Madeira Cumaru: Tudo que você precisa SABER sobre esta espécie de Madeira!

Home Madeiras Madeira Cumaru: Tudo que você precisa SABER sobre esta espécie de Madeira!
Casa Com Madeira Cumaru

Cada vez mais cresce a procura pela Madeira Cumaru, que além de ser extremamente durável, possui um ótimo custo benefício em relação à outras espécies de madeiras nobres.

A Madeira Cumaru é muito resistente e dá um ar sofisticado para qualquer que seja sua finalidade. É utilizada para diversos fins, principalmente na fabricação de JANELAS, PORTAS e pisos.

A madeira é extraída de grandes árvores, e possui cerne castanho-amarelado.

Encontrada em diversos países, possui muitos nomes, seu nome científico Dipteryx Odorata é popularmente chamado de Cumaru-Ferro ou Ipê-Champagne, os nomes mais conhecidos aqui no Brasil.

O que é Madeira Cumarú?

A Madeira Cumaru é uma espécie nobre de madeira, de alta densidade, proveniente do norte do Brasil e utilizada na fabricação de vários produtos como DECK DE MADEIRA, assoalhos, casas de madeira, embarcações, PERGOLADO, degrau de escada, ESQUADRIAS DE MADEIRA e MESAS.

A sua principal vantagem é a durabilidade e resistência à intempéries (locais expostos à condições climáticas severas) e ataques de pragas como fungos e cupins.

Ela é uma madeira de tonalidade um pouco mais escura (APÓS APLICAÇÃO DO VERNIZ) e tem um formato mais uniforme e padronizado, ou seja, não possuí muitas variações de cores entre as peças se comparada à outras espécies de madeira.

Madeira Cumaru Serrada
Madeira Cumaru Serrada. Posteriormente, será utilizada na fabricação de Produtos de Madeira

Quais são as principais características da Madeira Cumaru?

Sua dureza é superior às outras madeiras, sendo muito difícil de ser perfurada. Tem acabamento ruim nos trabalhos de lixa e plaina e devido à oleosidade natural apresenta dificuldade em ser colada.

Apesar de ser uma madeira complicada e difícil de ser trabalhada, o cumaru permite uma boa finalização no torneamento.

É amplamente usada em trabalhos mais leves e delicados como na fabricação de mobília e assoalhos. Aceita polimento, pintura, verniz e lustre.

Possui uma variação na textura de média à fina, e tem brilho ausente.

A maior vantagem da madeira é sua resistência e durabilidade. Ela dura em média de 60 a 100 anos, e é resistente a cupins e fungos.

Usos da Madeira Cumaru: quais são?

Por conta da sua resistência e durabilidade, a Madeira Cumaru é recomendada tanto para construções externas quanto internas. Na construção civil a madeira é bastante usada em pontes, esteios, vigas, batentes, FORROS E LAMBRIS.

Internamente costuma ser usada como ASSOALHOS em formas de tábuas, tacos, DEGRAUS DE ESCADAS, entre outros.

No mobiliário apresenta móveis de alta qualidade.

Assoalho em Madeira Cumaru
Exemplo de um Assoalho de Madeira Cumaru

Ultimamente, tem se tornado famoso o uso da Madeira Cumaru em DECK DE PISCINA.

Muitas pessoas optam pelo uso da madeira na hora de construir ou reformar o deck, pois além de ser seguro e resistente, o resultado final é muito bonito e sofisticado.

Deck de Piscina em Madeira Cumaru
Exemplo de um Deck de Piscina em Madeira Cumaru

A madeira Cumaru também é muito utilizada na fabricação de portas externas. Principalmente em PORTAS PIVOTANTES.

Uma porta pivotante de madeira cumaru faz toda diferença na entrada da casa trazendo nobreza e requinte.

Porta Pivotante em Madeira Cumaru
PORTA PIVOTANTE em Madeira Cumaru

Também podemos utilizar a madeira cumaru em JANELAS DE MADEIRA.

Desde marco de janela para vidro blindex até janelas de vidro veneziana a madeira cumaru traz uma durabilidade e qualidade incomparável em relação à outras espécies de madeira.

Janela de Vidro Madeira Cumaru
Janela Vidro Quadriculado fabricada em Madeira Cumaru

Vantagens da Madeira Cumaru

Por ser nativa do Brasil, Colômbia, Ilhas Seychelles, Guiana Francesa, Guiana, Peru, e Suriname, a madeira extraída da árvore Cumaru tem um preço mais baixo em relação ao de outras madeiras consideradas nobres como o Mogno por exemplo.

A maior vantagem em utilizar essa madeira, com certeza, é sua alta durabilidade e resistência contra pragas que podem deteriorá-la.

Por ser uma madeira bem dura e densa ela é naturalmente resistente à ataques de cupins e fungos.

Sendo assim, a Cumaru é ideal para usos externos, como deck de piscina e PERGOLADOS, resistindo por muito tempo às intempéries naturais.

Conclusão: Conte com a Madeira Cumaru para suas áreas externas!

As madeiras são muito usadas na decoração, deixando o ambiente elegante e aconchegante, mas, com tanto tipo de madeira existente no mundo, como saber a melhor para o seu projeto?

Escolher pela beleza não é difícil! Mas, se pensar em durabilidade e resistência vai acabar descobrindo que existem muitos tipos de madeira que não vão resistir a menor chuvinha na área externa.

Nesse ponto a Madeira Cumaru tem se mostrado a ideal. Além de garantir uma alta resistência, ela ainda embeleza e traz estilo ao seu ambiente.

Artigos Relacionados

 
×