Como agregar personalidade ao ambiente utilizando a Madeira Imbuia?

Home Portas Como agregar personalidade ao ambiente utilizando a Madeira Imbuia?
Madeira Imbuia

Quem aposta na madeira imbuia certamente sabe que está automaticamente investindo em uma elevada durabilidade, beleza e, claro, qualidade!

Tudo isso pode ser ideal para compor todos os tipos de projetos, não somente por se tratar de uma madeira essencialmente bela, mas que também pode ser ideal para a fabricação de móveis de requinte.

Porém, não é somente isso! Essa é uma madeira que pode ser devidamente usada no âmbito da construção civil, de forma a se agregar a dose ideal de elegância e personalidade sempre!

Mas, para poder entender todos esses atributos, é importante se aprofundar mais acerca desse assunto e entender, basicamente, as principais características da madeira imbuia!

Qual é a origem da Madeira Imbuia?

A madeira imbuia é proveniente de uma árvore que possui um nome pouco conhecido! Isso porque se trata de um nome cientifico: ocotea porosa!

Esse tipo de árvore pode ser encontrado nas regiões sul do país, como é o caso do Paraná, Rio Grande do Sul e em Santa Catarina – sendo que nessa última localidade a sua incidência é bem maior!

Consiste em uma árvore bastante frondosa e bonita, que pode chegar a ter medidas entre 15 metros e 20 metros de altura.

Já seu tronco pode apresentar medidas variáveis também, de 50 cm até 150 cm de diâmetro.

Árvore de Imbuia
Exemplo de Árvore de Imbuia

Além disso, essa é uma árvore conhecida por ser de caráter ornamental, que é ainda bastante aplicada em projetos de paisagismo, levando em conta grandes áreas.

A madeira imbuia também é uma variação antiga, e de acordo com a lei aplicada no Brasil, essa espécie deve envolver processos bastante rigorosos com relação ao seu corte.

Mas, ela não se limita somente a essa finalidade.

A Imbuia é bastante conhecida por conta de seus frutos, que são capazes de alimentar diversas espécies de pássaros comuns em suas regiões.

Fruto Imbuia
Fruto da Árvore de Imbuia

Já suas flores são consideradas melíferas, ou seja, que são usadas pelas abelhas para contribuir na produção do mel.

Pode-se ainda fazer a extração de sua casca, de forma a usar como um tipo de fixador de perfumes – e para muitos especialistas essa matéria prima chega a ser ainda mais eficiente do que o sândalo!

Em geral, a árvore da madeira imbuia pode receber outros nomes comuns, como a canela-broto, imbuia, imbuia-clara, canela-imbuia, imbuia escura, imbuia-parda e muitos outros!

Qual a cor da Madeira Imbuia?

Um dos pontos que mais chama atenção com relação à madeira imbuia se dá pela sua coloração, que é justamente uma de suas características mais marcantes!

Nesse caso, vale destacar que o seu cerne pode sofrer uma variação indo do pardo / claro / amarelado até o pardo / castanho – em geral, seus veios podem se manifestar mais escuros.

Tonalidade Imbuia
Tonalidade e Veios da Madeira Imbuia

Principais características da Madeira Imbuia!

Algumas características podem ser destacadas quando se trata de conhecer a madeira imbuia! Confira algumas delas abaixo:

  • Consiste em uma madeira de elevada durabilidade, sendo até mesmo bastante resistente contra o ataque de cupins e até mesmo outros organismos.
  • Trata-se de uma madeira substancialmente dura ao processo de corte
  • É ainda uma madeira relativamente pesada, com uma densidade de cerca de 0,65 g/cm³
  • Seu cheiro também evidente, mas é absolutamente agradável e bastante único.
  • Já seu gosto, é considerado amargo
  • No que diz respeito a sua superfície, a madeira imbuia é lustrosa de forma irregular.
  • Embora pesada e dura para corte, é uma madeira considerada fácil de ser trabalhada de uma maneira geral.
  • Seu uso ainda permite um excelente acabamento, sendo que ainda recebe muito bem a aplicação tanto de pintura como de verniz.

Onde essa Madeira pode ser Utilizada?

Em linhas gerais, a madeira imbuia é bastante usada no mercado, sendo dona de uma ótima classificação!

Justamente por isso, ela é muita usada para diferentes finalidades, como no caso da fabricação de móveis mais luxuosos. Mas, ela também é interessante para outros usos.

Isso inclui, por exemplo, folhas franqueadas para decoração, bem como divisórias e ainda painéis compensados!

Já no que diz respeito à construção civil, seu uso também tem uma boa variação!

Ela é comumente usada para vigas, caixilhos, ripas, caibro, JANELAS, PORTAS e também lambris.

Porta de Madeira Imbuia
Exemplo de uma Porta Pivotante de Madeira Imbuia

Mesas de Madeira Imbuia Agregam Personalidade!

Um dos usos que mais chama atenção para a madeira imbuia são as MESAS!

Por se tratar de uma madeira mais antiga e até mesmo de elevada durabilidade, os moveis antigos feitos com ela são realmente diferenciados!

Móveis feitos com ela são ideais para quem gosta de fazer uma composição com uma pegada mais vintage, agrega um diferencial e até mesmo um requinte a mais para qualquer ambiente.

Porém, é sempre importante reforçar que estamos falando de um tipo de madeira altamente versátil, e isso quer dizer que seu uso também pode ser uma aposta certeira para decorações que tenham um cunho mais moderno!

Isso fica ainda mais evidente quando se usa a sua variação de tons e cores característicos para a fabricação de itens realmente diferenciados – e é justamente isso que permite mais personalidade ao ambiente.

Sem contar que essas características são ideais para se ter um visual mais rústico nos ambientes, mesmo se tratando de uma proposta com um tom mais moderno!

Mesa de Madeira Imbuia
Exemplo de uma Mesa de Madeira Imbuia

Decks e Assoalhos de Madeira Imbuia

Ver um deck feito com a madeira imbuia é algo que desperta encantamento!

Dificilmente você irá se deparar com um e não ficar impressionado com a beleza e sofisticação!

O uso dela para essa finalidade se justifica, principalmente, por conta de sua elevada durabilidade e resistência, o que lhe compete o status de madeira realmente ideal para ambientes externos.

Deck Modular de Madeira Imbuia
Exemplo de um Deck Modular de Madeira Imbuia

Mas, isso não quer dizer que ela não possa ser usada para pisos na parte interna! Isso mesmo!

Por conta de sua tonalidade diferenciada e coloração diversificada, o uso dessa madeira para essa finalidade passou a ser considerada uma forte tendência!

Ou seja, ela também pode ser utilizada como tacos ou assoalho de madeira na parte interna da casa.

Sem dúvidas, quem almeja qualidade e durabilidade sem abrir mão de beleza e estilo deve e precisa apostar na madeira imbuía!

Piso de Madeira Imbuia
Exemplo de um Piso de Madeira Imbuia

Artigos Relacionados

 
×