Madeira Tauari: Tudo o que você precisa Saber!

Home Madeiras Madeira Tauari: Tudo o que você precisa Saber!
Madeira Tauari

A decoração com madeira é clássica, bonita e durável. Não é atoa que ela não sai de moda e é um material sempre em alta entre os decoradores, designers e arquitetos.

Saiba mais sobre a Madeira Tauari e como ela pode valorizar o ambiente!

A Madeira Tauari possui uma coloração distinta e que desperta a atenção de todos aqueles que admiram o bom gosto e a elegância.

Ela é muito utilizada em diversas aplicações, como móveis, PORTAS, JANELAS, e acabamentos.

É uma madeira cheia de requintes e que realmente deve ser considerada, pois pode tornar o ambiente aconchegante para sua família, ou em seu escritório, por exemplo.

O que é a Madeira Tauari?

A Madeira Tauari, que possui o nome científico de Coutari ssp., pertence a família Lecythidaceae e pode ser encontrada no Brasil nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia e também pode ocorrer em outros países.

Entre eles o Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Outros nomes populares são Tauari amarelo, Tauari morrão e estopeiro.

Esteticamente, a Madeira Tauari é clara e sua cor varia entre um branco puxado para o amarelo e um bege.

Por isso, quem gosta de tons sutis e neutros, essa é uma escolha muito válida.

O Tauari é uma madeira de cor clara e quem não conhece bem as suas características pode confundi-la com o pau-marfim, que apresenta a mesma coloração

Madeira Tauari Serrada
Exemplo de Peças de Madeira Tuari Serrada

Madeira Tauari é Boa?

Um ponto interessante é que ela é considerada excelente para ambientes de menor tamanho, já que sua tonalidade ajuda a criar a ilusão de maiores dimensões.

Isso não significa que em ambientes maiores ela também não possa ser aplicada, muito pelo contrário, ela casa muito bem com decorações modernas e clean.

Tudo depende dos móveis, cores e dos objetos de decoração escolhidos.

O fato é que a madeira é bastante versátil e pode sim, ser uma escolha para qualquer estilo, desde que bem combinada de maneira correta.

A Madeira Tauari possui cheiro quase imperceptível e é dotada de um brilho distinto, que dá um acabamento muito interessante aos produtos fabricados a partir dela, não atoa ela produz móveis, PORTAS e JANELAS muito procurados no mercado.

Este tipo de madeira também possui como propriedade ser fácil e macio para corte, permitindo que seja fácil de ser trabalhada, mesmo em peças mais difíceis como desenhos curvos.

Ela também pode receber tratamentos adicionais com certa facilidade, por ser mais permeável a uma série de produtos específicos para esse fim, permitindo maior conservação das peças.

Assoalho de Tauari
Exemplo de um piso de Madeira Tauari

Madeira Tauari é Resistente?

Sim a Madeira Tauari é resistente, desde que se respeite as indicações de uso.

No caso, ela é recomendada apenas para ambientes interiores e não para locais onde fique a mercê de intempéries como sol, chuva e umidade.

A umidade em especial pode ser um problema já que ela pode desenvolver manchas quando em contato com a água.

Porém se a madeira tiver um bom preparo prévio, for seca, e revestida com produtos próprios para proteção e impermeabilizantes, ela pode se tonar mais resistente e a umidade não chega a prejudicar tão intensamente.

Guarda Corpo Tauari
Exemplo de um Guarda Corpo em Madeira Tauari

Madeira Tauari é boa para Porta?

A utilização deste tipo de madeira é realmente muito vasta e pode ser utilizada em ampla gama de segmentos.

Na área da construção civil, por exemplo, ela pode ser usada para fabricação de itens leves como:

Pode ser utilizada ainda na confecção de móveis e objetos funcionais como lápis, vassouras e instrumentos musicais.

Batente de Madeira Tauari
Marco (Batente) de Porta em Madeira Tauari

Como dito antes, essa madeira aceita bem o corte e tem boa trabalhabilidade, por isso, peças curvas ou encurvadas para decoração são fabricadas a partir dela.

A Madeira Tauari também tem tido alta procura pela indústria de fabricação de móveis e de embalagens, na forma de compensado ou em lâminas. Esse tipo de material dificilmente é utilizado em sua forma macia na confecção de móveis.

Na verdade, o Tauari é uma madeira alternativa que hoje tem produção expressiva e merece a atenção de designers e fabricantes de móveis.

Porta de Madeira Tauari
Exemplo de uma Porta Pivotante de Madeira Tauari

Alguns tipos de Tauari possuem tendência para rachaduras e torções médias. Ao longo do tempo também podem aparecer algumas manchas azuis.

Entretanto, para que isso não ocorra é necessário que a madeira esteja livre de umidade.

A SECAGEM DA MADEIRA é rápida, entretanto, sua capacidade de resistir ao ataque de insetos é baixa, assim, esta madeira necessita de tratamento apropriado e a espécie realmente aceita bem os produtos e soluções para preservação.

Além dessas qualidades, a Madeira Tauari também pode ser sustentável e vir de áreas de reflorestamento, com preços bem camaradas.

Porta Interna Tauari
Porta para Quarto com Lâmina de Madeira Tauari

Madeiras Claras tem caído no gosto de Arquitetos

Não basta o material ser funcional, bonito e durável, para agradar ao público de forma eficiente é necessário que ele seja bonito e esteticamente capaz de chamar a atenção.

A Madeira Tauari, por exemplo casa muito bem com o estilo de decoração escandinavo que tem dominado a cabeça dos arquitetos, designers e decoradores.

Este tipo de decoração foi criado no século vinte e é marcado por ser funcional, simplista e minimalista.

Este estilo provém dos países nórdicos e preza por uma paleta de tons neutros, como branco e tons de cinza e bege, valorizando a iluminação natural dos ambientes.

Degraus de Madeira Tauari
Degraus de Madeira Tuari

A madeira nestes estilos ao mesmo tempo que confere um ar natural e até mesmo rústico, também proporciona um toque moderno e atual, especialmente com linhas retas e simples.

Se você gosta do visual que a madeira pode oferecer, a Madeira Tauari é certamente uma excelente opção, seja para imóveis, comerciais, residenciais, escritórios, etc.

Opte sempre por fornecedores de qualidade, que prezem pela transparência e pelo foco no cliente, assim você garante que não estará adquirindo produto de desmatamento ilegal e nem um serviço mal feito.

A Madeira Tauari pode ser o centro das atenções em sua casa. Aposte nela e tenha um material de qualidade a um preço justo!

 

Artigos Relacionados

 
×