Madeira Cambará

Home Madeiras Madeira Cambará
Madeira Cambará

A madeira é considerada um material vivo, e hoje são várias as opções disponíveis no mercado para quem quer trabalhar com esse material, que além de resistente, é muito sofisticado e elegante. Um dos tipos de madeira mais populares é a madeira cambará.

Os móveis de madeira estão cada vez mais em alta, e já são considerados pelos arquitetos e design sinônimo de bom gosto e modernidade. Mas não é apenas para a confecção de móveis que a madeira cambará pode ser utilizada.

Se você quer saber todas as utilidades da madeira cambará e como identifica-la, confira esse guia completo que preparamos para você, e saiba tudo sobre esse tipo de madeira que é tão popular no Brasil.

O que é a madeira cambará?

Primeiramente, é importante que adentramos um pouco sobre as especificações técnicas do que é a madeira cambará, como é utilizada e qual suas diferenças das demais madeiras disponíveis no mercado Brasileiro.

A madeira cambará é um tipo de madeira muito conhecida pela sua resistência à água e climas úmidos. O que quer dizer que ela, diferente de outras madeiras, como a madeira roxinho, a madeira peroba Rosa, e etc., não incha ou deforma quando em contato direto com a água.

É fácil identificar esse tipo de madeira pela sua coloração, que é de castanho avermelhado claro ou escuro. Além disso, ela tem manchas, devido ao óleo de resina presente em sua composição. Ela tem um brilho ausente, odores imperceptíveis, tem uma textura grossa, e um aspecto muito fibroso.

Para manusear a madeira cambará, considerando sua textura grossa, é necessário ferramentas para um bom acabamento. Esse tipo de madeira é de fácil colagem e fácil de tornear, porém, ela pode apresentar uma superfície felpuda.

Uma outra característica interessante sobre essa madeira, é que ela tem uma alta resistência a ataques de cupins-de-madeira-seca, o que é uma grande vantagem, principalmente para quem a utiliza em construções civis.

Onde a madeira cambará é mais utilizada?

Como vimos acima, a madeira cambará é muito popular, principalmente por suas especificações, como a alta resistência a água e umidade, e também sua resistência a cupins-de-madeira-seca.

Mas, se você está se perguntando quais tipos de confecção mais se utilizam desse tipo de madeira, nós separamos uma lista com as principais utilidades dessa espécie de madeira que é tão popular em nosso País. Descubra e se inspire!

Móveis

Um móvel feito a partir de madeira cambará, é muito resistente e têm um charme próprio. A madeira cambará, mesmo sendo resistente, é de fácil serragem, e apresenta uma tendência muito pequena a torcimento, o que a torna uma madeira ideal para se trabalhar nesse ramo.

Móveis como mesas, cadeiras, cômodas, cristaleiras, painéis para tv são criados com a madeira cambará, e se tornam de alta qualidade e sofisticação.

● Telhados, vigas, caibros.

Na área de construção civil, a madeira cambará, é indiscutivelmente a preferida. Isso por conta de sua alta resistência a umidade e cupins, ela pode ser transformada em telhados, vigas e caibros com um ótimo custo-benefício.

A madeira cambará é muito utilizada inclusive em casas de alto padrão, incrementando a sofisticação e estética do ambiente.

● Portas e janelas

Ainda na área de construção civil, a madeira cambará também pode ser utilizada na criação de portas e janelas. Por conta de sua baixa tendência a arqueamento, ela se torna ideal para esse tipo de confecção.

● Construção naval

A madeira cambará também é preferida quando o assunto é construção naval! Está surpreso? Ela é a escolhida por conta de sua alta resistência a água, e alta durabilidade, o que proporciona um acabamento de qualidade e resistência.

● Energia

Outra utilização dessa espécie de madeira que pode te surpreender, é para a produção de energia! Acontece, que ela é muito útil e pode produzir lenha e carvão de alta qualidade.

A madeira cambará é uma das mais versáteis e resistentes.

Como pudemos ver acima, não há dúvidas da resistência e versatilidade da madeira cambará. De móveis a navios ela proporciona um acabamento único, que tem uma durabilidade elevada em comparação de outra espécies, como a madeira cedrinho.

Além disso, quando utilizada como madeira rústica para a construção de móveis e vigas, ela tem uma estética muito agradável e elegante, trazendo uma sofisticação única ao ambiente em que é instalada.

Muitas madeiras que apresentam uma baixa resistência a água e umidade em geral, tendem a formar abertura e até mesmo apodrecimento dos produtos criados a partir delas. Além disso, o mal cheiro causado pela madeira úmida, desagrada quem estiver por perto.

É por conta disso, que a madeira cambará é uma das mais utilizadas no Brasil, tanto para construção de móveis que não terão contato com a água, mas podem estar suscetíveis a ataques de cupins, até telhados e varandas que irão receber uma alta dose de umidade diárias.

Essa madeira nativa da árvore cambará, muito encontrada em países da América do Sul, é uma das melhores opções quando o assunto é construção civil, construção naval e custo-benefício.

Qual é o preço da madeira cambará?

Depois de tudo o que vimos, as especificações técnicas e utilidades dessa madeira que é a mais resistente e versátil do mercado de madeiros no Brasil, você deve estar se perguntando quanto ela custa, e se o custo-benefício dessa espécie realmente vale a pena para os seus negócios.

Se você é um profissional que trabalha com madeira, já deve ter uma noção de preço médio, mas se você está iniciando na área, ou está curioso para adquirir um móvel exclusivo, ou utilizar esse material na construção de sua casa, nós vamos esclarecer essa dúvida, que é pertinente quando o assunto é madeira de cambará.

O preço da madeira cambará, assim como todas as outras, vai variar não somente da região em que você está, como também nas dimensões de seu projeto. Por exemplo, se você pretende utilizar dessa madeira para a construção do telhado, é muito provável que tenha um bom desconto por conta da quantidade de madeira que você vai utilizar.

Para compras em pequenas quantidades, a madeira cambará pode ser encontrada online por em média R$40,00 a prancha de 5x30cm. Lembrando que essa é uma quantidade pequena, e para a construção de um móvel, como mesa ou cadeira podem ser utilizados até 5 pranchas ou mais.

A madeira cambará vale mesmo a pena?

Agora que você já sabe qual o preço médio desse tipo de madeira, deve estar se perguntando se ela realmente vale a pena o investimento, e se apresenta um custo-benefício elevado.

Depois de tudo que vimos, a resposta é sim! Isso porque como já sabemos, essa madeira é uma das mais resistentes e versáteis de todos os outros tipos de madeira disponíveis no mercado Brasileiro.

Levando em consideração que esse tipo de madeira pode criar móveis tão resistentes que facilmente podem ser passados para outra geração, o seu preço se torna muito justo.

E agora que você já sabe tudo sobre a madeira cambará, como identificá-la, como utilizar e quais suas especificações. Se inspire e crie lindos projetos com a madeira mais versátil e resistente.

 
×