Conheça as principais características da Madeira de Demolição!

Home Madeiras Conheça as principais características da Madeira de Demolição!
Madeira de Demolição

Produtos de madeira de demolição vem ganhando cada vez mais destaque em projetos de arquitetura de alto padrão devido ao seu apelo ecológico e charme que este tipo de material traz ao ambiente.

De uma forma geral, a madeira de demolição serve para qualquer tipo de objeto necessário numa residência, desde janelas a portas, desde o piso até sua utilização como madeira de demolição para construção civil.

Os produtos fabricados com madeira de demolição apresentam aspectos interessantes, como porta de madeira de demolição, que é um objeto de decoração único, muito mais do que um utilitário de serventia para a residência, ou mesmo a fabricação de mesa de madeira de demolição, servindo para enfeitar o ambiente de um rancho de churrasqueira, por exemplo.

Veja neste artigo as principais vantagens de se utilizar a madeira de demolição na sua casa. Vamos lá?

O que é uma Madeira de Demolição?

Madeira de demolição é um material que tanto pode ser usado em sua forma original, mais rústica, apenas aparelhada, como pode ter um acabamento superficial, utilizando cera ou verniz para melhorar seu aspecto, tornando o material mais sofisticado e próprio para utilização em outros produtos, sem, porém, tirar o seu aspecto característico de material reaproveitado.

A madeira de demolição é retirada de casas e fazendas antigas em todo Brasil. Ou seja, aproveita-se o assoalho e as vigas de madeira destas casas e é criado um lote de madeira com várias peças organizadas em tamanhos diferentes.

Tábuas de Madeira de Demolição
Exemplo de tábuas de Madeira de Demolição em sua forma Bruta sem aparelhar

Com a crescente demanda pela madeira de demolição, dentro de uma nova filosofia de construção sustentável, o material muitas vezes se torna escasso, com consequente elevação no seu preço, o que tem levado muitas empresas a produzir artificialmente madeira de demolição.

Uma alternativa até interessante para atender a necessidade de consumo, utilizando-se madeira proveniente de outros usos e fazendo o seu tratamento, com envelhecimento provocado, usando-se banhos químicos para imitar o apodrecimento da madeira, com sua exposição controlada às intempéries, obtendo-se, assim, uma madeira de demolição bruta, com o mesmo aspecto daquelas utilizadas em casas antigas, cujo aspecto levou anos para ser adquirido.

Envelhecimento de Madeira de Demolição
Antes e Depois de um processo de envelhecimento de uma madeira Pinus

Uso da Madeira de Demolição

O uso também pode ser aplicado em piso de madeira de demolição, fazendo assoalhos que oferecem um aspecto interessante e diferente para uma residência recém-construída, desde que o restante da decoração acompanhe o estilo apresentado em seu conjunto.

Na hora de fazer a opção pela madeira de demolição, no entanto, para dar o aspecto natural que se deseja à decoração, é necessário buscar madeira natural, uma vez que o mercado, atendendo a demanda da onda ecológica, tem buscado meios para trazer produtos que nada tem a ver com a madeira.

Piso Natural de Madeira de Demolição
Exemplo de um Piso Natural de Madeira de Demolição

A ecomadeira por exemplo é um material que imita os mais ínfimos detalhes de acabamento da madeira natural, envelhecida, retirada de uma construção, mas que é fabricada a partir da reciclagem de materiais plásticos.

Embora se trate de um material bem versátil, podendo ser aplicado da mesma forma que a madeira de demolição natural, a ecomadeira não irá substituir o charme que uma verdadeira peça de madeira construída a partir de madeiras retiradas de demolição apresenta.

Vantagens do uso da madeira de demolição

Uma das grandes vantagens da utilização da madeira de demolição é seu apelo ecológico, principalmente em virtude do movimento existente desde os anos finais do século XX para redução de utilização de tudo o que possa agredir o meio ambiente, quando surgiu a filosofia de construção sustentável, acompanhando as ideias de indústria sustentável e de preservação do meio ambiente.

Hoje, com essa filosofia, a madeira de demolição que, há alguns anos não era utilizada para nada, servindo apenas como lenha ou desperdiçada em qualquer aterro sanitário, é um material que atende novas tendências de decoração, ao mesmo tempo em que geram benefícios para o meio ambiente, impedindo o corte e utilização de madeira nova.

Além disso, na madeira de demolição encontramos ainda madeira de lei, madeiras nobres que não estão mais à disposição em virtude do risco de extinção.

A madeira de demolição, que fica exposta ao tempo e aos efeitos do clima, com sua origem nobre, acaba tendo um acabamento único, sendo cada peça uma obra de arte.

Conservação da madeira de demolição

A madeira de demolição utilizada em móveis necessita de alguns cuidados básicos para manter sua aparência.

No caso, por exemplo, de móveis fabricados com madeira de demolição, se estiverem envernizados, não é aconselhável sua utilização próximo a áreas que tenham umidade, uma vez que a água pode agredir o produto aplicado.

Os cuidados devem ser extremados, já que apenas um copo molhado pode manchar para sempre a superfície de uma mesa feita com madeira de demolição.

Para conservar os móveis feitos com madeira de demolição bastam cuidados simples, como não utilizar produtos químicos para os acabamentos rústicos, já que estes podem agredir a madeira, eliminando suas características naturais.

Mesa de Madeira de Demolição
Exemplo de uma Mesa de Madeira bem conservada utilizada em uma área gourmet

A utilização de uma palha de aço de tempos em tempos, usando como lixa e lixando de forma suave, com a posterior aplicação de cera de carnaúba, mantendo-se um tempo para a secagem em torno de 2 horas é o suficiente para manter o material com sua originalidade.

Se a madeira de demolição tiver tratamento superficial, basta usar um pano seco ou espanador de pó. O importante é manter a originalidade, já que o proprietário da casa não tem apenas um móvel feito de madeira de demolição, mas sim uma obra de arte.

Portas de Madeira de Demolição

As PORTAS DE MADEIRA DE DEMOLIÇÃO são um charme a parte, e tem sido cada vez mais utilizadas na entrada da casa. Uma porta de madeira de demolição com sistema de abertura pivotante traz um visual bem arrojado para a fachada.

Sinônimos de sofisticação e modernidade as portas pivotantes trazem requinte e bom gosto para a entrada da casa sendo que a madeira de demolição hoje em dia está sendo muito utilizada na fabricação deste tipo de porta.

Porta de Madeira de Demolição
Porta de Madeira de Demolição Peroba Rosa

Comprar Porta de Madeira de Demolição

Se você está com dúvida sobre onde comprar sua porta pivotante de madeira de demolição, a Carpintaria Rezende também é especializada na fabricação e venda deste tipo de porta.

Utilizamos a madeira peroba rosa de demolição para fabricar este modelo de porta.

Uma madeira durável e de ótimo acabamento.

Entre em conosco e faça já o seu orçamento sem compromisso preenchendo o formulário abaixo.








Artigos Relacionados

 
×