Como escolher as portas de madeira?

Home Portas Como escolher as portas de madeira?

As PORTAS DE MADEIRA conseguem deixar tanto os ambientes externos quanto interno ainda mais charmosos e elegantes.

O material nobre associado a um design inovador valorizam a arquitetura e ainda conferem um toque clássico à construção.

Porém, antes de escolher a melhor porta para seu imóvel, é importante avaliar alguns requisitos antes de apostar em uma escolha.

Nesta matéria você vai descobrir algumas dicas para escolher a opção mais indicada para a sua necessidade, além de esclarecer dúvidas sobre instalação, regulagem e mesmo conservação das suas portas de madeira.

Confira as sugestões logo abaixo!

Porta para ambiente externo – Porta Maciça

As portas de entrada do imóvel são consideradas externas e, por isso, requerem cuidados especiais na hora da escolha.

O ideal é que as portas de madeira colocadas nessa posição SEJAM DE MADEIRA MACIÇA, pois precisam ser mais resistentes e seguras contra impactos.

De acordo com o projeto criado para o seu imóvel você decidirá se a porta deverá ser feita sob medida ou se poderá ser escolhida alguma das diversas opções disponíveis no mercado.

Uma excelente opção para ambientes externos são as PORTAS PIVOTANTES.

Não se esqueça de dar atenção especial ao acabamento do produto, pois o ideal é que seja selada com verniz ou outra pintura de proteção, pois evita que a madeira seja danificada com facilidade.

Porta Especial de Madeira Maciça
Exemplo de um porta maciça para ambiente externo

Porta para ambiente interno – Porta Prancheta

Os modelos mais utilizados nestes casos são as famosas PORTAS DE PRANCHETA que são aquelas portas lisas, simples e semi-ocas ou semi-sólidas, que costumam ser muito mais leves e discretas.

As portas de madeira que serão usadas dentro da casa não exigem tantas recomendações como aquelas que ficarão nas áreas externas.

Mesmo assim, é importante ter alguns cuidados no dia a dia, principalmente cuidar para que a porta não fique exposta diretamente a umidade (como é o caso das portas de banheiro).

O ideal é sempre ter o cuidado de não molhar a porta ao realizar a limpeza do banheiro.

A porta prancheta não oferecem um design que interfere muito no quesito decoração – pois sua simplicidade se adequa a qualquer espaço.

Outra sugestão são os modelos de portas articuladas ou PORTAS DE CORRER, que são peças projetadas com o objetivo de se economizar espaço com a sua abertura.

Portas para ambiente Interno
Exemplos de portas para ambientes internos

Fazendo regulagens nas portas

São muitas as vantagens oferecidas pelo uso de portas de madeira, principalmente, quanto ao isolamento térmico.

No entanto, em seu imóvel pode existir paredes que possuem espessuras diferentes por diversos motivos, então, o profissional da construção deve encontrar soluções que permita se fazer regulagens.

Aliás, o mercado já oferece kits de batente regulável, que podem ser usados nesses casos.

Eles também são encontrados em madeira e o sistema de regulagem confere alguns centímetros a mais que podem ser usados para corrigir desalinhamentos nas paredes.
Componentes da Porta
Componentes da Porta: Fechadura e Dobradiças

Tipos de portas de madeira

Apesar de serem de madeira, as portas são oferecidas em tipos diferentes e cada um deles é indicado para determinadas situações.

As portas tipo colmeia são indicadas para áreas internas, por ser leve e oferecer redução sonora e de vibração.

Sua parte interna conta com estruturas montadas como se fossem colmeias, com isso, há uma economia de material e, consequentemente, consegue oferecer um preço melhor.

Apesar de contar com um preço mais caro, as PORTAS FEITAS COM MADEIRA MACIÇA são resistentes e com uma qualidade incomparável, tudo graças a sua matéria-prima, que são legítimos painéis de madeira.

Já uma sugestão mais em conta são as portas conhecidas como semi-ocas, que são revestidas com pinos ou sarrafos de madeira.

O único problema é que ela não pode ser cortada, como a de madeira maciça, ou seja, compre-a exatamente no tamanho que irá usar.
Estrutura Interna Porta Prancheta
Exemplo da estrutura interna de uma porta prancheta semi-sólida

Como instalar uma porta de madeira?

Para instalar sua PORTA DE MADEIRA, não se esqueça da importância de contar com a ajuda profissional, pois existem recomendações técnicas feitas pelo próprio fornecedor.

Uma instalação mal feita pode resultar em danos a médio prazo, determinando que o tempo de vida útil de seu produto seja diminuído.

Pode parecer um trabalho fácil, mas exige cálculos, a certificação do nivelamento e o uso de ferramentas específicas.

Então, opte sempre por um bom profissional.

Processo de instalação de uma porta
Processo de instalação de uma porta

O que levar em consideração

Existem portas de diversos materiais no mercado, mas quem opta pela madeira sabe que ela é sinônimo de qualidade e durabilidade.

Lugares que precisam ter um excelente isolamento térmico não podem abrir mão de ter portas feitas com madeira.

Além disso, existe a questão estética, já que esse tipo de porta é considerado sofisticado e clássico na medida certa, agradando a todos os gostos.

Então, se você preza pela qualidade e investimentos que visam longo prazo, a porta de madeira sempre será a melhor solução.

Cuidando da manutenção

Para cuidar da sua porta de madeira, em primeiro lugar, siga sempre as recomendações do fabricante, pois ele mesmo já indica o que pode ou não usar para a conservação.

Mas de maneira geral, nas portas de madeira não é recomendado o uso de abrasivos e outros produtos químicos.

É importante garantir que o verniz esteja sempre em dia também, reaplicando-o quando for necessário.

Limpando Porta de Madeira
Cuide sempre da sua porta de madeira para garantir a sua durabilidade

Onde Comprar minha porta de madeira?

A Carpintaria Rezende possui tradição e qualidade de mais de 35 anos na fabricação e venda de portas de madeira para todo Brasil.

Contamos com profissionais altamente capacitados e um rigoroso processo de fabricação trazendo um produto de altíssima qualidade ao seu lar.

Caso esteja procurando uma porta de madeira, não deixe de entrar em contato com a nossa empresa e solicitar o seu orçamento!

Artigos Relacionados

 
×