Conheça As Características Da Madeira Garapeira

Home Madeiras Conheça As Características Da Madeira Garapeira
Madeira Garapeira

A madeira garapeira é um tipo de material utilizado para diversos projetos, principalmente em interiores. Suas características, que veremos a seguir, fazem com que ela seja uma das melhores opções para quem deseja um ambiente aconchegante e com toques de requinte.

A madeira garapeira é encontrada no Brasil e em outros países da América do Sul, sendo um produto nacional e que infelizmente corre o risco de ser extinta. Seu uso é muito versátil e conhecer as características dessa madeira é essencial para utilizá-la da maneira correta.

Confira mais informações sobre a madeira garapeira antes de incluí-la em seus projetos.

A origem da Madeira Garapeira!

A madeira garapeira possui outros nomes populares como amarelinho, barajuba, grápia, jataí amarelo, muirajuba e muiratuá. O nome científico da árvore que dá origem à madeira garapeira é Apuleia leiocarpa (J. Vogel) J.F.Macbr.

Ela é uma árvore de origem sul americana, ocorrendo em diversas regiões do Brasil, como a região sul, sudeste, centro-oeste e norte.

Ocorre também em outros países como a Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. É uma árvore de grande porte podendo chegar de 15 a 30 metros de altura. O nome provém da coloração das folhas após a floração, que ficam com uma cor de mel ou cor de garapa.

Árvore de GarapeiraExemplo de uma árvore de garapeira

Principais Características da Madeira Garapeira

A madeira garapeira possui a superfície lustrosa e lisa ao tato. Não possui cheiro e nem gosto, perceptíveis é dura ao corte, possui grã revessa, textura média e densidade moderada de 0.83 g/cm³. O cerne (parte interna) e o alburno (parte externa) são distintos pela coloração, o cerne varia de bege-amarelado a castanho-amarelado.

A durabilidade natural da madeira garapeira é moderada. Ela apresenta resistência moderada ao ataque de fungos apodrecedores, porém possui alta resistência ao cupim de madeira seca.

É uma madeira fácil de ser trabalhada, desde que sejam utilizadas as ferramentas apropriadas, proporcionado bom acabamento e finalização. A secagem ao ar é complicada por isso deve ser feita controladamente e lentamente para evitar possíveis defeitos e deformidades.

Pergolado de Madeira GarapeiraExemplo de um Pergolado de Madeira Garapeira

Em quais projetos a madeira garapeira pode ser utilizada?

A madeira garapeira é muito utilizada na construção civil por sua durabilidade moderada e resistência mecânica ser entre média e alta. Ela pode ser utilizada na construção de pontes, estacas, postes, vigas, ripas e sarrafos, por exemplo.

É muito utilizada também para fazer esquadrias de porta, venezianas, caixilhos e uma ótima opção para móveis e construções de ambientes internos como:

  • Rodapés.

  • Forros.

  • Telhados.

  • Assoalhos.

  • Janelas.

  • Cordões.

  • Degraus de escada.

  • Tacos.

  • Tábuas.

  • Parquets.

Os móveis feitos com a madeira garapeira possuem uma beleza única e são muito utilizados para compor a decoração de ambientes internos. As casas que utilizam a madeira garapeira como matéria-prima para móveis e estruturas se beneficiam da cor mais clara dessa madeira, tornando o ambiente mais arejado, iluminado e sofisticado.

Esse tipo de madeira também pode ser utilizado na confecção de objetos como cabos de ferramenta e acabamento interno de automóveis.

O uso da madeira garapeira para ambientes externos deve ser muito bem avaliado, pois o ideal para ambientes externos, principalmente os que terão contato com água, são madeiras de alta densidade.

E, como já dito, a madeira garapeira possui média densidade, portanto ela não é tão resistente à água, mesmo que possua uma durabilidade natural, e deve passar por um tratamento, assim como todas as madeiras, para tornar-se mais impermeável.

Exemplo de Mesa de Madeira Garapeira

Aumentando a Durabilidade da Madeira

Seja para as mais diversas aplicações, a madeira garapeira pode (e deve) passar por procedimentos que auxiliem e expandem a sua durabilidade natural.

Existem alguns produtos que podem ser utilizados para preservar as características da madeira e fazerem sua conservação ficar mais resistente às ações do tempo e de possíveis fungos e cupins.

O primeiro produto utilizado para aumentar a durabilidade da madeira é a substância seladora. Ela serve para obstruir os poros da madeira o que a deixa mais preparada para receber o verniz ou outros tipos de tratamentos preventivos. Podem ser aplicadas até 3 camadas da seladora, dependendo do local onde a madeira está sendo utilizada e exposta.

Essa é uma ótima opção para auxiliar na durabilidade da madeira garapeira, já que a espécie possui poros difusos que, apesar de serem obstruídos naturalmente por óleo-resina, precisa de um reforço a fim de aumentar sua resistência.

Outro produto, e um dos mais comuns de utilizar em madeiras, é o verniz. O verniz protege contra efeitos do sol direto ou indireto, umidade, ações de insetos e ajudam a dar um acabamento diferenciado à madeira. O verniz cria uma proteção na superfície da madeira, diminuindo a permeabilidade. Ele também pode conter adição de produtos como protetor solar e leves colorações que modificam ou realçam a cor da madeira.

O verniz precisa ser retocado de tempos em tempos, de acordo com a exposição da madeira à condições de sol, chuva, etc. Um ponto um pouco adverso para o uso do verniz é que sua reaplicação necessita de uma mão de obra maior. É recomendado que o verniz seja lixado antes de uma nova aplicação e, dependendo da área e da utilização da madeira, isso pode levar tempo.

O stain também pode ser utilizado para aumenta a durabilidade da madeira. Diferentemente do verniz, o stain penetra na madeira e confere uma vida mais longa à peça. A ação do stain nutre as fibras da madeira e conferem um aspecto mais natural, tanto na coloração, quanto na textura. Seu retoque é feito diretamente na madeira, sem a necessidade de lixá-la por completo, o que pode ser um ponto positivo, mesmo que esse produto não seja o mais utilizado.

A limpeza da madeira, principalmente os móveis e objetos, também conferem maior durabilidade ao material. Para limpar a madeira basta umedecer um pano, sem encharcar, e passar no móvel ou objeto. Então é só utilizar um pano seco e macio para finalizar a limpeza. Dessa forma você garante a durabilidade e a beleza de seus móveis e decorações feitas com madeira.

Envernizando a MadeiraO Verniz é fundamental para proteger a Madeira!

A Madeira Garapeira é uma ótima opção para sua casa!

Foi possível perceber que a madeira garapeira pode ser utilizada nos mais variados projetos, desde a construção civil até os mínimos detalhes de acabamentos em casas e ambientes internos.

Se você está pensando em investir em um tipo de madeira para estruturas residenciais e prefere um ambiente mais iluminado, a madeira garapeira pode perfeitamente ser a escolhida para seus projetos.

Com alta durabilidade, tonalidades claras (podendo tender ao rosado claro e castanho-avermelhado) e uma ótima resistência a certas espécies de cupim, essa madeira tornou-se bem popular em projetos residenciais, consultórios médicos e ambientes semelhantes.

É importante, porém, saber a procedência da madeira pois seus tratamento e armazenagem também influenciam na durabilidade e preservação da beleza natural do material. Confie apenas em distribuidoras que possuam o selo de manejos sustentável e não deixe de ter certeza de estar adquirindo uma madeira de qualidade comprovada.

Artigos Relacionados

 
× Fale com um Vendedor!