Como utilizar a Madeira Rústica no seu Projeto?

Home Madeiras Como utilizar a Madeira Rústica no seu Projeto?
Madeira Rústica

A madeira rústica já caiu no gosto do Brasileiro, e cada vez mais vêm se tornando uma tendência não só no mercado de móveis, mas também de construção e decoração em geral. Esse estilo de madeira que deixa em evidência a sua naturalidade, que por si só já é uma obra de arte, veio para ficar.

Uma casa decorada com madeira rústica tem até um ar mais agradável, e todos nós conhecemos um grande amante dessa arte. Mas é importante saber selecionar um fornecedor certificado, e uma madeira sustentável para que assim, o meio ambiente também seja preservado, e você possa ter a sua madeira rústica de forma correta.

Se você é marceneiro, um profissional que trabalha com madeira, um curioso sobre o assunto ou um grande amante dessa arte, nós preparamos um guia completo sobre a madeira rústica, para que você tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!

O que é Madeira Rústica?

Primeiramente, antes de adentrar em suas utilizações e benefícios, é necessário que você saiba o que é a madeira rústica?

A madeira rústica, nada mais é do que a madeira que é conservada em suas características naturais, como tonalidade, relevos e etc. Um móvel de madeira rústica recebe apenas as intervenções necessárias de formato, mas a qualidade e especificidade da madeira é preservada.

A madeira é conhecida como um material vivo, e é exatamente por isso que ela tem características próprias, e pode inchar ou encolher dependendo da temperatura ou da umidade do local onde o móvel está. Além disso, a madeira rústica pode soltar um aroma próprio no ambiente.

Todo e qualquer peça feita com madeira rústica é 100% exclusiva, já que por se tratar de um material vivo, nunca é possível criar duas peças exatamente iguais.

Essa é uma das características que mais atraem os consumidores dessas peças.

A Madeira rústica possui características únicas

Como reconhecer a Madeira Rústica?

Se você está se perguntando como reconhecer se uma peça é ou não de madeira rústica, nós vamos te ensinar alguns truques, para que você tenha certeza quando for escolher a sua peça.

Primeiramente, a madeira rústica é maciça, e isso é uma regra! Muitas pessoas de má fé vendem artigos e móveis alegando que são feitos com madeira rústica, mas no fim não passam de uma simples imitação.

Outro ponto muito importante para reconhecer a madeira rústica, são as tonalidades que ela apresenta. A tonalidade desse tipo de madeira nunca é uniforme, podendo variar os tons ao longo da peça.

Além disso, os seus desníveis entre as travessas da madeira são inconfundíveis, e você deve analisa-los antes de escolher uma peça que alega ser verdadeira.

Vale apostar na madeira rústica na decoração da sua casa

Com quais tipos de madeira é possível criar móveis ou peças rústicas?

Agora que você já sabe o que é a madeira rústica e como identificá-la, vamos ver alguns dos tipos de madeira mais populares para a criação de móveis e outras peças.

● Madeira de Demolição

Muitas pessoas acreditam que a madeira de demolição é uma madeira velha ou usada, mas estão enganados.

A madeira de demolição nada mais é do que a que sai de obras que foram destruídas, mas são de matérias nobres que ainda tem uma durabilidade muito grande, por se tratar de um material de alta qualidade.

Os móveis feitos com esse material são muito resistentes, e quando utilizado de forma rústica, fica muito elegante e sofisticada.

● Madeira Cambará

A madeira cambará é muito utilizada para a construção de móveis, devido a sua alta durabilidade e resistência a climas úmidos. Ela apresenta uma cor mais clara, e quando utilizada de forma rústica, agrada a qualquer admirador de madeira.

● Madeira Roxinho

Muitos não conhecem a madeira roxinho, mas ela é uma das madeiras mais valorizadas no mercado. Sua cor roxa natural e característica traz um visual único para qualquer tipo de produção, principalmente quando utilizada de forma rústica.

● Madeira Cedrinho

A madeira cedrinho tem uma coloração bem específica também, com tons avermelhados, ela é muito utilizada de maneira rústica, para valorizar as suas características naturais.

● Madeira Peroba Rosa

A peroba rosa também é bem exótica. Sua cor rosa clara traz uma sofisticação única aos móveis rústicos. Ela é resistente e tem uma alta durabilidade.

Hoje ela é a espécie de madeira mais utilizada como madeira rústica no Brasil.

Bancada de Madeira RústicaExemplo de uma bancada de banheiro utilizando uma madeira rústica

Quais os tipos de móveis são feitos com madeira rústica?

Como vimos, são vários os tipos de madeira que podem ser utilizados de forma rústica, e todos têm além de uma alta durabilidade, suas próprias características técnicas e particularidades.

Mas quais são os tipos de móveis que são produzidos com essa madeira rústica? Conheça alguns dos mais populares com a gente, e se inspire!

● Jogo de jantar

Quem nunca perdeu o fôlego ao ver um jogo de jantar feito todo em madeira rústica?

As mesas e cadeiras ganham um charme único, e uma coloração característica da madeira. É muito comum que esses jogos de jantares sejam passados para outras gerações, devido a sua alta durabilidade e resistência.

● Cômodas

As cômodas de madeira, assim como mesas e cadeiras, também é um grande clássico quando se trata de móveis rústicos. As combinações de ferro nos puxadores também são uma característica nesses móveis, o que traz muito bom gosto e sofisticação para o ambiente.

● Cristaleiras

As cristaleiras são um tipo de móvel que por si só já é muito elegante e difícil de se ver por aí. Quando feitas em madeira rústica, se transformam em uma peça única, para ninguém colocar defeito. O contraste com o vidro também traz um visual mais moderno e despojado.

● Painel de TV

Uma grande tendência que se iniciou por meados de 2018, os painéis de TV são hoje encontrados nos lares da maioria dos Brasileiros. Para quem acha que a madeira rústica não combina com modernidade, esses painéis vêm para provar ao contrário!

● Sofás

Muita gente não sabe, mas é possível confeccionar um sofá com madeira maciça, e eles ficam incrivelmente belos e diferenciados. A maioria das pessoas gosta de combiná-los com almofadas de couro curtido, o que agrega ainda mais para o visual rústico do ambiente.

● Móveis planejados

Os móveis planejados também são uma nova tendência. Quando feitos em madeira rústica, como balcões de cozinha, de banheiros, armários e espelhos, ficam lindos e diferentes dos modelos tradicionais que vemos por aí.

Cozinha em Madeira RústicaExemplo de uma Cozinha utilizando uma Madeira Rústica.

Qual o preço da Madeira Rústica?

Se você se interessou pela madeira rústica e está se perguntando se ela apresenta um bom custo benefício, isso vai depender do tipo de madeira que você escolhe para trabalhar.

Por exemplo:

A madeira de demolição (peroba rosa), por sua procedência e raridade tem um custo financeiro maior, já a madeira roxinho têm um custo mais baixo no mercado e é mais fácil de ser encontrada.

Mesa de Madeira RústicaExemplo de uma mesa de madeira rústica

Independentemente do modelo de madeira que você escolher para seus móveis e peças únicas, uma coisa é certa:

Todas elas valem o custo-benefício.

A madeira rústica maciça tem uma durabilidade enorme, e como já sabemos, é inclusive passada para outras gerações por décadas!

Diferente das peças mais populares feitas de MDF ou MDP, que devem ser trocadas após alguns anos, a madeira maciça é o tipo de material que você vai poder confeccionar peças que não só você vai ter pelo resto da vida, mas também vai deixar de herança histórica para seus filhos, netos, bisnetos e assim por diante.

Artigos Relacionados

 
× Fale com um Vendedor!