Madeira Jequitibá

Home Madeiras Madeira Jequitibá

A madeira é um material que sempre teve destaque em diversos segmentos, desde construções até a fabricação de móveis, são várias as opções de madeira para quem deseja criar uma peça exclusiva. E cada madeira tem as suas próprias características, que faz dela ideal para um segmento em específico, que no caso da Madeira Jequitibá, é o segmento de móveis e decoração.

Quer saber mais? Então venha com a gente conferir esse guia completo que preparamos especialmente para você.

A Madeira Jequitibá se destaca principalmente por sua fácil trabalhabilidade, que proporciona um acabamento fino, o que faz dela a melhor e principal opção quando o assunto são móveis e itens de decoração em geral.

Então, se você quer saber mais sobre a Madeira Jequitibá, suas características e quais as melhores aplicações para essa espécie de madeira, venha com a gente conhecer esse guia completo que foi preparado pelos maiores profissionais do assunto. Você com certeza vai se surpreender.

O que é a Madeira Jequitibá?

E para que você conheça melhor a Madeira Jequitibá e suas melhores aplicações, primeiro é muito importante que você entenda o que ela é. Para isso, trouxemos em detalhes as informações indispensáveis para quem deseja trabalhar com esse tipo de madeira.

A Madeira Jequitibá vem da árvore de Jequitibá, que é considerada a maior árvore nativa de todo o Brasil, podendo ter entre 30 a 50 metros de altura, e 2 metros de diâmetro. No Brasil ainda existem registros de árvores de jequitibá que podem chegar a até 60 metros de altura com 16 metros de diâmetro. Ou seja, são árvores enormes, tanto que o seu nome significa ‘’árvore gigante’’ em tupi-guarani.

Essa árvore é principalmente encontrada em matas atlânticas, nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e também no Mato Grosso do Sul, ela pode inclusive ter algumas ocorrências na região Nordeste do Brasil.

A Madeira Jequitibá vem de uma árvore que se destaca também pela sua beleza, já que a árvore de Jequitibá é considerada uma das mais famosas do mundo, graças a sua floração e benefícios para a fauna e flora local. Essa árvore pode viver nutrindo o solo de sua região por milhares de anos, alimentando os animais nativos, que utilizam de suas sementes como alimento. Além disso, até mesmo a casca da árvore de Jequitibá possui propriedades anti-inflamatórias, o que a faz muito popular entre os indígenas da região, que fazem uso dela para a fabricação de medicamentos naturais.

A Madeira Jequitibá é considerada de lei, e foi intensamente explorada na época da colonização, sendo vendida principalmente para a Europa. Hoje, essa árvore corre até mesmo risco de extinção, por isso só pode ser retirada de forma legal e licenciada pelos órgãos fiscais. Assim que é retirada uma árvore jequitibá de forma legal, o responsável assume o compromisso de plantar outra árvore da mesma espécie no local.

Quais são as diferentes espécies de Madeira Jequitibá?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a árvore que dá origem a Madeira Jequitibá, é importante saber que no Brasil, existem cerca de 10 espécies diferentes de Jequitibá, onde entre as mais populares estão:

  • Jequitibá-rosa

A árvore de jequitibá-rosa é um espetáculo aos olhos, ela se destaca nas florestas pela sua altura e beleza. Com nome científico de ‘’cariniana legalis’’ ela é um dos símbolos mais importantes nas florestas do estado de São Paulo e Espírito Santo. Com as flores brancas e folhas permanentes, ela se desenvolve com muita rapidez, o que faz dela perfeita para o reflorestamento de regiões.

Ela também pode ser conhecida por outros nomes, dependendo da região, como jequitibá-vermelho, estopa, jequitibá-grande e outros.

  • Jequitibá-branco

Essa espécie é mais comum na região interior de São Paulo e Minas Gerais, e também se destaca pelo seu tamanho e largura. O seu nome científico é cariniana estrellensis, mas ela também é conhecida como jequitibá-rei, pau-estopa e pau-de-cachimbo. A sua casca é cinza em tom bem claro, e as folhas tem um tom avermelhado, com pequenas flores brancas, o que faz dela uma verdadeira obra de arte em meio a natureza.

Quais são as características da madeira jequitibá?

Você já conhece um pouco mais sobre as diferentes espécies que podem dar origem a Madeira Jequitibá, e mesmo que essas árvores não se assemelham em alguns aspectos, como cor, localidade e características, a madeira produzida por ambas têm as mesmas similaridades.

Conhecer um pouco mais sobre as características da Madeira Jequitibá, é o que vai fazer com que você entenda um pouco mais sobre as suas possíveis aplicações, que no caso dessa espécie, é ideal principalmente para a confecção de móveis e itens de decoração em geral. Por isso, confira com a gente as características mais marcantes da Madeira Jequitibá.

  • Coloração

A coloração da Madeira Jequitibá pode variar um pouco dependendo da espécie e região de onde ela é retirada, mas no geral essa coloração pode variar entre o rosa-acastanhado, marrom escuro e caramelo. Você pode utilizar diferentes cores de Madeira Jequitibá para criar peças únicas e cheias de estilo.

  • Densidade média e moderadamente pesada

Outra característica marcante da Madeira Jequitibá, é o fato de que ela tem uma densidade média e é moderadamente pesada, o que faz dela mais versátil e ideal para a construção de peças e móveis.

  • Alta durabilidade

Esse é com certeza um dos pontos principais que você tem que levar em consideração ao adquirir uma espécie de madeira para o seu projeto. Optar pela Madeira Jequitibá vai fazer com que as peças produzidas tenham uma durabilidade superior, o que garante que esse móvel vai durar por anos, até mesmo atravessando diferentes gerações.

  • Acabamento fino e superfície lisa, com efeito, matte

Um móvel produzido com a madeira Jequitibá é muito mais sensível ao toque, e você nem precisa ter um trabalho intenso de lixamento para isso, já que ela por sua própria natureza já proporciona uma superfície lisa. Além disso, diferente de outras espécies, ela contém um efeito matte, e não tão brilhante.

  • Sem odor e sabor

Existem algumas madeiras que não são adequadas para móveis, pois em ambientes fechados ela pode inchar e soltar um forte odor característico da madeira. No caso da Madeira Jequitibá isso não acontece, já que o seu odor e sabor são imperceptíveis.

  • Baixa resistência a organismos quando exposta sem cuidado

A madeira é um material vivo, por isso mesmo o cuidado com ela deve ser redobrado, se você quiser evitar acidentes com o ataque de organismos como os cupins, que podem destruir a madeira. Para isso, é preciso expô-la em ambiente limpo e arejado, e que de preferência tenha acesso à luz. Existem alguns produtos que podem atuar como repelente das ações desses organismos, e vale a pena investir já que a Madeira Jequitibá tem baixa resistência para esses ataques. Assim, o móvel vai durar muito mais e ter muito mais qualidade.

Quais são as aplicações mais populares com a Madeira Jequitibá?

Você já está por dentro de quase tudo, e já conhece vários dos importantes aspectos que caracterizam a Madeira Jequitibá, e agora chegou a hora de descobrir as suas aplicações mais populares, para que você se inspire em criar peças únicas com essa madeira tão importante.

Para isso, preparamos uma lista que segundo os profissionais, são aplicações em que a Madeira Jequitibá se destaca ainda mais pelo seu acabamento e características. Confira!

  • Móveis diversos

Os móveis são com toda certeza a aplicação mais popular da Madeira Jequitibá, principalmente pelas características que você já conhece, que fazem dela perfeita para a confecção dessas peças. Aqui, vamos destacar alguns móveis que ganham uma sofisticação a mais quando feitos a partir dessa madeira, e são um verdadeiro sucesso na alta classe, como os painéis para TV, mesas e cadeiras, cabeceiras, mesas de centro, aparadores e camas.

Vale utilizar a sua criatividade, já que a Madeira Jequitibá abre um grande espaço de versatilidade para que você possa trabalhar com as mais diferenciadas peças.

  • Assoalho

Os assoalhos de madeira estão com tudo! Os projetos arquitetônicos tem focado cada vez mais nessa tendência, e um dos materiais preferidos para essa finalidade é a Madeira Jequitibá.

A facilidade de combinar a Madeira Jequitibá com o ambiente geral é o que faz dela perfeita para assoalhos, e traz um charme muito especial e sofisticado para o ambiente, além de sua alta durabilidade e facilidade de higienização, que são pontos essenciais para um bom acabamento.

  • Portas

Outro item que está cada vez mais presentes nos projetos de arquitetura e é um verdadeiro charme, são as portas feitas com a madeira Jequitibá, que são elegantes e sofisticadas, dando um destaque ainda maior para o conjunto.

Você pode adicionar elementos de vidro, ferro e outros para criar as melhores obras de arte.

  • Barcos

A Madeira Jequitibá é perfeita para a construção de barcos, já que a sua resistência para água é alta e sua densidade baixa, cada vez mais as empresas utilizam desse material em seus projetos, criando barcos de luxo que levam a Madeira Jequitibá desde o casco até o assoalho e forro.

Uma madeira versátil e perfeita para o seu projeto!

Se você estava procurando por uma espécie de madeira perfeita para as suas confecções, após conhecer a Madeira Jequitibá deve com certeza ter se surpreendido com as suas características únicas e versatilidade sem igual, que permite criações dos mais diversos gêneros.

E se você quer trabalhar com a Madeira Jequitibá em alguns de seus projetos, na hora de comprar, é preciso se atentar muito à questão da legalidade, já que estamos falando de uma árvore que está em risco severo de extinção em nosso País. Infelizmente, o desmatamento ilegal é algo muito comum no Brasil, e existem muitos fornecedores que utilizam dessa madeira ilegal principalmente pelo seu preço mais baixo, porém, isso é crime e pode dar até cadeia!

Na hora de adquirir a sua Madeira Jequitibá, o mais importante é ter toda a documentação que comprova que ela foi retirada de forma legal, e em seu lugar foi plantado outra árvore para garantir o reflorestamento da região, assim, os seus projetos ganham um charme incrível e o meio ambiente não sofre!

Utilize a sua criatividade e surpreenda seus clientes.

Para trabalhar com as mais diversas opções de móveis sofisticados e outros itens, utilizar a Madeira Jequitibá é o que vai trazer um charme ainda mais especial para suas peças, e com certeza vai atrair mais clientes para o seu negócio.

Por isso, com o conhecimento que você já adquiriu com esse guia completo, chegou a hora de aplica-lo à prática, dando espaço para utilizar a criatividade e criar peças de tirar o fôlego de qualquer um. A Madeira Jequitibá com certeza é a escolha perfeita para os seus projetos!

Artigos Relacionados

 
×