivotante

2)  Escolha de uma madeira de baixa qualidade e durabilidade

Sobre a escolha da madeira, existem dois tipos de estruturas de porta pivotante, a porta com uma estrutura interna mais sólida, ou seja, mais compacta, e uma PORTA DE MADEIRA MACIÇA.

No caso da porta mais sólida, essa é feita com folhas de madeira na sua parte externa, onde por dentro é toda preenchida com madeira compactada. Dessa forma, quando entra em contato com sol ou chuva, ela pode descascar e estragar facilmente.

Já no caso da porta pivotante de madeira maciça, ela apresenta a vantagem de ser muito robusta e durável para ambientes externos, onde pode-se encontrar diversas espécies de madeiras usadas na sua confecção.

Por isso, no momento de escolher a madeira, é preciso que você leve em consideração se a porta irá ficar ou não exposta ao sol e chuva, pois nessa situação existem espécies de madeira que são mais resistentes.

Evite utilizar madeiras de pouca durabilidade em portas pivotantes como madeira pinus ou eucalipto. Essas madeiras são propensas ao ataque de fungos e cupins e empenam facilmente.

Uma dica: aposte em madeira densas com alta durabilidade e resistência a intempéries. Algumas boas opções são:

 

Porta Pivotante para Sala
Exemplo de uma Porta Pivotante em Madeira Maciça Cumaru

3) Escolher um pivô inadequado ao peso da porta.

Outro erro comum é escolher um pivor que não suporte o peso da porta.

Em relação a escolha do pivô, entenda primeiro que o pivô é denominado como dois pinos de fixação, sendo um colocado em cima do portal, ou seja, no batente, e o outro embaixo no piso, o que garante o efeito pivotante.

Normalmente, cada modelo e tamanho de porta pivotante apresente um peso, o que é sempre importante ter conhecimento do peso aproximado da porta no momento da compra para que você escolha corretamente o pivô.

Caso as portas de madeira maciça pesem muito mais que uma porta pivotante de prancheta sólida, por exemplo, é necessário de um pivô que seja durável e resistente, pois a escolha errada pode garantir graves consequências depois da instalação da porta.

Verifique sempre o peso da Porta antes de comprar o Pivo.

4) Escolher uma porta pivotante de tamanho pequeno

Quanto a escolha do tamanho da porta, é fundamental ter atenção no vão de acesso da PORTA PIVOTANTE, pois assim você irá saber a passagem real.

Mas, sempre se lembre que para garantir um efeito pivotante, deve-se ter pelo menos 10cm do batente.

Um erro comum é tentar colocar uma porta pivotante com 80cm de largura na entrada da casa. 

A largura mínima que recomendamos é de 90cm. Mas se tiver espaço aposte em uma porta maior como 100, 110, 120 ou 130cm. Além de ter um espaço maior para passagem, uma porta mais larga traz mais requinte na entrada da casa.

No caso de grandes espaços, o eixo pode acabar ficando mais centralizado, o que garante o vão de acesso dos dois lados e, por isso, é essencial a escolha do tamanho da porta pivotante que proporcione funcionalidade na passagem.

5) Escolher um verniz de baixa qualidade

Escolher um verniz de baixa qualidade é um tiro no pé, porque é o verniz que vai fornecer a camada de proteção para a porta contra intempéries.

Sobre a ESCOLHA DO VERNIZ, nos dias atuais, existem diversos vernizes em lojas, sendo essencial escolher um que possa proteger muito bem a madeira, que seja de uma boa marca e com filtro solar.

Normalmente, o verniz é capaz de criar uma película mais grossa, podendo ser acetinada, brilhosa ou fosca, em que por mais que penetre na madeira, ele não impregna, mas funciona como se fosse uma casca de proteção da madeira.

6) Escolher um modelo de porta frágil para a entrada da casa

Em relação a definição do modelo da porta, antes de escolher a PORTA PIVOTANTE ideal é necessário que você leve em consideração a funcionalidade, a segurança, o design e o estilo da decoração da sua casa.

Ao saber todos os detalhes, você irá ter uma enorme quantidade de modelos disponíveis no mercado, em que com a ajuda de profissionais poderá fazer a melhor escolha que atenderá as suas necessidades.

Uma dica é sempre escolher um modelo de porta com design moderno e que tenha uma boa durabilidade!

Portanto, a PORTA PIVOTANTE é sempre uma excelente escolha para poder criar um ambiente mais arrojado, elegante, moderno e fácil para poder combinar com diversos tipos de projetos.

Artigos Relacionados

 
×