Tipos de Madeira Para Deck

Home Madeiras Tipos de Madeira Para Deck
Tipos de Madeira para Deck

Os decks tem um local especial no coração de quem aprecia uma arquitetura sofisticada e aconchegante. Decks trazem muito glamour para áreas externas e muito mais vida para varandas, jardins, piscinas e passagens.

Hoje iremos falar sobre madeira para deck e como cuidar de seu deck para ele durar muito mais tempo.

Utilizar a madeira para constituir um deck é uma forma de deixar o ambiente ainda mais aconchegante e com a beleza que apenas as madeiras proporcionam. Você irá descobrir agora quais são as principais características que uma madeira deve ter para ser utilizada na construção de decks.

Confira o conteúdo preparado especialmente para você saber as melhores opções para construir decks, utilizando os materiais certos.

Qual é a melhor Madeira para Deck?

Os decks são construídos majoritariamente para fazerem parte de áreas externas de casas, restaurantes, hotéis e diversos outros locais. Isso significa que a madeira utilizada na construção de um deck deve possuir características específicas para resistir a diversos fatores que irão influenciar a durabilidade da madeira.

É comum que os decks sejam construídos próximos a piscinas, o que certamente irá fazer com que a madeira tenha contato direto com a água. Por isso é de extrema importância escolher a madeira adequada para o deck, pois dessa forma você evita inchamentos e demais deformidades causadas pelo uso inadequado e não apropriado da madeira para determinado ambiente.

Mas afinal, quais são as características que a madeira para deck deve ter para resistir ao contato direto com a água e demais intempéries que poderão ocorrer no ambiente?

Madeira Para Deck

A resposta para essa questão está, inclusive, presente na própria pergunta: madeiras resistentes! Por madeiras resistentes entendemos as espécies de madeiras que possuem maior dureza, pois possuem propriedades naturais que são resistentes à água.

Isso significa que existem algumas espécies de madeiras que mesmo antes de terem acabamentos específicos e impermeabilizantes já são, por natureza, madeiras que resistem fortemente a umidade, ação do sol, chuvas e outros tipos de intempéries.

Escolher a madeira adequada para cada ambiente é essencial para garantir a maior durabilidade das características físicas, mecânicas e decorativas da madeira. A manutenção é necessária e muito importante, mas escolher a madeira ideal pode deixar o ambiente muito mais adequado ao seu uso, bem como garantir a resistência a situações adversas que ocorrem no dia a dia.

Vamos agora descobrir quais são os tipos de madeira para deck que podem ser utilizados para garantir maior durabilidade nesses ambientes.

  • Madeira Ipê

A madeira Ipê possui alta resistência à intempéries e uma alta durabilidade. Não é por acaso que Ipê em Tupi significa “casca dura”. A madeira Ipê pode ser utilizada para os mais variados tipos de projetos dada a sua resistência e características versáteis para os mais variados tipos de ambientes.

É pouco lustrosa e por suas ótimas características duráveis pode ser usada desde a construção de pontes à escadas, rodapés e forros. É uma madeira que não possui cheiro característico, o que é ideal para pessoas que se incomodam com cheiro natural da madeira.

Ela pode ainda ser aplicada para portas, janelas, instrumentos musicais, assoalhos, pisos e claro, decks. Os decks feitos com a madeira ipê apresentam uma coloração mais escura com tons mais amarronzados.

  • Madeira Cumaru

A madeira cumaru se caracteriza pela sua grande durabilidade e resistência à intempéries, ou seja, locais com alta exposição às diferentes condições climáticas. Esse tipo de madeira possui alta densidade e sem nenhum tipo de tratamento já se caracteriza como uma ótima opção para ambientes úmidos ou que terão contato direto com água.

A madeira cumaru pode ser utilizada para compor decks, assoalhos, pergolados, escadas, mesas, móveis de ambientes externos, etc. Ela possui um formato padronizado, sem muitas variações de cores entre as peças e fica com uma tonalidade mais escura depois de aplicado o verniz ou outro tipo de acabamento.

Por ser naturalmente muito resistente, a madeira cumaru pode ser um pouco complicada para manusear, lixar e cortar, porém é uma das mais indicadas para os trabalhos que precisam de alta resistência à água, como a constituição de decks.

Portanto vale a pena investir nesse tipo de madeira para preservar um ambiente por muito mais tempo.

  • Madeira Tatajuba

A tatajuba é a madeira proveniente da árvore de nome científico Bagassa guianensis, que pode chegar de 15 a 25 metros de altura. Possui uma durabilidade natural muito alta e pode ser tratada para potencializar ainda mais sua durabilidade em contato com a umidade.

É uma madeira de densidade pesada cerca de 830 kg/m³, utilizada majoritariamente em ambientes exteriores, possui um alto brilho nas superfícies e uma textura média. Também é uma madeira indicada para quem prefere não sentir o cheiro natural da madeira. Embora seja uma madeira bem dura e resistente. ela é mais fácil de ser trabalhada com as ferramentas manuais e mecânicas. Muito utilizada para fazer móveis comuns, assoalhos, decks, vigas, rodapés, estacas e outras aplicações.

  • Madeira Itaúba

A madeira itaúba é bem dura, pesada e possui alta densidade. Mesmo que seja um pouco difícil trabalhar com esse tipo de madeira, ela é uma ótima opção para constituir decks. Possui alta durabilidade, um cheiro leve e tonalidades mais amareladas que com o passar do tempo pode tornar-se mais escura tendendo ao marrom.

Ela é ideal para pessoas que querem fugir do clássico deck de madeira de tons mais escuros, trazendo ares de um ambiente mais “clean”. Sua textura é média e uniforme o que deixa a estética muito agradável.

A madeira itaúba pode apresentar tonalidades diferentes em cada peça, o que deixa a coloração do espaço mais heterogênea.

Exemplo de deck de Madeira Itaúba

A Importância do Tratamento para Deck de Madeira!

Mesmo que a madeira para deck possua características naturais de resistência a ambientes úmidos, é imprescindível, independente do tipo de madeira escolhida, que ela passe por tratamentos específicos.

Dessa forma é possível garantir que, com a manutenção correta, o deck dure por muito mais tempo, evitando o ressecamento e outros tipos de ações prejudiciais para a longevidade da madeira.

Como os decks ficam em áreas externas é ainda mais importante protegê-los das ações das intempéries. É possível aplicar duas formas de acabamento que auxiliam a manter a madeira para deck mais conservada: trata-se do verniz e stein.

O verniz age criando uma espécie de proteção impermeável à madeira.

O ponto positivo da utilização do verniz, é que é um material é de fácil aplicação, pode dar mais brilho a madeira, se assim for preferido, e ainda possui opções de coloração para madeira.

O ponto negativo de usar verniz para proteger os decks é que a sua manutenção é muito mais trabalhosa, já que o verniz precisa ser totalmente lixado antes de ser aplicado novamente.

A outra opção é utilizar um produto que se chama Stein. O stein é o mais indicado para o acabamento de deck de madeira, pois sua manutenção não necessita do lixamento de toda a área.

O stein penetra na madeira aumentando ainda mais a impermeabilidade e ainda conta com ações anti-fungo.

Verniz para Deck de MadeiraVerniz para Deck de Madeira

Utilizando o seu Deck de Madeira!

Agora que você conhece opções ideais de madeira para deck é só aproveitar as opções de decoração e ambientação que o deck proporciona. O deck é um ambiente muito agradável e se bem conservado pode ser um ótimo local para área de lazer e descanso.

É bom lembrar também que utilizar madeira para deck é a melhor opção para evitar queimaduras nas solas dos pés em dias muito quentes. As madeiras demoram muito mais a ficarem em uma temperatura acima do suportado para andar descalço.

Um ambiente de lazer, que muitas vezes possui piscinas em sua volta, e no qual diversas pessoas podem deixar os sapatos de lado, não deve ser constituído de um material que esquente muito. Por isso se você está pensando em construir um deck, a madeira é realmente uma das melhores opções.

As plantas também são uma ótima opção para deixar o ambiente ainda mais aconchegante. As cores da madeira contrastam com todas as tonalidades dos verdes das plantas, deixando o ambiente ainda mais belo e confortável.

Artigos Relacionados

 
× Fale com um Vendedor!