Conheça os Principais Modelos de Porta Almofadada!

Home Portas Conheça os Principais Modelos de Porta Almofadada!
Porta Almofadada

A porta almofadada é um objeto de decoração único, pois deixa o ambiente com um designer diferenciado e elegante ao mesmo tempo.

Esses tipos de portas, são usadas desde o período colonial, no qual são o diferencial dos locais históricos.

Podemos observar em construções antigas, como as portas são bem detalhadas e únicas. E a grande maioria das pessoas, sempre ficam observando o estilo único deste objeto de decoração.

Muitas pessoas acham que as portas, tanto do interior, quanto do exterior do ambiente, devem ser lisas, sem nenhuma decoração.

E se enganam, pois, uma porta com o designer diferenciado pode mudar todo o ambiente.

Porta com Almofada
Exemplo de Porta de Madeira Maciça Almofadada

Para você saber mais sobre quais os tipos de porta almofadada e como você pode usar em seu imóvel, preparamos este artigo, que possui várias dicas. Confira tudo sobre a seguir.

Tipos de Porta Almofadada

A porta almofadada são as que possuem almofadas fixadas, podendo ser em alto ou baixo relevo. Em que possui desenhos ou contornos ao longo das extremidades de toda a porta.

Elas podem ser almofadadas com a própria madeira, em que são esculpidas para dar forma a porta, ou então utilizando tecidos como couro, derivado do mesmo ou qualquer outro tipo de tecido para fazer o revestimento.

Listamos aqui, os tipos de porta almofada, para que você conheça como podem ser fabricadas, confira a seguir:

  • Almofadas quadradas: As almofadas, são os desenhos do designer da porta e elas podem ser quadradas, em grandes quantidades ou em pequenas. Variando entre 6 a 12 almofadas.

Porta Almofada Quadriculado
                      Exemplo de uma Porta de Almofada Quadrada

  • Almofadas retangulares: Para as almofadas retangulares, elas podem estar dispostas tanto na horizontal, quanto na diagonal. E a qualidade varia da largura e comprimento da porta.

Porta Almofada Retangular
                           Exemplo de Porta de Almofada Retangular

  • Almofadas em losangos: Os losangos também podem ser encontrados em portas almofadas. Pois é diferenciado e traz um toque mais elegante para o ambiente.

Porta Almofada Losango
                   Exemplo de Porta de Almofada Formato Losango

  • Almofadas mistas: Há também as almofadas mistas, que podem ter em sua composição, quadrados e retângulos, variando de tamanho e quantidade.

Porta Almofada Mista
                   Exemplo de Porta de Almofada Mista – MADEIRA ANGELIM

  • Almofadas diagonais: a almofada diagonal traz um estilo mais moderno e robusto para a entrada da residência.

Porta Almofada Diagonal
                      Exemplo Porta Maciça Modelo Almofada Diagonal

As almofadas esculpidas nas madeiras são uma obra de arte sensacional, que chama bastante atenção, por quem as vê. Pois é um objeto único e de muito valor.

Fatores para se escolher uma Porta Almofadada

Você deve levar em consideração vários fatores para a escolha de sua porta almofadada.

Pois se você colocar ela em um local no qual não é propicio, fará com ela acabe perdendo o seu charme e elegância.

Há portas recomendadas para cada tipo de ambiente, sendo as mais desenhadas para PORTAS DE ENTRADA de ambientes. Pois a atenção do local será voltada pela porta, que compõe o designer de todo o imóvel.

As portas mais simples, são utilizadas em interiores, para ENTRADA DE QUARTOS, escritórios e outros cômodos. Elas podem ser lisas, ou com almofadas mais discretas, para não deixar o ambiente exagerado em decoração.

Porta com 4 Almofadas
Exemplo de uma Porta de Entrada com Almofada mais discreta

A cor da porta também é fundamental, para que o ambiente esteja em sintonia com a porta que irá ser fixada no local. Textura e forma de polimento também são essenciais.

Pois a almofadadas é mais bem trabalhada do que as normais.

Se você pretende colocar uma porta almofadada em um ambiente rústico, saiba que vários materiais para se fazer a porta, porém o de madeira maciça é o mais recomendado, pois é resistente e os detalhes ficam mais atraentes.

Tipos de portas

Existem três tipos de portas para colocar em sua casa. E cada um deles, são utilizados para um tipo de ambiente em especifico.

Listamos aqui, quais são, confira:

Madeira Maciça

As portas de madeira maciças são as fabricadas totalmente por madeira, sendo em uma única peça, ou pela a união de pedaços de madeiras. Porém não possui nenhum preenchimento por dentro, não sendo oca.

A porta sem preenchimento interno é mais resistente e possui alta durabilidade. Não se altera ou estraga com água, vento ou climas quentes. Sendo recomendada o seu uso em ambientes exteriores, no qual é preciso ter uma porta mais forte.

Porta Almofada Reta
Porta de Madeira Maciça Almofada – MADEIRA CUMARU

Nesse tipo de porta, não possui nada além de madeira em sua composição, sendo apenas colocado ferragens para a instalação em locais e a pintura para dar o acabamento final da porta.

E pode ser encontrada porta almofadada, em que se tem desenhos na mesma, dando um toque de elegância. Ou com portas lisas, sem nenhum detalhe, para aquelas pessoas que preferem uma porta mais discreta e elegante ao mesmo tempo.

Núcleo Semi-Sólido

Este tipo de porta não é oco, porém possui um preenchimento interno com sarrafos, que possui alguns vãos em seu interior. Esta disposição permite estabilidade e o local onde fica a fechadura é mais resistente do que o restante da porta, para se ter mais proteção.

Portanto, é uma porta mais frágil e deve ser usada em ambientes internos, para deixar o local mais simples e sem o peso que uma porta de madeira maciça possui.

Não é tão resistente a água e luz solar, por conta da fragilidade do material de sua composição. O que vária nesse tipo de objeto é suas cores, formas de acabamentos. E não há opção de se fazer almofadas na mesma.

Núcleo Oco

As portas de núcleo oco são aquelas que possuem o revestimento de uma camada fina de madeira por fora e não possui preenchimento, só estruturas de sustentação.

Segue o mesmo raciocínio das portas de núcleo semi-sólido, sendo utilizada para interiores, como porta de quartos. E não se pode instalar em locais que possuem contato frequente com água ou luz solar, por ser muito frágil.

Porta almofadada é sinônimo de estilo

A porta almofadada é sinônimo de estilo e elegância para uma residência, escritório ou qualquer tipo de ambiente. Podendo ser encontrada em vários formatos, tamanhos e estilos.

Elas são feitas totalmente de madeira e podem ser usadas almofadas de tecidos como couro e outro derivado, ou através da própria madeira que é fabricada a porta.

Se você está construindo ou pretende reformar sua casa para ter mais comodidade, elegância e segurança, vale muito apena investir em porta almofadada, pois possui resistência e durabilidade.

Artigos Relacionados

 
×