Conheça os Principais Modelos de Janelas de Madeira Simples!

Home Janelas Conheça os Principais Modelos de Janelas de Madeira Simples!
Janela de Madeira Simples

As janelas são um item essencial para todos os cômodos de uma residência. Através delas é possível obter mais ou menos iluminação natural e ventilação de acordo com o tipo escolhido.

Existem variados modelos de janelas e madeiras que podem ser utilizadas para confeccioná-los. Hoje iremos falar sobre a janela de madeira simples que podem ser bem vantajosas para determinados ambientes.

Iremos detalhar em quais locais é mais apropriado utilizar a janela de madeira simples para que você possa ter mais conhecimento antes de iniciar seu projeto e escolher o tipo de janela para cada ambiente.

Conheça os tipos de janela simples que podem ser confeccionadas com madeira.

As melhores opções de Janela de Madeira Simples!

Antes de iniciar a nossa lista, é importante que a escolha da janela seja orientada por um profissional.

Com tantos modelos disponíveis, não é difícil encontrar erros ou arrependimentos na hora de fechar o projeto quando se trata de janelas.

As janelas trazem qualidade de vida, pois são uma passagem para o ar e a claridade natural. Elas influenciam na luminosidade do ambiente bem como as correntes de ar que entram nas residências.

É preciso levar em conta o tipo do local em que as janelas serão instaladas, se é um prédio muito alto, uma casa, casa de sítio, locais que estão muito expostos à sol e chuva.

Tudo isso interfere no tipo de janela a ser escolhida e também no tipo de madeira que será utilizada para confeccionar a janela. Dito isso, podemos agora conferir os principais tipos de janela de madeira simples para agregar beleza, sofisticação e utilidade ao seu projeto. Confira.

Janelas com Duas Bandeiras

As janelas com duas bandeiras, ou folhas, são aquelas que possuem duas partes correndo em cima do trilho. É uma janela que possui um dos lados fixos enquanto o outro se desloca sobrepondo a parte que está fixa.

É uma janela que possui grande luminosidade, pode ser confeccionada com vidro transparente ou vidro com texturas em uma das partes, que garantem mais privacidade. Pode ser com vidro quadriculado ou liso (panorâmico).

Esse tipo de janela de madeira simples pode ser utilizado para ambientes como o quarto, salas, salas de jantar ou até mesmo cozinhas.

Seu tamanho pode variar de acordo com as necessidades do local em que estará inserida.

As madeiras mais utilizadas para esse tipo de janela são a angelim e cumaru. São duas opções ótimas e resistentes que se diferem em sua coloração. Enquanto a angelim é mais clara, a cumaru tem uma tonalidade mais escura e acastanhada.

Janela Simples de Correr

Exemplo de uma Janela Simples de Correr

Janela de Almofada

A janela de almofada é uma excelente opção para sítios e fazendas, pois sua confecção em madeira maciça e totalmente tapada faz com que sua resistência e segurança sejam maiores que os outros tipos de janelas.

Essa janela possui um visual mais tradicional e pode ser utilizada com a opção de vidros para que a luminosidade seja maior.

A janela de almofada recebe esse nome por possuir em seu design repartições com mais volume, que lembram pequenas almofadas. É uma janela de madeira simples, porém muito bem trabalhada podendo ser rica em detalhes, tornando o ambiente mais sofisticado e agradável.

Janela de Madeira com AlmofadaExemplo de uma Janela de Madeira com Almofada

Janela Veneziana

A janela veneziana pode ser de duas ou mais folhas. Em madeira, ela proporciona ao ambiente um ar de sofisticação e conforto.

Pode ser utilizada tanto para casas quanto para apartamentos. Permite uma grande ventilação e entrada de luminosidade. Os quartos e salas são ambientes em que esse tipo de janela é muito utilizado.

Na grande maioria dos casos, a janela veneziana possui uma parte internas com vidros, geralmente quadriculados, que permitem grande luminosidade.

Janela De Madeira SimplesExemplo de uma Janela de Veneziana Simples

Janela Mexicana

A janela mexicana possui um design mais rústico e é muito utilizada em sítios, fazendas e casas de cidades que mantiveram sua arquitetura original.

Foi uma janela muito utilizada antigamente por ser simples de ser confeccionada, oferecer grande resistência a intempéries e proporcionar mais segurança.

Ela pode ser de duas ou mais bandeiras, no estilo pantográfica e até no estilo de abrir para a parte externa. As madeiras utilizadas para confecção dessa janela normalmente é angelim ou a cumaru.

A angelim proporciona uma coloração mais clara já a cumaru é preferível para quem gosta de janelas mais escuras. A ventilação dessa janela é bem grande já que ao abrir as folhas é possível obter grande circulação de ar.

Podem ser adicionados vidros na parte interna para que a luminosidade possa entrar com mais facilidade.

O tamanho da janela mexicana também varia de acordo com o ambiente podendo ter de 110 centímetros de altura até 230 cm de largura. É uma janela mais indicada para ambientes como salas e quartos por sua praticidade e grande ventilação.

Janela Mexicana CumaruJanela Mexicana de Madeira

Janelas Basculante

A janela basculante são pequenas janelas utilizadas para banheiros, pois são bem simples com apenas um vidro que se abre ao empurrar uma alavanca.

Elas garantem a entrada de ventilação e luminosidade ideais para o ambiente do banheiro e ainda preservam a privacidade.

A abertura dessa janela pode ser bascular, maximo-ar ou pivotante. O vidro também possui variações como o vidro panorâmico ou quadriculado. As madeiras utilizadas para confeccionar essa janela são comumente a cumaru e a angelim.

Janela Colonial para BanheiroExemplo de uma janela bascular para banheiro

Como escolher a Janela de Madeira Ideal?

Primeiramente você precisa definir o projeto total do ambiente.

As janelas de madeira podem variar e deixar o local mais rústico, mais moderno, mais luxuoso e outras características que provém do tipo e do acabamento das janelas.

A janela de madeira simples, como você pode perceber, pode ser utilizada nos mais variados projetos e ambientes. Tanto em casa, apartamentos como em casas de campo e fazendas.

A janela deve unir o design de escolha e a qualidade de ventilação e luminosidade de acordo com o ambiente.

O tipo de janela também deve levar em consideração a segurando do local. Janelas que tem acesso a ruas ou locais de grande circulação de pessoas devem ser mais reforçadas e garantir mais segurança.

Janela Madeira SimplesEscolha o modelo de janela certo para cada ambiente

Já em janelas de apartamentos, por exemplo, é possível apostar no design antes da segurança.

O tamanho da janela também é importante. Existem grandes residências que apostam em janelas de grandes proporções para compor o design interior. O adequado é verificar o espaço disponível, a necessidade de luminosidade e escolher a janela adequada para o ambiente.

Janelas de banheiros costumam ser menores para garantir a privacidade. Janelas de quartos e salas podem ser projetadas para terem 2 metros ou mais.

Tudo irá depender do espaço disponível. Nesse sentido, é possível encontrar tipos de janelas que ocupam mais ou menos espaço. Confira todas as opções antes de fechar o seu projeto.

É um conjunto de características que devem ser levados em conta na hora de escolher suas janelas. Leve todas essas dicas em consideração e evite fazer as escolhas erradas para seu projeto.

Escolha uma janela com madeira de boa qualidade para evitar dores de cabeça

Atente-se a Qualidade da Madeira

Agora que você pode conferir quais são as melhores opções para janela de madeira simples, é imprescindível atentar-se à qualidade da madeira escolhida.

Isso irá influenciar totalmente no resultado final e você evita desgastes precoces, empenamentos e apodrecimentos.

Escolha sempre uma madeira que você conheça a procedência, o processo armazenamento e tratamento. Assim você garante um projeto muito bem executado e belo para seu ambiente.

Artigos Relacionados

 
× Fale com um Vendedor!