Madeira MDP: Guia Completo!

Home Madeiras Madeira MDP: Guia Completo!

A Madeira MDP é muito utilizada para diversas finalidades e talvez ela seja o tipo de madeira que você está procurando. Não é raro confundirem este modelo com MDF, visto que os nomes são, de fato, bem parecidos.

Entretanto, cada qual possui as suas respectivas características e neste artigo você vai entender mais detalhadamente o que é a MDP e quais são as suas principais diferenças com a famosa madeira MDF.

Antes de comprar esse tipo de material é essencial conhecer as suas possibilidades e quais são as características de cada opção, considerando que cada material é melhor aplicado em determinadas situações.

O que é Madeira MDP?

O primeiro ponto que precisamos esclarecer é, obviamente, o que é a Madeira MDP. MDP é a sigla para Medium Density Particleboard, que em português quer dizer “Partículas de Média densidade”.

O material é desenvolvido com três camadas de madeira triturada, cuja espécie normalmente é a Pinus. As duas camadas externas são mais finas do que a camada única interna, que é mais grossa.

Este método de montagem confere ótimas qualidades para a MDP, como isolamento acústico, maior estabilidade dimensional e resistência contra deformações ou empenamentos.

A Madeira MDP é uma grande candidata para fazer móveis retilíneos e que não precisam passar por processos de usinagem. Mais à diante falaremos pontualmente sobre o uso do material.

Dentre as principais características do MDP, podemos citar:

  • Boa estabilidade
  • Ecologicamente sustentável
  • Tem resistência à água
  • É resistente
  • Bom material para estruturas
  • Funciona perfeitamente para cortes retos
  • Resistente ao empenamento
  • Não aceita processos de usinagem
  • Não aceita muitas aplicações de acabamento

Como você pode notar, a Madeira MDP possui certas vantagens e desvantagens. Entenda um pouco melhor sobre cada uma delas a seguir.Madeira MDP

Quais as vantagens do MDP

O MDP realmente é um material que agrega muitas vantagens e por conta disso é muito procurado no mercado.

  • Extremamente utilizado em países desenvolvidos por conta de suas características e pelo fato de ser sustentável
  • Material econômico
  • Ideal para ser usado na fabricação de móveis
  • Resistente à umidade
  • Esta madeira recebe melhor os parafusos, visto que as partículas em seu interior são mais grossas, o que fixa o parafuso (além de resistir a pressão). Isso aumenta a trabalhabilidade do material
  • O MDP, apesar de resistente, é bem leve
  • Resistente a atritos

Quais as desvantagens do MDP

Mas, claro, nem tudo é perfeito e o MDP também possui as suas desvantagens. Dentre elas, podemos citar:

  • Apesar de ter resistência à umidade, não é à prova d’água
  • Pode apresentar algumas imperfeições
  • Sua estética dá a impressão de material mal acabado, o que pode influenciar na hora da escolha

Vantagens e Desvantagens da Madeira MDP

Como é feita a Madeira MDP?

Como já dito anteriormente, a Madeira MDP é formada por camadas de madeira triturada – material conhecido como cavaco – e normalmente a matéria prima é o Pinus.

Três camadas são coladas umas às outras, onde as da extremidade são mais finas, enquanto a central é bem mais grossa.

O processo de fabricação colabora para questões sustentáveis, pois é uma espécie de reciclagem de madeiras que não serão mais utilizadas para móveis ou afins.

Na fabricação, a chapa de MDP é superaquecida, de modo a garantir que o material não esteja contaminado por insetos.

Compensado MDP

Madeira MDP é boa?

E depois de dizer tudo isso, resta o questionamento principal: a Madeira MDP é realmente boa?

Respondendo de antemão: sim, o MDP é um material bom e pode ser usado para diferentes fins.

Mas, claro, ele possui as suas limitações. Isso não quer dizer que ele seja ruim, apenas que há uma necessidade de pensar se o uso pretendido se alinha com as características do material.

Por exemplo, se você deseja fazer algo com muitas curvas e todo trabalhado, a Madeira MDP não é o material ideal para isso, pois sua composição permite aplicações apenas retilíneas.

Além disso, usar esta madeira em locais que chove muito também não é recomendado. Sendo assim, usar o MDP em locais externos não é das melhores ideias.

Mas isso não é privilégio do MDP, onde até mesmo madeiras maciças se comportam dessa forma.

Para o seu propósito, a Madeira MDP é realmente uma opção muito interessante no mercado. O melhor de tudo é que ela oferece uma ótima relação de custo x benefício.

Porém, para garantir que o material realmente atenda às suas expectativas é imprescindível encontrar um fornecedor que ofereça toda essa qualidade. Caso contrário, a madeira – seja de MDP ou qualquer outra – não será de qualidade.

O que fazer com a MDP

Até o momento você já deve ter uma breve ideia de onde usar a Madeira MDP e o que fazer com ela, mas vamos sintetizar tudo neste tópico para esclarecer ainda mais as suas ideias.

De modo geral, o MDP é muito utilizado para móveis. Entretanto, há aquela limitação de que as estruturas devem ser em linha reta. A vantagem é que o produto aguenta maior peso e também tem resistência ao empenamento.

Você facilmente encontrará esse material sendo a composição de divisórias, portas, prateleiras, camas, armários, gaveteiros, tampos e painéis.

Elas também podem ser usadas em ambientes como banheiro e cozinha, como nos armários, mas lembre-se de que ela é resistente à umidade, mas não responde bem se for efetivamente molhada.

Você pode usar a Madeira MDP para o fim de desejar se houver a necessidade de um material retilíneo e que não fique exposto à chuva ou água.

Há realmente muitas aplicações, incluindo em ambientes comerciais.

Peças de MDP

Qual a diferença entre MDP e MDF?

Um ponto relevante sobre a Madeira MDP é justamente a sua diferença com o MDF, material amplamente conhecido no mundo da construção.

Os usos indicados para o MDF diferem um pouco, pois não se limitam ao retilíneo, podendo ser usados em curvas também. O MDF aceita a usinagem, criando cantos mais arredondados.

Isso abre a possibilidade para outras aplicações, visto que há novas oportunidades de design.

A seguir há uma tabela comparativa que vai lhe ajudar a entender melhor as diferenças principais entre cada uma dessas madeiras:

MDP

MDF
Como é produzido

Fabricada por 3 camadas de madeira triturada

Feita a partir da aglutinação das fibras de madeira
Resistência ao peso Suporta mais peso, mesmo sendo mais leve É mais pesada, mas suporta menos peso
Relação com a umidade Tem resistência, mas ainda é preciso tomar cuidado Não reage bem à umidade
Preço Mais barato Mais caro

Em relação à produção, o MDF não é composto por camadas, é um material mais sólido e liso.

Para receber componentes, como verniz, revestimento ou tintas, acaba sendo uma opção mais interessante do que o MDP.

Agora, se o local tiver mais umidade, com certeza a Madeira MDP é mais indicada.

O motivo é que a sua fabricação em camadas dificulta a corrosão e, também, a expansão do material.

O MDF estufa em contato com a água e umidade, fazendo com que ele estrague rapidamente.

Diferença de MDP x MDF

O melhor dos dois mundos

Você não necessariamente precisa escolher entre Madeira MDP ou a madeira MDF para fazer um móvel, é perfeitamente possível combinar esses dois materiais.

Isso irá promover um design com maiores possibilidades, promovendo um peso médio bem interessante, bem como sua resistência.

O custo x benefício também pode se tornar ainda mais atrativo, visto que o MDP é um material mais em conta do que o MDF.

Então, se você estava se questionando qual é o melhor, a resposta depende muito da aplicação.

É preciso avaliar qual será o uso para, então, saber qual das opções oferece o melhor custo x benefício. E, claro, lembre-se que você pode usar as duas coisas em um mesmo móvel ou estrutura.

Como fazer a manutenção da Madeira MDP

A Madeira MDP é um material que possui boa durabilidade se houver o devido cuidado com a peça.

Ao contrário de madeiras maciças, não há a necessidade de lixar ou coisa do gênero, apenas mantenha a MDP em local que não pegue muito sol ou chuva, pois, como você já sabe, o material é sensível à água.

Na hora de limpar, passe uma flanela macia para tirar a poeira.

Caso tenha algum resíduo, umedeça o pano e limpe a superfície. Logo depois, passe um pano seco para tirar o resquício de umidade da placa.

Como você pode notar, não é nada muito trabalhoso e é realmente um material de fácil cuidado. Seu principal gargalo é, de fato, a água.Tipos de Madeira MDP

Onde comprar madeira MDP?

A essa altura você já deve saber se a Madeira MDP é a ideal para o que você está procurando ou não. Caso seja o material que irá atender às suas expectativas, resta saber onde comprá-lo.

Normalmente a MDP é encontrada em casas de material de construção ou com marcenarias/carpintarias.

Nessa segunda opção você provavelmente terá maiores possibilidades quanto à compra, pois carpintarias e marcenarias promovem um trabalho personalizado (questão de dimensões e afins).

Mas, claro, também há a possibilidade de encontrar os móveis prontinhos em lojas (caso seja um armário para cozinha ou banheiro, por exemplo).

O importante é se assegurar que o material é realmente de qualidade, para garantir que todas as vantagens do material realmente apareçam naquele produto (bem como as desvantagens sejam minimizadas).

Além disso, é imprescindível que o fornecedor garanta que aquela madeira utilizada no MDP é proveniente de extração legal. Infelizmente, a extração ilegal de madeira é uma realidade no nosso país.

Sendo assim, não compactue com esse mercado. Sempre que for adquirir alguma madeira, verifique qual é a procedência da mesma.

Enfim, essas foram algumas das considerações sobre a Madeira MDP. De modo geral, é uma ótima escolha quando não há a necessidade de curvas ou muito trabalho em cima da estrutura.

É um material com bom custo x benefício, sendo bem leve e resistente (resistência mecânica e à umidade).

Se você está à procura de um material com essas características, então a Madeira MDP com certeza poderá ser uma possibilidade. Lembre-se que você também pode misturar com a famosa madeira MDF para agregar novas características.

Artigos Relacionados

 
×