Madeira Eucalipto: Saiba as Vantagens e Desvantagens!

Home Madeiras Madeira Eucalipto: Saiba as Vantagens e Desvantagens!

Ao pesquisar sobre portas e janelas de madeira, muitas pessoas se perguntam se a madeira eucalipto é uma boa opção.

Afinal de contas, além de ser recomendada por alguns “especialistas”, essa madeira é a que mais parece ter um custo-benefício adequado.

A verdade é que a madeira eucalipto está, de fato, recheada de vantagens.

Mas será que essas vantagens são realmente boas na hora de se contar com portas e janelas de qualidade?

Saiba mais sobre o assunto e veja até mesmo o que estudos dizem sobre o uso dessa madeira em espaços internos e externos de uma casa.

Vantagens da Madeira Eucalipto

Conforme dito, a madeira eucalipto é, de fato, uma madeira que possui várias vantagens. Vamos conhecer algumas delas:

  1. Preço bom: o eucalipto é mais barato do que outras opções, fazendo com que seu foco se torne o custo.
  2. Apelo ecológico: o eucalipto é uma madeira de reflorescimento e pode ser cultivada em qualquer lugar, tornando-a uma opção sustentável.
  3. Versatilidade: ótima opção para mourões, mourões de cerca, esticadores, esteios para rancho, quiosques, pergolados, vigas, tábuas e caibros
  4. Muito Utilizada na construção civil: usada como opção para caixas para transportes, paletes, caixotes de feira e, na indústria, é muito utilizado para a produção de painéis e estruturas para a construção de moradias, comércio, escolas, hospitais e hotéis.

A principal vantagem do eucalipto é que é uma madeira renovável o que contribui para preservação das matas nativas como é o caso da Amazônia.

A Madeira Eucalipto é boa para Portas e Janelas?

Na grande maioria dos casos, portas e janelas de madeira geralmente ficam na área externa da casa, ao contrário de móveis de madeira, por exemplo.

  • Sendo assim, somente esse fato já exige que a madeira seja o mais resistente e durável possível, o que não é o caso da madeira eucalipto.

A madeira eucalipto não só possui uma resistência menor em relação a outras espécies de madeira nativas, mas também é um foco para fungos e cupins – os piores inimigos desse material.

Janela de Madeira Eucalipto
Exemplo de Janelas de Madeira de Madeira Eucalipto

O Estudo do professor e pesquisador da Universidade Federal de Viçosa (UFV), José de Castro Silva, mostra que devido a baixa massa específica do eucalipto o torna altamente propício ao ataque de fungos e cupins. Ele diz:

“Estudando o comportamento da madeira de sete espécies de eucalipto, verificou que as madeiras de Eucalyptus grandis e Eucalyptus urophylla foram altamente suscetíveis ao ataque de cupim de madeira seca, em condições laboratoriais. Tal resultado se mostrou correlacionado com a baixa massa específica observada, permitindo concluir que, quanto mais elevada for a massa específica básica, mais reduzido será o desgaste provocado pelos cupins de madeira.”

Fonte: Acervo Digital da UFPR

Existe também um outro estudo realizado pelo professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Dr. José Tarcisio da Silva Oliveira e que foi publicado em uma das principais revistas/periódicos sobre o assunto na América Latina, a Scientia Florestalis divulgada pela editora do IPEF – Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais.

Neste estudo, o Dr. José Tarcisio da Silva Oliveira testou diferentes espécie de madeira eucalipto ao ataque de cupins de madeira seca. Ele diz:

“As espécies de eucalipto estudadas apresentaram comportamentos diferenciados entre si, apesar se sofrerem danos. As madeiras de E. grandis e E. urophylla foram as mais susceptíveis ao ataque dos cupins, enquanto que as de E. tereticornis e de E. pilularis apresentaram um grau intermediário de dano.”

Fonte: Acervo do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais

Madeira com Cupim
Exemplo da Ação de Cupins em um Marco (Batente) de Madeira.

Qual a nossa opinião sobre o assunto!

Pense: a madeira é um material elegante e clássico, o que faz com que seu custo possa, as vezes, ser maior do que o de outros materiais – como, obviamente, o plástico ou alumínio.

Uma PORTA ou JANELA de madeira com um preço muito abaixo do mercado, pode significar um sinal de ALERTA!

Um profissional ou empresa séria preferirá fazer um trabalho único e que dure a vida toda, usando uma madeira perfeita para evitar cupins e com alta resistência, para o cliente não ter dores de cabeça!

Portanto, se você está buscando por uma boa madeira para fazer suas janelas e portas, certifique-se de contar com a madeira certa.

Qual é a Madeira Ideal para Portas e Janelas?

Ok, explicamos o porquê da madeira eucalipto não ser a opção ideal. Mas, então, qual é?

Uma série de estudos apontam a MADEIRA CUMARU como uma ótima opção para a confecção de portas e janelas de madeira.

  • Esse tipo de madeira se mostra mais resistente, durável e – mais importante ainda – menos suscetível a fungos e a cupins do que outras opções.
  • A Madeira Cumaru não oferece apenas isso de vantagem em relação ao eucalipto, podendo ser citada, também, sua estética.

O que o IPT diz sobre a Madeira Cumaru?

“Durabilidade natural: o cerne apresenta alta resistência ao ataque de organismos xilófagos (fungos apodrecedores e cupins). (IPT,1989a) Em ensaios de campo com estacas em contato com o solo, esta espécie apresentou alta durabilidade aos organismos xilófagos”

Fonte: Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT 

A Cumaru é uma madeira nativa do Norte do Brasil e, certamente, é incomparável em termos de beleza ao ser colocada lado a lado com o eucalipto. Conte com essa opção sem medo e garanta qualidade para sua casa!

Janela de Madeira Cumaru
Exemplo de Janela Fabricada em Madeira Cumaru

Considerando que você está buscando um porta e janela que fique ao seu lado durante toda a vida, é fundamental que ela seja tão bela quanto possível.

Abaixo, listamos algumas outras opções de excelentes espécies de madeira para Portas e Janelas.

Conclusão

É indiscutível que a madeira eucalipto está cheia de vantagens.

Custo em conta, sustentabilidade, utilidades infinitas…Porém, nenhuma de suas vantagens pode ser aplicada de forma prática ao se falar sobre PORTAS e JANELAS de madeira.

Essas partes de uma casa devem ser mais do que apenas belas, mas também duráveis, resistentes ao tempo e, mais importante ainda, resistentes a fungos e a cupins.

Cupins podem certamente destruir uma peça tão cara, versátil, prática e elegante quanto uma peça de madeira. E aqueles que já precisaram lidar com eles sabem a dificuldade que é se livrar.

Portanto, o que mais importa, nesse momento, é nem ao menos precisar começar a ser preocupar com eles.

Invista na madeira certa, e evite dessabores!

Artigos Relacionados

 
×