Principais Características da Madeira Itaúba

Home Madeiras Principais Características da Madeira Itaúba
Madeira Itauba

A madeira itaúba é uma das espécies mais utilizadas quando o assunto é porta, janela, piso, deck, móvel ou qualquer outra coisa que se encaixe na construção civil.

Isso porque as suas características são altamente favoráveis, além disso, suas questões estéticas também atraem muito a atenção do público – dos arquitetos e designs de interiores também.

A madeira é um material que nunca saiu de moda e dificilmente haverá algum cenário onde não será valorizada. Ela une um ar rústico com elegância e sofisticação. Quem opta pela madeira na construção, reforma ou decoração na casa, dificilmente vai errar na escolha.

Entretanto, cada madeira possui as suas respectivas particularidades e, consequentemente, cada uma delas é mais adequada para determinada situação.

Árvore de Madeira Itaúba
Árvore de Madeira Itaúba

Madeira Itaúba: quais as principais características

A melhor forma de entender quais são as principais utilizações da madeira itaúba é conhecendo mais sobre a espécie em si.

  • Esta espécie tem uma madeira dura e pesada, ou seja, sua densidade é relativamente alta;
  • A trabalhabilidade é um pouco difícil por conta da característica anterior, no entanto, é possível fazer bons acabamentos quando manuseada por bons marceneiros;
  • Sua textura é média e uniforme, o que agrega valores estéticos à madeira;
  • Possui alta resistência mecânica;
  • Tem alta durabilidade (quesito fundamental em peças feitas em madeira);
  • No começo do tratamento apresenta tonalidades mais amareladas, mas com o passar do tempo se torna castanho escuro;
  • A superfície da madeira pode ser levemente irregular, mas continua lisa ao tato;
  • Possui leves propriedades organolépticas, tendo um cheiro suave e até mesmo agradável;
  • Os poros são visíveis.

Um ponto que merece destaque em relação à madeira itaúba é sua resistência. Não no sentido de resistência mecânica, mas, sim, aos agentes externos.

A madeira é um produto vegetal e, por isso, é um material mais delicado quando comparado com outros (como o metal, por exemplo). É muito comum as peças de madeira serem afetadas por fungos, cupins e outros organismos que a fazem apodrecer.

É claro que a susceptibilidade a isso depende dos tratamentos feitos previamente na peça e de como ela é conservada, mas, também, há muita influência do tipo de madeira em si.

A madeira itaúba, por exemplo, tem uma resistência natural a esses ataques, propriedade fundamental para a sua durabilidade.

Somado esse fator aos tratamentos realizados na madeira, a peça resultante tem alto índice de resistência e durabilidade.

Portas de Madeira Itauba
A Madeira Itaúba é uma espécie confiável para Portas de Madeira.

Principais usos da Madeira Itaúba

A madeira itaúba tem diversas utilidades devidas suas boas propriedades mecânicas e estéticas. Por conta disso, é possível fazer praticamente uma casa inteira utilizando o mesmo tipo de madeira.

Primeiramente, a espécie pode ser usada como assoalho, já que pode ser produzida na forma de tábuas ou tacos. Apesar de esse piso necessitar de algumas manutenções, ele dá um charme a mais na casa.

Assoalho de Itaúba
Assoalho de Itaúba

Além disso, quando a madeira é de qualidade e o piso é instalado de forma correta, as manutenções são bem espaçadas (mas, claro, a preservação deve ser feita de forma correta).

Costuma aparecer em portas e janelas, ou apenas nos batentes. Como é resistente e com boas propriedades mecânicas, pode ser usada até mesmo em pontes, postes e pilares.

Porta de Madeira Itauba
Porta de Madeira Itaúba

Suas propriedades estéticas também fazem da madeira itaúba uma ótima opção para mobílias, principalmente em forma de mesa de madeira.

A madeira pode ser colocada tanto na parte externa quanto interna na casa, trazendo à decoração um ar mais rústico.

Apenas a critério de curiosidade, suas propriedades também permitem seu uso em coberturas de embarcações, implementos agrícolas e peças torneadas.

Janela de Madeira Itaúba
Janela de Madeira Itaúba

Tratamentos da madeira: uma parte importantíssima

Mesmo que a madeira itaúba seja uma ótima escolha, que apresenta boas propriedades, todas elas são perdidas se a madeira não passar pelos processos ideias de tratamento.

Primeiramente, é fundamental que a tora esteja totalmente seca antes de começar o manuseio da madeira. A secagem, por sua vez, pode ser feita de duas formas: ao ar livre e em estufa.

O ideal, entretanto, é que seja feita uma combinação das duas técnicas para que seja atingido o índice ideal de umidade da peça. Cada madeira tem as suas particularidades, assim como o melhor tempo de secagem.

Madeira Seca em Estufa
A secagem da madeira é uma etapa importante no processo.

Outra operação fundamental é o lixamento da madeira. Ele deve ser feito de forma gradual, aumentando o número da lixa para que a superfície fique totalmente lisa e sem fiapos de madeira.

Feito isso, a limpeza da madeira deve ser feita. Antes de aplicar qualquer produto é fundamental que não haja pó, poeira ou qualquer outro tipo de particulado.

Como já dito anteriormente, mesmo que a madeira seja de ótima qualidade, é imprescindível que ela seja tratada de forma correta e isso envolve produtos químicos.

Primeiramente, as peças de madeira devem receber demãos de selante. Esse material ajuda a proteger, fechar os poros, aumentar a durabilidade do material e, ainda, melhorar a adesão de outros produtos, como verniz ou tinta.

Tanto o verniz quanto a tinta devem ser aplicados de forma adequada, evitando que a camada descasque ou fique heterogênea.

O verniz, além de proteger, também pode conferir mais brilho ou opacidade e mudar o tom da madeira.

Verniz para Madeira
O verniz vai trazer a cor e o brilho para a madeira.

Como escolher a Madeira Itaúba?

Para escolher uma boa madeira itaúba é fundamental optar por madeireiras conceituadas no mercado.

Além das questões óbvias relacionadas à qualidade, outra questão é fundamental: a extração legal e sustentável das árvores.

Muitas madeireiras trabalham de forma ilegal – e isso pode abaixar o preço do produto – mas sempre opte por empresas sustentáveis e que tenham comprometimento com o meio ambiente.

Somado a isso, verificar quais são os procedimentos de tratamento realizados nas toras é uma boa alternativa para averiguar a qualidade do material.

Qualquer dúvida sobre o assunto envie um email para nossa empresa: [email protected]

Estamos sempre à disposição para Ajudar.

Até o próximo Artigo!

Artigos Relacionados

 
×