Folha De Porta

Home Portas Folha De Porta

Na hora de construir ou reformar em algum momento todos irão se deparar com a escolha da folha de porta. Afinal, as portas são uma parte fundamental da construção civil.

Elas são muito mais do que um mecanismo para separar cômodos e promover privacidade. Elas são uma extensão da casa e seu estilo agrega muito valor à decoração e ao design.

Aqui traremos um pouco mais sobre as folhas de porta e suas possibilidades de mercado.

O que é folha de porta

A folha de porta nada mais é do que a placa componente da porta. Quando pensamos em portas normalmente nos vem à cabeça o modelo convencional de apenas uma folha, mas há muitas outras possibilidades.

  • Portas de duas folhas

As portas de duas folhas são aquelas que (1) normalmente tem a abertura no meio e abrem-se às duas folhas ao mesmo tempo, para fora (2) tem uma folha fixa e a outra abre no sentido horizontal.

  • Três folhas ou mais

A porta camarão ou a porta sanfonada possuem diversas folhas e elas abrem na horizontal (é uma ótima forma de economizar espaço).

Com apenas uma folha também há variações de modelos, como a porta pivotante (o centro de rotação não fica no final, mas um pouco antes).

Folha de porta: qual madeira usar

Há diversos tipos de madeira disponíveis, mas nem todas elas são adequadas para a confecção de portas ou janelas. Conhecer um pouco das espécies é uma forma de direcionar a escolha de acordo com a necessidade de cada um.

As principais madeiras utilizadas como folha de porta são as seguintes:

  • Angelim

Essa madeira é muito utilizada com porta. Tem uma aparência fibrosa e uma cor castanho-avermelhada. É fácil reconhecê-la por conta de suas manchas escuras.

É resistente e durável. Além disso, possui um custo x benefício muito interessante.

  • Cedro

O cedo é uma madeira também avermelhada, mas em tons mais claros. É uma espécie que não possui somente resistência ao impacto, mas aos agentes biológicos (como cupins). Pode ser utilizada tanto na parte interna quanto na parte externa da casa.

  • Carvalho

O carvalho é uma espécie de madeira muito versátil e sua tonalidade normalmente é avermelhada, puxado para cores mais escuras. Tem alto índice de durabilidade e resistência.

  • Cumaru

A madeira cumaru é uma ótima escolha, pois é extremamente resistente, elegante e tem alta durabilidade. Entretanto, é uma madeira um pouco mais cara e, por isso, normalmente as pessoas optam pela Angelim, que é semelhante.

  • Imbuia

Essa espécie de madeira é outra possibilidade para folha de porta. Sua aparência traz alguns veios escuros e tem uma pegada rústica, ótima para quem gosta desse estilo.

  • Jacarandá

O jacarandá é uma madeira de altíssima qualidade, tendo níveis de resistência e durabilidade bem altos. Além disso, também tem menor tendência a abrigar cupins e outras pragas que comem madeira.

  • Ipê

O Ipê também é uma espécie de árvore que tem muito espaço no mercado das portas e janelas. É muito resistente e durável.

  • Nogueira

Outra possibilidade de folha de porta é a espécie Nogueira. É bem versátil e pode ser usada para diversos tipos de porta.

  • Madeira de demolição

É chamado de “madeira de demolição” madeira natural reaproveitada. Para reutilizá-la é precisando passar por tratamentos. É um pouco difícil encontrá-la e ter a possibilidade de fazer uma porta, mas para quem deseja algo bem rústico essa opção é interessante.

  • Mogno

O Mogno tem uma cor bem característica: o castanho bem avermelhado. É um tipo de madeira bem elegante, podendo ser usadas de diversas maneiras, principalmente quando o assunto é revestimento.

  • Pinus

O Pinus é uma madeira de reflorestamento e tem uma tonalidade clara também.

  • Pinho

O pinho já possui cores mais claras e é bem homogêneo. É uma boa opção, pois é resistente e tem alta durabilidade.

  • Materiais compensados ou sintéticos

Há outros materiais que podem ser utilizados para fazer folha de porta, como os materiais compensados ou materiais sintéticos como PVC.

São, de fato, materiais mais baratos. No entanto, eles não trazem a mesma qualidade ou elegância que a madeira. De qualquer forma, é importante avaliar qual é o objetivo para, depois, escolher o tipo de material.

Como escolher o estilo de porta e o material

Então, já deu para perceber que há diversos estilos de portas e também há um leque de opção quando o assunto é espécie de madeira. Como escolher?

Primeiramente é preciso ponderar sobre o ambiente. Será externo ou interno? O intuito é que tenha muita luz ou que seja mais escuro? Tem pouco ou muito espaço da casa? Quero algo mais clássico ou moderno?

Essas pequenas perguntas irão ajudar a escolher o estilo da porta. Sobre a espécie de madeira, é interessante ponderar a resistência, durabilidade e a cor.

Sobre a cor, ainda é possível deixar a madeira mais escura com a aplicação de verniz (assim como atribuir brilho ou opacidade à madeira).

A partir disso, escolha uma espécie que possa ficar no ambiente (algumas madeiras não podem ficar em ambiente externo, por exemplo) e alinhe com a cor e estilo (mais lisa ou que contenha nós).

O fornecedor é parte fundamental da qualidade

Independente do tipo de folha de porta escolhida (sendo madeira ou material sintético) é fundamental escolher um fornecedor de qualidade.

Somente dessa maneira é possível garantir que todas as expectativas sejam atendidas.

No caso de portas de madeira isso se torna ainda mais essencial, pois uma madeira de má qualidade pode empenar, apodrecer ou dar cupim em apenas alguns meses.

O ideal é avaliar o fornecedor verificando quais são os certificados da madeira (se a extração é legal) e qual é a opinião dos antigos consumidores sobre o material.

Se o feedback for positivo da maioria dos clientes, então o fornecedor provavelmente irá oferecer uma folha de porta de qualidade o seu dinheiro será bem gasto.

 
×