Madeira Cedrinho

Home Madeiras Madeira Cedrinho

Muitas pessoas acabam optando pelo uso da madeira cedrinho na composição dos ambientes, devido à sua aparência sofisticada e elegante, deixando todos surpresos com seu visual encantador.

Esta madeira é muito conhecida por todo o Brasil e, sua principal característica que chama mais atenção e faz com que ela seja cada vez mais procurada, é sua versatilidade e fácil manuseio.

Neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a madeira cedrinho e como comprar este tipo de madeira. Continue lendo e entenda!

Qual a origem da Madeira Cedrinho?

Esta madeira com aparência tão bonita e sofisticada, que cada vez mais é buscada por pessoas de todos os lugares, é originalmente encontrada no Brasil, na região Norte do país.

Geralmente, podemos encontrar a madeira cedrinho na floresta Amazônica, mais especificamente no estado do Pará. Mas, existem alguns registros deste tipo de madeira em outras localidades, como Roraima, Acre, Amapá, Mato Grosso. E, inclusive pode ser encontrada também em algumas regiões da Venezuela e Suriname.

Além de ser chamada de madeira cedrinho, este tipo de madeira possui alguns outros nomes pelos quais é conhecida popularmente, dependendo da região onde ela se encontra.

Alguns exemplos de nomes alternativos mais conhecidos são: Jaboti, Verga, Cambará, Libra, Bruteiro, Quariba, entre outros vários nomes que mostram como esta madeira é popular em regiões variadas.

Mas, apesar de possuir muitos nomes populares, o real nome, ou melhor, o nome científico da madeira cedrinho é “erisma uncinatum”.

Principais características da maneira cedrinho

A madeira cedrinho é marcada por algumas características especiais, que fazem ela ser considerada um material único e, por isso, muito buscado para compor a decoração de diversos tipos de ambientes.

Veja a seguir algumas de suas principais características:

  • Possui seu cerne com uma coloração característica, de tonalidade castanho-avermelhado claro;
  • Seu tipo de madeira é considerado leve;
  • É uma madeira de estilo fosco, não possuindo nenhum brilho;
  • Sua textura é considerada de média a grossa, dependendo no tamanho;
  • É uma madeira considerada fácil para trabalhar, pois, por ser um material leve, é fácil serra-la, lixar, pregar, furar e parafusar a madeira cedrinho. Isto faz com que ela seja uma das preferidas;
  • Além de ser um material de fácil manuseio, a madeira cedrinho também possui uma secagem rápida, podendo ser realizada no ar livre. Apesar de ser possível também coloca-la para secar em ambientes preparados, como uma estufa, este tipo de madeira pode sofrer alterações em seu estado físico, podendo ocorrer rachaduras, se exposta a uma condição muito drástica;
  • Possui um alburno de coloração cinza-claro a marrom com uma tonalidade acinzentada clara;
  • Esta madeira possui um cheiro imperceptível, não trazendo algum malefício para as pessoas que vão manuseá-la ou tê-la em casa;
  • Quando analisamos a árvore que origina a madeira cedrinho, podemos perceber que os anéis de crescimento são distintos;
  • Sua grã é direta e revessa;
  • Sua preservação é muito fácil de ser mantida.

Quais são geralmente os usos desta madeira?

A madeira cedrinho é considerada, como vimos acima, uma madeira de fácil manuseio e preferida na hora de escolher um material para trabalhar.

Sua aparência fosca e a ausência de fortes odores, geralmente são atrativos para montar um ambiente com um estilo refinado e elegante, que a madeira pode trazer.

Mas, a madeira cedrinho também é considera uma madeira de baixa resistência natural para ataques indesejados de cupins.

Por isto, é muito importante utilizar no manuseio desta madeira o uso de elementos químicos, como vernizes e impermeabilizantes, que serão uteis na hora de fazer com que sua madeira dure por muitos anos, sendo necessária apenas uma pequena manutenção.

Dessa forma, utilizando estes recursos para sua conservação, a madeira cedrinho pode ser utilizada em construções civis, podendo ser usada na fabricação de portas, venezianas e, além disso, em partes importantes da estrutura interna, como ripas.

Além disso, pode ser utilizada também na produção de molduras, forros e até mesmo na construção de móveis de uso em geral, principalmente no setor decorativo.

Saiba mais a seguir os principais usos da madeira cedrinho e entenda como ela pode ser utilizada:

  • Forro com madeira cedrinho

Uma boa ideia para um revestimento de teto bonito e resistente, é o forro de madeira, podendo ser utilizado principalmente nas áreas da casa que contenham pouca umidade.

O acabamento dos forros de madeira cedrinho costumam ser impecáveis, dando um ar elegante e aconchegante para o ambiente, podendo ser aplicado em varandas e salas de estar, por exemplo.

  • Forro de madeira cedrinho mesclada

Como vimos acima, a madeira cedrinho possui uma coloração característica castanho-avermelhada.

Nos forros de madeira cedrinho mesclada, são utilizadas variações do mesmo tom da madeira, realizando uma mescla de cores, do tom mais claro para o tom mais escuro, que deixa um visual muito elegante e charmoso para o ambiente.

  • Forro de madeira cedrinho avermelhada

Para este tipo de forro, a madeira cedrinho é selecionada cuidadosamente, sendo escolhida pela tonalidade avermelhada de suas tabuas, deixando um visual uniforme para o forro, trazendo requinte para o ambiente.

Os locais que optam por esta tonalidade em seu forro, geralmente passam uma sensação de aconchego para as pessoas.

  • Deck de madeira cedrinho

Além do uso da construção de forros, a madeira cedrinho também pode ser utilizada outras construções civis como os decks.

O uso deste tipo de madeira nos decks proporciona uma aparência muito bonita e requintada, trazendo um ar de aconchego, de forma diferenciada para os ambientes.

As madeiras utilizadas nas montagens destes decks podem ser com a tonalidade avermelhada, mais escura ou, até mesmo com a tonalidade mais clara, proporcionando beleza de qualquer um dos tons escolhidos.

Qual o valor da madeira cedrinho?

Como vimos acima, a madeira cedrinho é muito procurada no mercado, por ser um material versátil e facilmente utilizado em construções civis.

Além de construir forros, este tipo de madeira é utilizado em construções de moveis, pilares de sustentação, molduras e decks.

Esta versatilidade faz com que o valor deste material seja variado, podendo ser encontrados diversos preços em todo o mercado.

Por isto, antes mesmo de decidir comprar a madeira para utilizada em sua construção ou para o fim que preferir, é preciso fazer uma pesquisa de mercado e ver a qualidade das madeiras oferecidas e os mais diferentes preços.

Converse com um marceneiro experiente e peça uma orientação sobre os valores e como melhor utilizar a madeira cedrinho, para que seu ambiente fique com um ar de aconchego e elegância.

A madeira cedrinho é típica da região da floresta Amazônica do Brasil, podendo ser encontrada em alguns estados e, até mesmo em uma pequena região da Venezuela.

Seu uso versátil e fácil manuseio, faz com que ela seja uma das preferidas na hora de escolher um tipo de madeira para compor o ambiente, dando sempre um ar clássico e aconchegante para onde quer que ela seja usada.

Faça uma pesquisa de mercado e entenda a importância de escolher a melhor madeira para sua construção ou composição, pois isto fará toda a diferença na estrutura e decoração.

A madeira cedrinho é considerada um dos patrimônios brasileiros, já que é uma madeira típica de nosso país e possui uma aparência que agrada a todos os gostos.

 
×