Madeira Angelim: Conheça as principais vantagens desta espécie de Madeira!

Home Madeiras Madeira Angelim: Conheça as principais vantagens desta espécie de Madeira!
Fachada com Madeira Angelim

Os itens de madeira possuem muitas qualidades, e por isso são considerados sinônimos de sofisticação e elegância em qualquer ambiente. Conheça a madeira Angelim e saiba onde aplica-la para valorizar sua casa!

Esta espécie possui três tipos distintos: Angelim Pedra, Angelim coco e Angelim amargoso. Destes, o primeiro é o mais comum, durável e por isso, o mais utilizado e será o foco principal este artigo.

A madeira Angelim pedra provém da árvore de mesmo nome, identificada cientificamente como Hymenolobium petraeum Ducke. Possuí ocorrências no país, especialmente nas regiões norte e nordeste.

As vantagens da madeira Angelim

A árvore que dá origem a madeira angelim é robusta e pode chegar a mais de cinquenta metros de altura e até dois metros de diâmetro.

O nome se deve ao fato de possuir uma mancha mais escurecida no meio do tronco, e que remete, de fato, a uma pedra.

Tábua de Angelim Pedra
Manchas escuras. Característica Principal da Madeira Angelim Pedra!

Ela também pode ser conhecida por outras denominações de acordo com a região como angelim amarelo, angelim do Pará e miarema.

A madeira Angelim possui alta resistência e boa durabilidade, entre suas outras características podemos destacar:

  • Coloração que varia de castanho-amarelada a castanho-avermelhada;
  • Permite um bom acabamento;
  • Bom custo x benefício;
  • Ideal para ambientes internos;

 

Madeira Angelim Serrada
Exemplo de tábuas de Madeira Angelim Serradas

Aplicações da Madeira Angelim

A madeira Angelim pedra é aplicada principalmente no ramo da construção civil e confecção e móveis, e é ideal para os ambientes internos, que estão protegidos de intempéries e umidade. Seus principais usos são:

  • Portas, janelas, venezianas;
  • Forros e assoalhos;
  • Partes secundárias das estruturas, ripas.
  • Móveis

Quando realizada a devida manutenção, de maneira correta e de forma periódica, ela pode ser bastante durável e resistente por décadas.

Isso é excelente, já que o design em madeira é atemporal e mesmo ao longo dos anos não perde sua capacidade de impressionar pelo requinte que confere aos ambientes.

Fachada com Portas e Janelas de Angelim
Exemplo de Fachada de uma Casa com Portas e Janelas de Madeira Angelim

Forro de Madeira Angelim

A madeira angelim é um material nobre e que quando aplicado ao forro pode proporcionar um visual rústico muito bonito. As principais vantagens são:

  • Resistência

A madeira angelim é muito resistente, não quebra com facilidade e pode durar por muito tempo, perfeito para forros residenciais.

  • Acabamento impecável

Ainda que forneça um aspecto mais rústico, o acabamento com a madeira angelim é impecável e muito bonito.

Forro de Madeira Angelim
Forro de Madeira Angelim com Verniz Canela

Mesas e Móveis de Madeira Angelim

A madeira Angelim também é muito utilizada em MESAS DE MADEIRA para área da churrasqueira ou ambiente gourmet.

Além disso, também pode ser utilizada em aparadores, armários de cozinha, bancadas, etc!

Mesa de Madeira Angelim
Exemplo de uma Mesa de Madeira Angelim Pedra com Bancos

Janelas de Madeira Angelim

A madeira angelim também fica muito bonita na confecção de janelas, seja em qualquer ambiente. E isso não se deve apenas a sua beleza, mas em parte a suas propriedades:

  • Resistente ao cupim

Ao contrário dos outros tipos de madeira, a angelim é considerada primeira linha por ser quase resistente á ação dos cupins e imune ao ataque destes insetos.

  • Fácil de manter e cuidar

Os cuidados de limpeza incluem apenas um pano macio e seco para tirar a poeira que se acumula. O uso de cera e produtos específicos também podem ser incluídos para conferir brilho e proteger o material da ação da umidade.

  • Fácil de trabalhar

Embora seja dura ao corte, a madeira angelim é fácil de ser trabalhada e permite a confecção de diverso modelos, sejam eles simples ou trabalhados com entalhes e outros tipos de detalhes.

Janela Vidro e Veneziana Angelim
Janela Vidro e Veneziana em Madeira Angelim Pedra (Sem Verniz)

 

Janela em Madeira Angelim Pedra
Exemplo de uma Janela de Madeira Angelim Pedra

Portas de Madeira Angelim

Além das janelas e forro, você pode ainda optar por incluir em sua casa as PORTAS DE MADEIRA Angelim, afinal, é um material, bonito, resistente e com bom custo benefício, então por que não aproveitar? Veja as vantagens:

  • Qualidade

Apostar em portas ou até móveis de madeira angelim é sinônimo de investir em qualidade e durabilidade.

  • Coloração

Se você não quiser a cor natural da madeira, ela pode ser pintada e tingida facilmente, desde que não esteja envernizada previamente.

  • Versatilidade

Você pode optar pela porta em madeira angelim em praticamente qualquer ambiente, mas ela dá um toque realmente especial em ambientes como a cozinha ou varandas gourmet que tenham um estilo antigo ou rústico.

Porta Maciça de Angelim
Porta Maciça de Madeira Angelim (Sem Verniz)

 

Porta de Madeira Angelim Encerada
Porta de Madeira Angelim com Cera

 

Porta Dubai Madeira Angelim
Porta Dubai em Madeira Angelim com VERNIZ Canela

Observa-se que utilizando um verniz tonalizado, conseguimos escurecer a Madeira Angelim Pedra e suavizar as suas manchas.

A Madeira Angelim pode ficar exposta ao tempo?

Definitivamente Não!

Seu principal inconveniente é que a Madeira Angelim não deve de forma alguma ficar em ambientes expostos à chuva e sol, especialmente sem algum tipo de VERNIZ ou proteção.

Isso porque ela é uma madeira que pode facilmente empenar ou sofrer grandes alterações na sua dimensionalidade quando exposta diretamente ao tempo.

Caso à madeira fique exposta no tempo opte sempre pela MADEIRA CUMARU!

Cada tipo de madeira possui suas peculiaridades, seus pontos fortes, qualidades e defeitos, mas é inegável que a madeira angelim é uma excelente escolha.

Mas isso é algo que definitivamente, não supera as inúmeras qualidades do material.

Por que escolher a Madeira Angelim?

A decoração é uma arma muito importante para quem deseja deixar o ambiente convidativo, bonito e principalmente, acolhedor.

E acredite, nada é capaz de fazer isso como o trabalho em madeira.

É por isso que esse tipo de matéria prima continua sendo a opção de muitos arquitetos, decoradores e designs e o sonho de consumo de muitas pessoas.

As características da madeira angelim são únicas, e por isso é um material tão especial.

Janela Colonial Angelim
Chalé Lumiar em Lagoa Santa com Janelas Modelo Colonial em Angelim

Além disso, a madeira também é atraente devido à sua facilidade de uso. Os produtos de madeira são compactos e fáceis de transportar e simples de colocar, desde que se escolha um profissional capacitado.

Cada árvore possui seu próprio padrão de manchas e desenhos, o que significa que embora o tipo de madeira seja o mesmo, cada peça é única e possui uma exclusividade que apenas materiais naturais podem oferecer.

Além do descrito acima, a madeira angelim possui um bom custo benefício. Ela realmente não é a mais barata, mas por suas propriedades características de uma madeira nobre, ela é bastante em conta quando comparada com outras opções similares no mercado.

Escolha uma Empresa de Confiança na hora de comprar o seu Produto de Madeira Angelim

Lembre-se sempre de escolher empresas de qualidade, com transparência em relação a procedência do material e que trabalhem pensando no meio ambiente, qualidade e com foco em oferecer o melhor ao cliente.

Assim, você evita trabalhos mal executados, e assegura a durabilidade do produto e serviço que estará recebendo.

Se possível, peça para VER O PORTFÓLIO e o material antes de executar a compra e tire quais quer outras dúvidas que possam surgir durante o processo.

Mas não tenha medo, se você pretende decorar sua casa ou escritório e gosta do padrão que as madeiras oferecem, não deixe de considerar a madeira Angelim!

 

Artigos Relacionados

 
×