Madeira Muiracatiara

Home Madeiras Madeira Muiracatiara

A madeira é com toda certeza um dos materiais mais utilizados no mundo todo, aqui no Brasil, principalmente, temos uma variedade gigantesca de árvores nativas que são ideais para vários projetos, desde construção civil até a confecção de móveis e objetos de decoração variados. Por isso, hoje preparamos para você um guia completo sobre uma das espécies de madeiras mais raras e populares do Brasil, a madeira muiracatiara!

Uma madeira de cor intensa e marcante, a madeira muiracatiara é perfeita para projetos diversos, sendo uma das espécies mais versáteis do Brasil, e com essas dicas, você com certeza vai ter as melhores inspirações para trabalhar com essa espécie.

Então, venha com a gente e confira esse guia completo que foi preparado pelos maiores especialistas do assunto, e conheça alguns aspectos mais profundos da madeira muiracatiara, como as melhores aplicações a sua origem. Você com certeza vai se surpreender com ela!

O que é madeira muiracatiara?

E para que você conheça todos os aspectos mais importantes da madeira muiracatiara, primeiramente é importante saber o que ela é e quais as suas características mais marcantes, assim como a sua origem. E todas essas informações nós trouxemos para você de forma detalhada!

A madeira muiracatiara é uma madeira maciça que pode variar entre um tom rosa claro ou avermelhado, dependendo da região em que ela é extraída e seu tempo de maturação. As faixas, também conhecidas como estrias ou veias, são de um marrom intenso, o que traz ainda mais destaque e torna essa espécie perfeita para trabalhar com peças rústicas.

O seu nome científico é Peltogybe cf. subsessilis e ela é da família das caesalpiniaceae. Essa é uma árvore típica principalmente na região amazônica, o que faz dela uma espécie rara e de alta preservação.

A árvore de madeira muiracatiara é grande, chegando a medir de 15 a 20 metros de altura, mas em algumas documentações existem registros de árvores de madeira muiracatiara de até 40 metros de altura, o que faz dela uma das espécies de árvores mais altas do Brasil.

As regiões onde você pode encontrar essa árvore, fora da região amazônica, onde ela é predominante, são em regiões como o Acre, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e também no Maranhão, e é importante lembrar que essa madeira está legalizada para retirada somente perante a aprovação prévia dos órgãos fiscais.

Pela sua importância principalmente nas regiões nordeste do Brasil, a cada árvore de madeira muiracatiara que é retirada, por pleno acordo outra deve ser plantada no lugar, para que assim haja a comercialização deste material sem colocar em risco uma das espécies mais importantes do território Brasileiro.

Uma espécie latino-americana.

Muitas pessoas acreditam que a muiracatiara é uma árvore nativa do Brasil, porém, ela também pode ser encontrada em outras regiões da América latina, como o Peru, Uruguai e Paraguai. Há alguns registros dela em algumas localidades isoladas no Oeste da África.

Por estar em localidades tão diversas, ela pode ser conhecida por diversos nomes em diferentes regiões. Somente aqui no Brasil, além de muiracatiara, ela também é conhecida como Aroeira, Gonçalo-alves, e Sanguessuga.

Essa espécie de madeira é também uma das mais exportadas para outros países, principalmente os Estados Unidos, e por lá ela é conhecida por ‘’tiger wood’’, em referência a sua cor característica que se assemelha à pelagem dos tigres.

As características da madeira muiracatiara.

E agora que você já sabe mais sobre as origens da madeira muiracatiara, é muito importante entender um pouco mais sobre as suas características, para que assim você também possa entender um pouco mais sobre a sua versatilidade, e o que faz dela tão popular.

  • Resistência

Uma das primeiras características da madeira muiracatiara que chama a atenção de quem trabalha com esse material, é a sua resistência. Por ser uma madeira maciça, a sua durabilidade pode ultrapassar os milhares de anos! Por isso, ela se torna ideal para acrescentar em projetos tanto arquitetônicos quanto de móveis e artigos de decoração rústicos. Além disso, a sua resistência também engloba o fato de que é muito mais difícil a decorrência de acidentes com organismos, como fungos e cupins, que podem destruir o material e são o pesadelo de quem trabalha com madeiras em geral.

  • Coloração única

Outro aspecto que chama muito a atenção de quem trabalha com essa espécie de madeira, é a sua coloração única e chamativa. Com padrões irregulares e impressões digitais únicas, ela mescla um tom avermelhado ou bege com faixas de marrom escuro, ou até mesmo preto, por isso mesmo ela é uma das queridinhas para quem gosta de uma peça rústica para agregar mais elegância aos ambientes.

  • Brilho natural

Algumas espécies de madeira necessitam de um trabalho de finalização intenso para que tenha um aspecto mais brilhante e saudável. No caso da madeira muiracatiara isso já é natural da própria espécie, por isso na maioria das vezes não é utilizado a lixa ou verniz para finalizar as peças confeccionadas a partir dela.

  • Alta densidade

Uma madeira com alta densidade como a madeira muiracatiara garante que conforme você utilize peças ou espaços confeccionados com ela, ela não terá nenhuma deformidade com a ação do tempo, o que faz de seu custo-benefício ainda mais interessante para quem está pensando em investir em madeira muiracatiara, tanto para construção civil quanto para móveis e artigos de casa.

  • pesada

Assim como toda madeira maciça, o peso da madeira muiracatiara é um pouco elevado, o que demanda uma maior prática e cuidados na hora de manusear e trabalhar com ela.

Onde a madeira muiracatiara é utilizada?

Conhecendo um pouco mais sobre as características mais importantes da madeira muiracatiara, agora vamos te apresentar as suas aplicações, e aqui você vai entender o que queremos dizer quando falamos sobre a versatilidade sem igual dessa madeira.

Para isso, separamos para te apresentar algumas das aplicações mais populares que são escolhidas por quem decide trabalhar com a madeira muiracatiara, e você com certeza vai se inspirar com essas referências, para que possa criar os seus próprios projetos originais e cheio de personalidade e estilo. Confira!

  • Pisos

A textura orgânica e natural da madeira muiracatiara é uma beleza por si só, e quando utilizada na fabricação de pisos, ela pode trazer uma elegância incrível para o ambiente, que vai combinar muito com tons escuros ou alegres. O piso de madeira muiracatiara é fácil de higienização e não precisa ser constantemente lustrado, já que o brilho natural desse material é uma de suas características mais marcantes.

  • Móveis

Os móveis de madeira são uma tendência no Brasil desde os anos 50, quando o eucalipto se popularizou como obra prima. Desde então, muita coisa mudou, e hoje existe um catálogo de espécies que são ideais para a criação de móveis diversos, como é o caso da madeira muiracatiara. Com sua cor característica, você vai poder criar peças exclusivas e cheias de personalidade, como mesas, cadeiras, painéis, estantes, cômodas e o que mais a sua criatividade permitir! Além disso, o tom da madeira muiracatiara combina muito com o vidro e o ferro que também podem ser utilizados para a criação de peças.

  • Instrumentos

Os instrumentos são verdadeiras obras de arte, e criar uma peça como essa é um dever que traz muitas responsabilidades, afinal, não adianta somente a estética, é preciso criar uma peça funcional, que vai agradar o músico. Por isso mesmo, a madeira muiracatiara é muito utilizada para a criação de instrumentos diversos, como violão, violino, pianos, guitarras e outros. Sua cor e tons que se sobrepõem são perfeitos para peças exclusivas e elegantes.

  • Decoração

Utilizar a madeira muiracatiara como decoração é também uma ótima escolha! Você pode criar molduras para quadros, esculturas, vasos e muitos outros produtos para decoração que com certeza serão um sucesso absoluto entre os clientes que prezam pela sofisticação e qualidade.

  • Varandas

As varandas de madeira são uma das maiores tendências da arquitetura moderna, por isso mesmo elas estão em alta. E para ter uma varanda de madeira com qualidade, segurança e muito charme, é preciso saber escolher qual é a melhor madeira para esse projeto. E optando pela madeira muiracatiara, não tem erro! Graças a sua durabilidade superior e a sua alta resistência, ela se torna perfeita para ambientes externos, onde há frequência de chuva e oscilações de temperatura, sem que ela se danifique ou apodreça.

  • Portas e janelas

As portas e janelas feitas com a madeira muiracatiara são uma verdadeira obra de arte! Peças elegantes e chamativas, ela vai trazer um charme ainda mais especial para o visual da fachada de sua casa ou apartamento. Essa espécie de madeira não tem odor, o que faz dela ideal para ambientes internos, por isso mesmo as portas e divisórias são uma ótima opção de projeto para fazer com a madeira muiracatiara.

  • Casas

E por último, é possível construir uma casa completa com a madeira muiracatiara! Esse projeto é de tirar o fôlego, e é muito utilizado em países como os Estados Unidos, que tradicionalmente tem um carinho especial por cabanas e casas de madeira. Uma casa feita com esse material, além de segura e muito bonita, fica também mais aconchegante, e com certeza vai durar milhares de anos, podendo ser passada para as próximas gerações.

Por ter um preço mais elevado, assim como toda madeira maciça, você pode mesclar esse projeto com outras espécies, para ter um custo benefício mais interessante, sem perder a qualidade que você deseja no seu projeto, que será um verdadeiro sucesso na vizinhança, e motivo de inspiração para muitos!

A versatilidade da madeira muiracatiara.

E agora que você já sabe tudo o que precisa sobre a madeira muiracatiara, deve ter se impressionado em como essa espécie pode ser utilizada para composições e projetos diferentes! E é exatamente isso que faz dela uma espécie de madeira cada vez mais popular não somente nos seus países de origem, mas pelo mundo todo, que se encanta pelo seu charme único.

E com essas dicas exclusivas, você vai ser capaz de trabalhar em um projeto incrível, utilizando a madeira muiracatiara como matéria prima principal, e com certeza vai surpreender os seus clientes!

Tenha responsabilidade com a procedência!

E sendo uma madeira rara e difícil acesso como a madeira muiracatiara, é infelizmente cada vez mais comum no Brasil o desmatamento ilegal, que retira a madeira ilegalmente para comercializa-la em preços mais baixos. Além de ser um crime previsto em lei federal, é um grande risco para a preservação do meio ambiente.

Por isso, na hora de comprar a madeira muiracatiara, tenha a responsabilidade de checar a sua procedência, e sempre desconfie dos preços que são muito abaixo da tabela. Assim, você garante o seu material exclusivo sem danificar e ferir o meio ambiente!

Artigos Relacionados

 
×