Madeira nogueira

Home Madeiras Madeira nogueira

A madeira Nogueira é uma madeira muito apreciada por apresentar estilo e sofisticação. Destaca-se entre as outras por apresentar características de fácil manuseio e uma coloração com tonalidades mais escuras e vivas, o que confere beleza e elegância.

Por proporcionar um acabamento impecável é um tipo de madeira muito utilizada para decoração e design de interiores.

Além disso, o seu uso traz ótimos benefícios como:

  • Aumento do isolamento térmico e acústico;
  • Promove a sensação de estar mais próximo à natureza;
  • Proporciona bem estar, por criar um ambiente agradável, confortável e aconchegante;
  • Maior resistência e longa durabilidade;

O que é madeira nogueira

É a parte lenhosa da árvore Nogueira que tem como nome científico Juglans nigra, pertencente a família Juglandaceae. É uma árvore caducifólioa, ou seja, ela perde folhas em determinada época do ano, pode alcançar até 45 metros de altura dependendo da região.

Possui uma copa larga e bem aberta, o tronco é reto com casca castanha escura, quase preta, e muito enrugada. O extrato concentrado da casca pode ser utilizado como desparasitante e é utilizado na medicina biológica.

As folhas possuem coloração verde e amarela, e contém um óleo que é aromático, as flores são em amentos, o fruto é drupáceo e muito conhecido: a nozes.

Existem por volta de 20 espécies diferentes de árvores que dão origem a madeira Nogueira. Cada uma dessas espécies de árvores possuem características próprias, embora semelhantes, essas características variam de acordo com a região onde é cultivada.

Origem da madeira nogueira

A Nogueira é uma árvore que tem origem no sudeste asiático e no mediterrâneo oriental e foi levada para Europa pelos romanos. É uma árvore que tem boa adaptação para diferentes regiões.

O cultivo da Nogueira negra na região da Europa aumenta no ano de 1629 para fins ornamentais e também económicos, por ter alta qualidade de madeira: densa, dura e forte.

Atualmente é encontrada na Europa, no Canadá, nos Estados Unidos (com a Nogueira negra e da Califórnia) e também no Brasil.

As florestas do Brasil possuem grande riqueza e variedades de espécies de árvores que nos fornecem madeiras de qualidade, resistentes e bonitas que são capazes de atender o mercado de produção de madeiras, cada uma com características únicas com aplicações variadas de sua madeira.

Mas entre as espécies exóticas que são cultivadas no país, a Nogueira é uma das mais visadas, possui um grande valor comercial, tanto pela qualidade da madeira (resistência) quanto pelo visual diferenciado (elegância) que ela apresenta.

Entre todas as espécies uma das mais cultivadas no Brasil é a Juglans regia, uma espécie folhosa que pode chegar a 25 metros de altura, até 20 metros de largura (fronde) e até 2 metros de diâmetro do caule, é uma espécie que se adaptou muito bem as condições climáticas brasileiras.

Onde utilizar madeira nogueira

Por ser um tipo de madeira muito valorizada no mercado, principalmente quando o assunto é design de interiores, a Nogueira pode ter diversas aplicações como na fabricação de mobiliários, revestimento de paredes, também em detalhes de interiores arquitetônicos produzindo portas e painéis.

Algumas pessoas também gostam de combinar a Nogueira com outras madeiras de tonalidade mais clara.

Sua aplicabilidade geral pode ser em: mobiliários, móveis de estilo, soalhos, carpintaria de interior, marcenaria e também artigos de desporto.

É um tipo de madeira de utilização muito versátil, sua aplicação pode ser:

  • Pisos de madeira Nogueira

Os pisos feitos com Nogueira proporcionam um ambiente moderno, por ser altamente resistente é uma ótima solução para revestimento em ambientes com tráfego médio apresentando um ótimo custo benefício.

As opções de modelos de pisos feito em madeira nogueira são os mais variados que você possa imaginar. Um piso com essa madeira também vai proporcionar um excelente conforto térmico, deixando o lar mais aconchegante.

  • Revestimento de parede com madeira Nogueira

Uma opção que vai trazer uma beleza incrível para a sua casa é fazer o revestimento de paredes com Nogueira, você pode escolher uma parede para a aplicação, vai promover um ar de naturalidade com as nuances de cores presentes na Nogueira.

Outra opção que também é utilizada é em revestimento de teto, indicada para ambientes com alta intensidade de luz, já que a presença da madeira no teto pode escurecer o ambiente.

  • Painéis de madeira Nogueira

Com uma marcenaria primorosa os painéis feitos de madeira Nogueira combina reforço com delicadeza com um acabamento natural, fino e resistente com maior vida útil.

  • Deque de madeira Nogueira

A madeira Nogueira é uma das mais utilizadas para a produção de um de que de qualidade, já que é resistente e propício principalmente para ambientes externos e pode ser exposta às variações do tempo como chuva, sol, sereno etc.

Também por ter boa densidade e dureza irá suportar o peso da estrutura que foi projetada, também é um tipo de madeira que não empena e é resistente ao apodrecimento.

  • Pergolado de madeira Nogueira

Um pergolado com Nogueira vai apresentar alta durabilidade por ser resistente ao apodrecimento é ideal para ambientes externos, vai proporcionar beleza e sofisticação no seu jardim ou onde pretende instalá-lo.

  • Sauna seca

Também é uma madeira ideal para a construção de saunas seca, já que ela é relativamente macia ao toque é capaz de absorver umidade. Uma madeira de fácil respiração vai tornar a experiência em uma sauna confortável e agradável.

  • Revestimento de fachada com madeira Nogueira

Uma fachada revestida com madeira nogueira vai proporcionar muita elegância, com elevado valor estético e de alta qualidade com sua tonalidade de cor avermelhada.

Características da madeira nogueira

A Nogueira é um tipo de madeira com ótimas características, possui boa elasticidade, é lisa e firme, o que a torna ideal para a produção de móveis com acabamentos mais fino e delicado.

Informações físicas:

  • Peso da madeira quando seca naturalmente – 640 kg/m³
  • Formato de pranchas aparelhadas – ótimo aproveitamento com 4 lados serrados;
  • Formato sanduíche – bordas orgânicas com 2 lados serrados;

Informações técnicas em comparação com outras espécies de madeira:

  • Excelente facilidade no corte;
  • Muito boa firmeza ao pregar;
  • Muito boa firmeza ao parafusar;
  • Excelente aderência na colagem;

Com um toque aveludado e uniforme, é uma madeira que trás conforto visual para o ambiente. Possui um excelente acabamento natural, com cores e estruturas que variam de acordo com a região onde foi cultivada, o solo e o clima.

Em geral, a Nogueira possui uma coloração castanho-avermelhada variando entre tons do claro ao intenso. Pode apresentar nuances, desde um tom mais avermelhado, castanho médio, chocolate ou até mesmo o café escuro.

Essa variação de tonalidades faz da Nogueira uma das madeiras preferidas para decoração, também por apresentar alta durabilidade até quando expostas a situações de intempéries (clima, umidade e temperatura), ou seja, em condições que favorecem o apodrecimento, ela possui elevada estabilidade.

Outras características importantes da qualidade dessa madeira:

  • Textura: apresenta densidade média, com constituição forte e robusta, possui fibra listrada que promove um aspecto original e fácil de manejar;
  • Cerne: de cor castanho claro ao chocolate escuro com efeito de reflexos purpúreos;
  • Grão: O veio é direito, às vezes ondulado conferindo um desenho atraente e decorativo;
  • Densidade: 5430 N – moderadamente dura, dureza média/alta;
  • Trabalhabilidade: é considerada uma madeira semidura, por isso é até comparada com a dureza do carvalho, apesar disso, é um tipo de madeira fácil de ser trabalhada tanto com ferramentas manuais como ferramentas mecânicas;
  • Excelente durabilidade: por ser uma madeira muito resistente, a Nogueira é considerada como uma das madeiras mais duráveis em comparação com outras que existem;
  • Usos: possui uma beleza incomparável e promove um acabamento fino, por isso é muito utilizada em revestimentos interiores através de portas, painéis e assoalhos, também é boa para a produção de móveis finos e de decoração;

Por ser fácil de manejar a Nogueira é uma das madeiras preferidas dos carpinteiros, mesmo apesar de sua dureza. A Nogueira é uma madeira que impregna muito bem as tintas e vernizes, mesmo o cerne como o borne, com tempo de secagem um pouco mais lenta.

Produtos feitos com madeira nogueira

Devido às suas características de facilidade de manusear e estéticas sua aplicabilidade é bem variada, alguns produtos feitos com madeira Nogueira são:

  • Banqueta e balcão

Banquetas e balcões feitos com madeira de Nogueira maciça vão conferir conforto e beleza ao ambiente, devido à tonalidade de cor da madeira vai proporcionar a cozinha um ambiente quente com um excelente visual.

  • Mesas

Mesas feitas de madeira Nogueira também é garantia de elegância, pois irá combinar com a cozinha promovendo um ar sofisticado. Pode ser utilizada tanto em mesas de jantar com mesa de centro para sala.

  • Adegas e aparadores

Adegas e aparadores também são produtos que podem ser fabricados com madeira Nogueira, ficando com um acabamento de excelente qualidade e vão promover as peças uma aparência mais rústica, natural e moderna. Vão conferir toda a elegância para a sua casa.

  • Portas

A madeira Nogueira é uma excelente opção para a fabricação de portas para interiores e principalmente em exteriores, já que possui maior durabilidade sendo mais resistente com a variação de temperatura e umidade.

  • Cabeceiras de cama

Muitas cabeceiras de cama são feitas com a madeira Nogueira, fica ideal em quartos, já que este é um dos ambientes da casa que deve proporcionar maior conforto para ter uma boa qualidade de sono. Quando integrada ao quarto vai proporcionar um ar contemporâneo, moderno e clássico.

  • Armários e gavetas

Armários e gavetas também são produtos que podem ser fabricados com a madeira Nogueira.

Existe uma infinidade de produtos que podem ser fabricados com madeira nogueira, apresentamos apenas alguns exemplos para inspirar você na utilização da nogueira.

Mas, além disso, também é uma madeira que também pode ser utilizada na produção de: prateleiras, tampos e gôndolas, painéis divisórios e confecção de batentes.

Madeira Nogueira para decoração moderna

Por ser uma madeira nobre e elegante, faz da Nogueira uma excelente opção para produzir elementos de decoração moderna.

As peças feitas de Nogueira valorizam o ambiente devido ao visual que proporciona, promovendo uma decoração com estilo que traz personalidade e charme na decoração, também causa um equilíbrio perfeito entre o rústico e o moderno.

Devido a suas características são uma das madeiras mais respeitadas e por muitas vezes a preferida, gerando status para o ambiente que tem uma decoração mais moderna.

Preços de madeira nogueira

O preço da madeira Nogueira pode variar por regiões e também de acordo com o tamanho e dimensões do projeto. Por isso para saber o custo é necessário pedir um orçamento.

Onde encontrar madeira nogueira

A madeira Nogueira muito reconhecida por sua alta qualidade e beleza estética que promove aos ambientes pode ser encontrada facilmente. Geralmente os mesmos lugares que vendem madeiras de peroba, ipê, teca, também trabalham com a madeira Nogueira.

Com esse post fica possível você entender tudo sobre a madeira nogueira como o que é a Nogueira, qual sua origem, onde utilizar, quais suas principais características, onde pode ser aplicada e como utilizá-la.

Invista em madeira Nogueira para promover o conforto do seu lar com tudo o que é mais necessário: qualidade, resistência, durabilidade e o melhor custo benefício.

 
×