Conheça algumas espécies de Madeira resistentes à Água!

Home Madeiras Conheça algumas espécies de Madeira resistentes à Água!
Madeira Resistente à Agua

Os diversos tipos de madeira fazem parte do cotidiano de muitas pessoas. São diversas peças utilizadas em ambientes internos e externos, em locais decorativos, escadas, móveis e outros diversos locais úteis. Algumas características da madeira fazem com que algumas espécies sejam mais ou menos adequadas, dependendo do local no qual ela será aplicada.

E hoje iremos falar sobre uma característica das madeiras que podem ser muito útil para ambientes externos em ambientes úmidos, estamos falando da madeira resistente à água.

A madeira resistente à água se caracteriza pela alta resistência em contato com ambientes úmidos, ou seja, a madeira possui como característica natural alta durabilidade mesmo em contato direto com a água.

Uma característica muito importante a ser observada quando se está procurando por uma madeira resistente à água é quanto à densidade da madeira.

Quanto mais densas forem as madeiras menor será a penetração de umidade, conservando-se então as propriedades físicas, mecânicas e decorativas da madeira.

A seguir iremos listar algumas espécies de madeira resistente à água que são ideais para ambientes que terão alto contato com água e umidade.

Madeira Resistente À Água

A madeira para resistir à umidade tem que ser de alta qualidade.

Os melhores tipos de madeira resistentes à água

Veja abaixo uma lista com as melhores espécies de madeira resistentes à água. Confira!

  • Madeira Ipê

A madeira Ipê é a primeira da nossa lista sendo a principal referência de madeira quando o assunto é resistência à umidade. Ela também possui alta resistência à intempéries e uma alta durabilidade.

Não é por acaso que Ipê em Tupi significa “casca dura”. A madeira Ipê pode ser utilizada para os mais variados tipos de projetos dada a sua resistência e características versáteis para os mais variados tipos de ambientes.

É pouco lustrosa e por suas ótimas características duráveis pode ser usada desde a construção de pontes à escadas, rodapés e forros.

É uma madeira que não possui cheiro característico, o que é ideal para pessoas que se incomodam com cheiro natural da madeira.

Ela pode ainda ser aplicada para portas, janelas, instrumentos musicais, deck, assoalhos e pisos.

Deck de Madeira IpêExemplo de um deck de Madeira Ipê

  • Madeira Cumaru

A madeira Cumaru possui características muito semelhantes a madeira ipê. Ela se caracteriza pela sua grande durabilidade e resistência às intempéries, ou seja, locais com alta exposição às diferentes condições climáticas.

Esse tipo de madeira possui alta densidade e sem nenhum tipo de tratamento já se caracteriza como uma ótima opção para ambientes úmidos ou que terão contato direto com água.

A madeira Cumaru pode ser utilizada para compor decks, assoalhos, pergolados, escadas, mesas, móveis de ambientes externos, etc. Ela possui um formato padronizado, sem muitas variações de cores entre as peças e fica com uma tonalidade mais escura depois de aplicado o verniz ou outro tipo de acabamento.

Por ser naturalmente muito resistente, a madeira Cumaru pode ser um pouco complicada para manusear, lixar e cortar porém é uma das mais indicadas para os trabalhos que precisam de alta resistência à água.

Portanto, vale a pena investir nesse tipo de madeira para preservar um ambiente por muito mais tempo.

Assim como a madeira ipê, a madeira cumaru também apresenta uma coloração mais escura, até mesmo por isso às duas espécies podem ser facilmente confundidas, porém, a Ipê pode apresentar tons mais amarronzados e ainda tem a característica de não possuir cheiro.

Porta Grande com VidroExemplo de uma Porta Pivotante de Madeira Cumaru

  • Madeira Peroba Rosa

A Peroba Rosa é outra madeira nobre que pode ser utilizada em ambientes com umidade. Diferente da Ipê e Cumaru essa madeira possui uma tonalidade única e muito linda com tons mais claros, rosados e alaranjados. Possui alta densidade, ótima resistência a intempéries e sua durabilidade é excelente.

A Peroba Rosa também é muito utilizada para construir móveis para ambientes externos como mesas, cadeiras, armários, estantes, portas, etc.

É uma madeira com uma textura mais fina e apesar de ser muito dura e resistente, possui uma textura mais lisa e pode contar com diversos tipos de acabamento desde características mais rústicas até acabamentos mais luxuosos.

Escolher a peroba rosa como a madeira para um ambiente externo certamente trará muita sofisticação e beleza ao local.

Exemplo de uma Mesa de Madeira Peroba Rosa

  • Madeira Tatajuba

A tatajuba é a madeira proveniente da árvore de nome científico Bagassa guianensis, que pode chegar de 15 a 25 metros de altura. Possui uma durabilidade natural muito alta e pode ser tratada para potencializar ainda mais sua durabilidade em contato com a umidade.

É uma madeira de densidade pesada cerca de 830 kg/m³, utilizada majoritariamente em ambientes exteriores, possui um alto brilho nas superfícies e uma textura média.

Também é uma madeira indicada para quem prefere não sentir o cheiro natural da madeira. Embora seja uma madeira bem dura e resistente.

Ela é mais fácil de ser trabalhada com as ferramentas manuais e mecânicas. Muito utilizada para fazer móveis comuns, assoalhos, decks, vigas, rodapés, estacas e outras aplicações.

Deck de Madeira TatajubaExemplo de um Deck de Madeira Tatajuba

  • Madeira Teca

Apesar de uma procura menor no mercado, a madeira teca é uma ótima opção de madeira resistente à água.

Outra característica muito típica e atraente da Madeira Teca é que se trata de um material com alta resistência ao que diz respeito ao ataque de pragas como cupins e outros insetos.

Deck de Madeira TecaExemplo de um Deck de Madeira Teca

Detalhes para garantir maior durabilidade às madeiras

A madeira resistente à água pode ter suas características ainda mais potencializadas de acordo com o acabamento que lhe for dado. Os acabamentos adequados podem garantir que a madeira demore ainda mais para começar a apresentar deformidades decorrentes das intempéries a que está exposta.

Acabamentos como ceras, vernizes e óleos ou acabamentos à base de água oferecem variados tipos de proteção, durabilidade e toque decorativo a madeira natural.

É importante notar que mesmo as madeiras que não estejam em contato direto com a água, como as que constituem decks, podem sofrer com acidentes ocasionais que incluem o derramamento de líquidos.

Portanto, é importante dar o acabamento adequado à todos os tipos de madeira, pois dessa forma é possível aumentar sua durabilidade. Um dos melhores e mais comuns acabamentos para madeira resistente à água é o verniz à base de óleo, pois garante maior impermeabilidade e maior durabilidade à madeira.

O verniz cria uma espécie de “capa protetora à madeira” e impede as ações de intempéries e a penetração de água.

Porém, para fazer a manutenção do verniz na madeira é preciso lixar toda a área antes de reaplicar, o que pode dificultar a mão de obra e tornar o trabalho mais complicado, principalmente quando se trata de grandes ambientes e ambientes externos.

Outra opção para o acabamento seria o stein. O stein, diferentemente do verniz, penetra alguns milímetros na madeira tornando-a ainda mais impermeável.

Uma das grandes vantagens do stein é que ele não precisa ser lixado para ser reaplicado e pode contar ainda com ação fungicida que melhora ainda mais a durabilidade.

Verniz na MadeiraO Verniz ajuda a proteger à madeira conta a ação do tempo

Sofisticação e durabilidade para seu ambiente

A madeira resistente à água é uma ótima opção para tornar ambientes mais sofisticados e aconchegantes. É possível utilizar os tipos de madeiras já citados, que são os mais procurados, e combinar com uma boa decoração para criar um ambiente fino e acolhedor ao mesmo tempo.

Ao escolher a sua madeira de preferência verifique sempre com o fornecedor as características de transporte, tratamentos necessários, secagem do material e principalmente a origem da extração dessa madeira.

Dessa forma você ajuda a garantir a compra de um material de boa qualidade que é fundamental para que a madeira resistente à água mantenha suas principais características e atenda perfeitamente às expectativas de uso.

Artigos Relacionados

 
× Fale com um Vendedor!