Aprenda tudo sobre a Madeira Mogno

Home Portas Aprenda tudo sobre a Madeira Mogno

A madeira mogno é um tipo que é muito conhecida em todo o mercado e pelos amantes de confecções em madeira, principalmente devido a sua beleza e toda a sua estrutura, que oferece grande resistência.

Mas, antes mesmo de comprar a sua, é preciso saber a forma correta de utilizá-la, quais são as recomendações, os preços médios e sua origem.

Todas estas informações poderão fazer a diferença na hora de escolher um fornecedor de qualidade e profissionais capacitados para desenvolver os mais lindos projetos com este tipo de madeira.

Portanto, continue lendo a seguir e saiba mais sobre os principais detalhes da madeira mogno, compreendendo qual a origem deste lindo material.

Detalhes da Madeira Mogno

Entenda mais sobre a origem da madeira mogno

A madeira mogno é muito conhecida pela sua beleza e resistência, principalmente por ser uma madeira de lei. Mas, este fato faz com que este tipo de material seja mais difícil de ser encontrado, principalmente em boas condições.

O seu nome é utilizado para denominar alguns tipos de espécies de árvores que possuem características muito semelhantes.

Mas, o que se pode afirmar é que esta é uma espécie típica da região da Amazônia, no Brasil. Mas, apesar disto, pode também ser encontrada até nas regiões da América Central.

E, nas terras brasileiras, o mogno pode ainda receber outros nomes, como acaju, mogno-brasileiro, mogno-aroeiro, Mara e cedro-mogno.

Conheça as principais diferenças entre o mogno africano e o mogno brasileiro

O mogno é uma das principais madeiras utilizadas na construção e composição de imóveis, oferecendo uma grande riqueza em detalhes.

Mas, existe uma grande diferença entre os tipos de mogno e que devem ser considerados, para reconhecer o modelo de material em que seu investimento está sendo realizado.

O mogno africano, por exemplo, é o mais indicado para os casos de plantio, principalmente devido a sua resistência, durabilidade e toda a concorrência que existe em torno deste tipo de madeira, podendo se expandir em territórios nacionais e internacionais.

Toras de Madeira Mogno

Neste caso, o mogno africano acaba se tornando mais valorizado que o mogno brasileiro, principalmente quando o assunto são pragas que afetam a sua estrutura.

Esta planta possui uma estrutura firme e capaz de aguentar desafios do tempo, se dando bem com diversos tipos de climas e sendo considerada uma árvore de cultivo simples e fácil.

E, além disso, esta primeira espécie também necessita uma capacidade hídrica menor, o que faz com que seus cuidados sejam menores em comparação ao mogno brasileiro.

Portanto, plantar o mogno africano pode ser um investimento que oferece grandes retornos econômicos garantindo, dessa forma, a certeza de que você terá em mãos uma das madeiras de maior valor de todo o mundo.

Saiba como identificar a madeira mogno através das suas principais características

O mogno é um tipo de madeira que possui uma coloração muito típica, podendo variar entre o marrom-rosado ao marrom-avermelhado. Mas, esta regra pode depender principalmente das condições e do local onde a árvore foi cultivada, realizando grande influência sobre seu crescimento.

Apesar de possuir um tom claro a princípio, é muito comum que este tipo de madeira vá escurecendo com o tempo, oferecendo uma aparência mais rústica, com um brilho sem comparação.

O mogno é muito conhecido por sua beleza e resistência, capaz de oferecer uma aparência incrível durante muitas décadas, sendo o modelo de material ideal para construção de projetos que necessitem uma alta durabilidade em sua estrutura.

Suas principais características podem ser:

  • Beleza incrível e sem igual, capaz de chamar atenção de todos;
  • Durabilidade excelente e muito resistente;
  • Fácil de ser manuseada e trabalhada, de acordo com as exigências de diferentes projetos;
  • É um tipo de madeira que oferece um acabamento de primeira.

Vantagens da Madeira Mogno

Conheça as principais utilizações deste tipo de madeira

Como vimos, a madeira mogno é um tipo de material que oferece alta durabilidade e resistência para qualquer tipo de projeto. E, além disso, a facilidade em trabalhar com o mogno faz com que esta seja a madeira preferida para projetos que oferecem uma maior precisão em detalhes.

Por isso, é muito comum encontrar mogno em situações específicas, como:

  • Elementos decorativos em uma construção;
  • Composição de ambientes internos de uma casa.

É um tipo de madeira que fica excelente em:

  • Construção de móveis;
  • Detalhes e adornos para o interior;
  • Adornos para o ambiente, como portas e afins.

Mas, ainda assim, é um material que pode ser muito incluído em detalhes para a construção civil, como portas e janelas, onde é necessária muita resistência.

Veja alguns exemplos de projetos que podem ser fabricados com mogno e entenda mais sobre a versatilidade deste material

Como vimos, a madeira mogno pode ser encontrada em sua grande maioria, no desenvolvimento de projetos mais finos e ricos em detalhes, principalmente devido à facilidade que há em trabalhar com este material.

Mas, para compreender melhor, veja a seguir alguns exemplos de projetos em que a madeira mogno pode ser utilizada com excelência:

  • Construção de barco de luxo

Neste caso, a madeira tem toda a sua beleza explorada em um elemento inusitado, onde ela se transforma em protagonista em toda a decoração.

Dessa forma, é possível ter um resultado fino e elegante, explorando ainda mais a beleza natural deste tipo de madeira.

  • Móveis planejados para a cozinha

Um grande diferencial do mogno é a sua durabilidade. E, por isto, é o tipo ideal de madeira para realizar a confecção de móveis planejados, que ficarão em sua casa por muito tempo.

Dessa forma, o ambiente em que o mogno for aplicado ganhará uma nova cara, obtendo um ar muito mais aconchegante e elegante.

  • Mogno na aplicação dos assoalhos de madeira

O mogno combina muito com a aplicação de assoalhos, mostrando que isto pode dar um ar ainda mais elegante para o ambiente, com o requinte que a sua casa merece.

Com isto, a sua casa ganhará um elemento muito aconchegante e que combina com diversos tipos de decoração.

  • Banheiros com detalhes em madeira

O mogno é considerado uma das madeiras mais resistentes de todo o mercado e, por isto, é o modelo de material ideal para a aplicação em banheiros.

O uso deste material neste caso pode ser explorado, utilizando na composição em volta da banheira ou até mesmo no interior do boxe.
Madeira Mogno

Onde encontrar a madeira mogno com o melhor preço?

A madeira mogno pode possuir um preço elevado em alguns lugares, principalmente por ser considerada uma madeira de lei, que possui formas corretas de ser extraída, com o controle dos órgãos responsáveis pela sua fiscalização.

Mas, apesar disto, existem fornecedores que atuam de forma responsável e oferecem ainda um valor justo para que seus clientes possam desenvolver um projeto de qualidade utilizando o mogno como principal atuante.

Portanto, para um melhor atendimento, conheça mais sobre a Carpintaria Rezende, onde os projetos mais incríveis são desenvolvidos para que seus clientes sejam atendidos da melhor forma possível.

Dessa forma, você consegue os principais elementos originados a partir da madeira mogno em seu ambiente, através de um consumo consciente e certificado por todos os responsáveis.

Artigos Relacionados

 
×