Detalhes Sobre A Madeira Grápia

Home Portas Detalhes Sobre A Madeira Grápia

A madeira grápia é uma das espécies disponíveis no Brasil para revestimento, móveis e outros usos convencionais deste tipo de material. Conhecer melhor a opção é uma forma fazer escolha consciente na hora de determina a madeira.

Isso porque existem diferentes tipos e cada qual possui as suas respectivas características. É fundamental levar em considerações propriedades mecânicas e, também, seus quesitos estéticos.

Não é um investimento baixo, mas com toda a certeza vale a pena se for escolhido um material que lhe agrade fisicamente e que, além disso, realmente tenha potencial para atender as suas expectativas.

O que é a madeira grápia

A madeira grápia é muito popular no país e é proveniente da espécie Apuleia leiocarpa. Encontra-se em grande parte do território nacional, mesmo em regiões que possuem clima bem distinto.

Além disso, a árvore também pode ser facilmente encontrada nos países vizinhos, como Paraguai, Argentina e Uruguai.

Dentre suas principais características está a sua densidade média, mas que ainda confere à peça uma madeira pesada e dura. Possui alta trabalhabilidade, o que facilita a instrumentação e possibilidade diversas utilidades.

Por conta dessa característica consegue ser muito bem acabada, tornando uma opção interessante para móveis com detalhes no acabamento.
Madeira Grapia
A madeira grápia também possui alta resistência aos impactos mecânicos, uma característica fundamental para pisos, portas e janelas.

Além disso, também possui resistência aos ataques de fungos e outros agentes. Isso é de extrema importância, pois − tratando-se de um material natural − os microrganismos podem atacar a madeira e inviabilizá-la.

Em resumo, esta espécie é extremamente versátil, nobre, tem alta trabalhabilidade e pode estar presente em diversos tipos de produtos. Confira a fixa técnica da madeira grápia:

  • Nome Científico

A espécie é nomeada como Apulela leiocarpa (Vogel) Macbride., Leguminosae.

  • Outros nomes

Também pode ser denominada como Grapiapunha, Garapa, Grapiá, Gema-de-ovo, Amarelinho e Garapeira.

  • Identificação

A espécie costuma ter entre 25 a 30 metros de altura e diâmetro de 55 a 100 centímetros. É uma árvore mais linear, possui uma casca dura (porém fina) e tonalidade mais amarelada (por isso alguns de seus nomes fazem referência à cor).

  • Região de Ocorrência

Sua principal ocorrência é em matas de regiões chuvosas do Norte do Espírito Santo e, também, Sul da Bahia. Entretanto, se estende até o Rio Grande do Sul e os países vizinhos.

  • Propriedades Mecânicas

Este ponto é extremamente importante, pois ele quem determina se a madeira grápia é realmente uma boa escolha para fazer pisos, madeiras, móveis ou qualquer outra função.

A Grápia é uma espécie dura, pesada e com média retrabilidade volumétrica, características que a ordem adequada para várias funções.

  • Usos

Ela pode ser muito usada na construção civil como estacas, pontes, mourões, postes, cruzetas, caibros, vigas, portas, caixilhos, venezianas e dormentes ferroviários.

Também pode aparecer como tábuas, tacos, degraus de escadas, parquetes, cordões, guarnições, rodapés e forros.

Possui alta qualidade e trabalhabilidade, o que há torna uma ótima opção para mobiliário.

Detalhes sobre a Madeira Grapia

Quais são os cuidados com a madeira grápia?

Seja com a madeira grápia ou qualquer outro tipo de madeira, é fundamental ter em mente que a sua durabilidade depende de alguns cuidados.

Aqueles que cuidam bem dos pisos, móveis ou qualquer outro produto neste material poderá usufruir do mesmo por mais de 50 anos. Tratando-se de pisos, portas e janelas os cuidados devem ser redobrados.

O primeiro ponto é: umidade. A madeira não se dá bem com a umidade por se tratar de um material natural e, por mais que a espécie grápia seja resistente aos ataques de fungos, água e umidade podem acabar com ela.

Sendo assim, busque utilizar a madeira em ambientes internos e longe de banheiros.

Além disso, é importante deixar a limpeza em dia, mas para fazer isso há algumas dicas:

  • Limpe o piso com uma vassoura de cerdas macias
  • Não passe produtos de limpeza
  • Use apenas um pano levemente úmido para limpar a madeira
  • Passe um pano seco em seguida para retirar a umidade

Salto alto, derrubar objetos pontiagudos ou muito pesados (no caso dos pisos de madeira grápia) com toda a certeza pode marcar a madeira. Esses pequenos cuidados irão ajudar, e muito, na preservação.

Cuidados com a Madeira Grapia

Como deixar a madeira com aspecto de nova?

Mas e se o seu piso já estiver com aspecto de velho? Mesmo que você mantenha os cuidados em dia a madeira começa a dar sinais de desgaste.

Este é um dos principais receios em colocar esse material nas construções, entretanto, há como deixar a madeira com cara de nova facilmente.

Primeiramente, é preciso lixá-la bem para tirar a camada superficial (que normalmente possui cera, verniz ou selante).

Essa etapa deve ser feita de forma extremamente cuidadosa, variando os tamanhos de linhas (da mais grossa para a mais fina).

Depois disso é necessário limpar a superfície para prosseguir. Use um pano seco, vassoura de cerdas ou até mesmo um aspirador de pó. É importante não deixar poeira ou resquícios da própria madeira lixada.

Estando tudo lixado e limpo é possível passar para o próximo passo. Escolha o produto desejado (normalmente verniz ou selante) para finalizar (lembrando que alguns vernizes possuem cor, então tome cuidado na escolha).

Esta última camada será para proteger a madeira grápia e, também, deixá-la com aspecto de nova.

O que deve ser avaliado antes de comprar madeira?

Os cuidados com a madeira começam na hora da compra! É fundamental que você avalie muito bem o seu fornecedor antes de fechar uma compra. Avalie quesitos como:

  • Qualidade da madeira

Mesmas espécies podem ter qualidades diferentes de acordo com o fornecedor. Uma forma de descobrir se o material atende suas expectativas é buscando avaliação de outros clientes ou optar por um fornecedor conceituado.

  • Trabalho com a madeira

Até o material se tornar um piso, uma porta ou qualquer outra coisa ele passa por diversos processos (extração, secagem, lixamento, etc.). Caso não haja um bom procedimento entre estas etapas a qualidade ficará prejudicada.

  • Extração legal

É imprescindível assegurar que a madeira que você está adquirindo, independente da espécie, tenha uma extração legal. O desmatamento é muito presente no Brasil e não compactuar com este mercado é importantíssimo.

Desconfie de madeiras muito abaixo do preço e exija certificações dos fornecedores.

Tudo sobre a Madeira Grapia

Onde comprar a madeira grápia?

Dito tudo isso, onde seria o melhor lugar para adquirir a madeira grápia? Há muitos fornecedores no mercado que atendem os pré-requisitos determinados anteriormente, entretanto, a Carpintaria Rezende se destaca.

Além de trabalhar com diversos tipos de madeira, tem um portfólio robusto.

A loja online oferece portas, janelas, pisos, escadas, mesas e outros produtos feitos em madeira.

A carpintaria investe na combinação entre vidro e madeira, um conjunto que nunca sai de moda e que traz sofisticação a qualquer tipo de ambiente. Além de tudo isso, possui qualidade impecável e ótima relação de custo x benefício.

Enfim, se você está em busca de uma boa madeira e possua características estéticas mais clarinhas e amareladas, a Grápia pode ser, sim, a opção mais adequada para você.

Acesse o site da Carpintaria Rezende e conheça um pouco mais sobre os produtos em madeira grápia e, também, outras espécies que podem lhe agradar.

Artigos Relacionados

 
×