O que é uma Janela Acústica?

Home Portas O que é uma Janela Acústica?

A janela acústica é uma alternativa para quem está em busca de um ambiente tranquilo e silencioso. Foi-se o tempo onde este modelo era usado somente em estúdios.

Isso porque é notável o quanto um ambiente calmo traz benefícios ao nosso dia a dia. Sendo assim, o sistema antirruído começou a ser usado não somente para evitar que o som saia do cômodo, mas para que ele entre!

Casas e apartamentos estão cada vez mais optando por esta tecnologia, mesmo que ela tenha um valor um pouco mais alto que as versões tradicionais (mas, com certeza, é um investimento muito bem feito).

Janela acústica: o que é

Mas, afinal de contas, o que é a janela acústica? É uma janela como outra qualquer nos quesitos estéticos, mas é desenvolvida com um sistema capaz de bloquear a passagem de som (tanto saída quanto entrada).

Os modelos são classificados dessa forma quando conseguem um fator de isolamento acústico acima de 30dB.

O número está relacionado com o desempenho da janela acústica em laboratórios e depende da maneira com que o som é direcionado para a fachada.

Se o modelo não atingir essa marca quer dizer que a janela não pode ser considerada acústica. Ou seja, não e capaz de fazer o isolamento de som da maneira adequada.

O sistema de antirruído é desenvolvido com vidros duplos ou triplos, os quais são separados por um vazio ou por uma película de PVB (polivinil butiral).

O segredo dessa tecnologia é a combinação de elementos de alta densidade com baixa densidade. Isso faz com que a passagem de som seja dificultada e, assim, os ruídos são amenizados em níveis muito consideráveis.

Na teoria o sistema é simples, mas é preciso contar com bons modelos de janela acústica para que o efeito realmente atenda as expectativas, principalmente se estamos lidando com altos níveis sonoros.

Janela Acústica

Tipos de janela acústica

E será que todas as janelas são iguais? Será que a única diferença entre um modelo tradicional e o acústico é o vazio entre as placas? Não, há outros detalhes que devem ser avaliados.

  • Janelas comuns

As janelas convencionais (que provavelmente você possui em sua casa ou escritório) são feitas com vidros do tipo simples de cristal. A espessura normalmente varia de 4 mm até 8 mm.

Os vidros são considerados finos e estes modelos também possuem frestas, o que facilita ainda mais a entrada de som no ambiente.

  • Janela acústica

Já a versão antirruído é composta por vidros de 10 mm de espessura. Ela tem a capacidade de bloquear de pequenos ruídos, como o latido de um cachorro, até altos níveis de som, como trânsito, bares e coisas do gênero.

É muito importante entender que nem todos os modelos de isolamento acústico são iguais. É possível escolher um produto que te atenda sem ser o que possui o vidro mais grosso do mercado.

Por exemplo, se você vive em um bairro relativamente silencioso, mas se irrita com barulho de cachorros, uma janela antirruído “simples” pode resolver o seu problema.

Agora, se você mora ao lado de bares que tocam música ao vivo todos os dias, aí já é preciso uma solução de janela acústica mais robusta.

E o que irá definir o modelo ideal? A espessura do vidro e a quantidade de lâminas, pois é possível desenvolver modelos em vidros duplos ou triplos. A segunda opção oferece um isolamento de som ainda maior.

Quais são os benefícios de uma janela antirruídos?

Será que vale a pena o investimento em uma janela acústica ou é mais fácil se acostumar com os ruídos da residência? Veja quais são os principais benefícios de optar por uma janela dessas:

  • Noites de sono

Algumas pessoas conseguem dormir independente dos ruídos no ambiente, mas são a minoria. A maioria de nós possui grandes problemas para dormir em ambientes barulhentos.

Mesmo quem se acostuma com o barulho do trânsito, cachorros, casa de festa, obras e afins pode até pensar que está dormindo a noite toda, mas a qualidade do sono é inegavelmente prejudicada.

Há quem ainda não consiga dormir de forma alguma com o barulho e isso realmente afeta a qualidade. Nada mais desagradável do que uma noite mal dormida.

  • Melhora o rendimento

Boas noites de sono melhoram o rendimento no dia seguinte de forma natural, entretanto, quem trabalha em casa (o que se tornou muito comum por conta da pandemia causada pelo covid-19) sofre com isso durante o dia.

O barulho atrapalha na concentração, deixando-nos irritados e sem foco. Quando o ambiente está silencioso é muito mais fácil ser produtivo e atingir resultados mais interessantes no trabalho.

  • Ruído constante pode causar surdez

Mesmo que o barulho não seja ensurdecedor ele pode, sim, vir a causar problemas auditivos. A perda da audição é irreversível e pode acontecer gradualmente.

Quem mora em ambientes com muito barulho podem perder níveis de audição aos poucos, ficando surdos com maior rapidez.

  • Qualidade de vida

A janela acústica promove qualidade de vida de modo geral, quem sofre com barulho em casa ou ambiente de trabalho sabe o quanto um ambiente silencioso faz a diferença.

Sendo assim, é muito interessante considerar esse investimento. Afinal, quanto vale a paz do silêncio, não é mesmo?

Os modelos são modernos?

Você já sabe quais são os principais benefícios da janela acústica, mas será que os modelos são adequados a todos os tipos de casa? Na verdade, é possível encontrar esta versão em diversos estilos.

A tecnologia de bloqueio de som pode ser implementada em várias janelas, então você não precisa se preocupar com as questões estéticas.

Para quem está acostumado com janelas inteiramente de metal, saiba que a mudança para vidro é uma necessidade. Nos quesitos estéticos também há vantagens, pois o vidro está em alta na arquitetura e deixa o ambiente mais clean.

Além disso, a combinação de vidro + madeira é um clássico que nunca sai de moda. Pense em qual modelo ficará bonito em seu escritório, casa, quarto, ambiente de trabalho ou qualquer outro cômodo e peça a versão acústica.

Qualidade é fundamental. Não deixe de avaliar o custo x benefício

Independente do modelo de janela acústica é fundamental que o produto seja de qualidade. O sistema, bem como as lâminas de vidro, devem possuir as características ideias para promover o isolamento de maneira eficiente.

E como saber se uma janela é ou não de qualidade? Bem, o ideal é adquirir de um fornecedor conceituado e que ofereça produtos com bom custo x benefício.

Dessa forma você irá adquirir um produto que atenda todas as suas expectativas e fará um investimento justo por ele.

Caso esteja na dúvida, a recomendação é a Carpintaria Rezende. A empresa trabalha há anos no mercado somente com materiais de excelência e ainda oferece ótimos preços.

Lá você terá a garantia de estar adquirindo um produto bom, durável e, claro, que orne muito bem com o ambiente que você escolher, pois há vários tipos de madeira, estilos, tamanhos… enfim, para todos os gostos.

Veja os modelos de janela acústica, janelas convencionais, portas e pisos em um só lugar. Construir ou reformar nunca teve um custo x benefício tão bom!

Artigos Relacionados

 
×