Madeira Carvalho

Home Madeiras Madeira Carvalho

A madeira de carvalho é uma espécie de árvore muito conhecida no Brasil e há anos é utilizada na indústria civil e, também, como móveis de decoração.

Para quem está pensando em construir ou reformar e quer incrementar coisas de madeira pela casa, conhecer um pouco mais sobre o carvalho e características das madeiras em geral é algo muito interessante, pois evitará errar na escolha.

Cada espécie de madeira tem as suas próprias características e, consequentemente, possui o seu respectivo uso. Sendo assim, conhecer individualmente sobre as principais espécies é interessante.

Madeira Carvalho: quais suas principais características

A madeira de carvalho é uma espécie de madeira muito famosa na construção civil.

Sua principal característica é ser bem dura e pesada, contendo anéis bem marcados na sua superfície. O cerne (parte interna) do carvalho tem tonalidades mais escuras, enquanto o alburno (parte externa) tem tonalidades mais amareladas.

É muito utilizado na construção civil porque é uma madeira muito resistente ao impacto, à umidade e ao ataque de micro-organismos ou cupins. Isso significa que os produtos feitos em carvalho tem alta durabilidade e não se deterioram tão facilmente.

Apenas como curiosidade, essa madeira é a comumente utilizada para fabricar barris (para colocar vinho, por exemplo). Isso ocorre justamente pelas suas propriedades de não apodrecer, mesmo que em contato com água.

Onde utilizar a madeira Carvalho

E onde a madeira de carvalho é utilizada? Além de barris, a venda da parte interna do tronco é destinada basicamente para a carpintaria e mercenaria.

Essa espécie de madeira é muito utilizada para construir móveis, vigas, tábuas e portas, por exemplo. Como é uma espécie muito dura e resistente, também é utilizada como sistemas de apoio nas construções.

A madeira serve até mesmo para construir instrumentos. É, de fato, uma espécie de árvore que traz muita versatilidade.

No caso das portas de madeira, o carvalho é uma opção interessante porque pode ser utilizado em ambientes externos. Isso não acontece com qualquer tipo de madeira, visto que muitas espécies se deterioram facilmente ao ter contato água ou umidade.

O uso da madeira de carvalho em decks externos também é muito comum, assim como bancos e mesas para área externa.

Porta de madeira maciça

Quando o assunto é porta de madeira, será que a versão maciça realmente vale a pena? Não é segredo para ninguém que esse tipo de porta é bem mais cara, mas, muitas vezes, o investimento vale a pena.

Primeiramente, uma porta de madeira maciça é muito mais resistente. Quando a porta é oca (feita com duas folhas e um vazio no meio), qualquer impacto pode acabar fazendo um furo na porta. Isso não acontece quando é madeira maciça.

A durabilidade também é muito maior. Isso faz com que o custo x benefício de uma porta maciça se torne mais interessante. Uma boa porta de madeira maciça pode durar por muitos anos, já a porta oca, nem tanto.

A questão da acústica também é muito interessante. Quando a porta é de madeira maciça os cômodos ficam mais vedados, ou seja, é mais difícil chegar o som.

Quem mora em mais de uma pessoa na casa ou apartamento sabe o quanto uma acústica ruim incomoda. Qualquer coisa que fazem no outro cômodo é escutada. A porta de madeira maciça ameniza bastante esse problema.

O que faz o preço de uma porta de madeira variar

Há algumas coisas que fazem o preço da porta variar. Supondo que todas elas sejam feitas de madeira de carvalho, ainda haverá uma variação de preço por:

  • Tamanho da porta

Obviamente que o tamanho da porta influencia muito no valor. Quanto maior for a porta, mais cara será. Então, sempre que houver uma comparação entre preços é importante que as medidas da porta sejam as mesmas para conseguir avaliar de forma correta.

  • Porta maciça

Como já foi falado aqui, quando a porta ou qualquer outra mercadoria for de madeira maciça resultará em um produto mais caro.

  • Fornecedor

Essa questão é muito importante. Duas portas feitas no mesmo material, com o mesmo modelo e as mesmas medidas podem ter preços totalmente diferentes.

Isso é uma questão para se atentar. Quando a diferença de preço for pequena, isso não quer dizer muita coisa, mas se algum modelo estiver muito abaixo do preço de mercado, talvez isso seja um aviso.

A madeira por si só já é um material caro, não sendo possível oferecer um material com o preço muito abaixo. Então, nessas ocasiões, suspeite da legalidade da madeira (pode ser proveniente de extração ilegal) e qualidade da mesma.

Isso não é válido somente para portas, mas para qualquer produto feito majoritariamente de madeira.

Lembrando que quando as espécies são diferentes haverá naturalmente uma discrepância entre os preços. O importante é avaliar peças com as mesmas características.

É possível pintar a porta de madeira Carvalho?

A madeira de carvalho, assim como as outras madeiras, pode ser trabalhada de diversas formas.

Como o charme dessa madeira está muito relacionada com a sua cor e seus nós, normalmente as pessoas não passam uma camada de tinta. Entretanto, selantes e verniz são duas coisas bem-vindas.

Por mais que o carvalho seja uma madeira naturalmente resistente, é importante tratá-la.

Após o lixamento da peça, é essencial passar selantes ou materiais próprios para proteger a madeira. Normalmente as marcenarias já fazem esse trabalho, mas não há muito segredo em realizá-lo sozinho também.

Basta lixar a peça, limpá-la (com uma escova grande e um aspirador, nunca lavar ou semelhante) e, depois, passar as camadas de selante.

Escolha muito bem o fornecedor

A escolha do fornecedor deve ser muito criteriosa. A qualidade da madeira de carvalho é essencial para que a peça feita com esse material atinja as expectativas.

Sendo assim, pagar um valor um pouco mais alto pela madeira costuma valer a pena.

O ideal é verificar a procedência da madeireira ou marcenaria. Isso pode ser feito buscando informações sobre a empresa ou buscando o feedback de consumidores que já compraram a madeira de carvalho anteriormente.

Artigos Relacionados

 
×