Portas Antigas: charme e beleza único mesmo ao passar dos anos!

Home Portas Portas Antigas: charme e beleza único mesmo ao passar dos anos!
Porta Antiga

Cidades históricas são um charme e elegância, com sua arquitetura dos séculos passados, por serem cidades mais antigas. Com isso, sempre nos encantamos com as portas antigas que foram usadas em construções.

Essas portas chamam muita atenção quando você observa um imóvel antigo, pois todas elas possuem um charme, sendo um utensilio único dessas construções.

E cada uma delas são diferenciadas, muitas com desenhos únicos, que foram produzidas para aquele imóvel e o comprimento delas também chamam muita atenção.

Essas portas antigas podem ser encontradas em igrejas, casarões, cinemas, cassinos, hotéis e todo o tipo de edificação que foram construídos em outros séculos. Confira este artigo, para conhecer mais sobre essas relíquias.

Porta de Madeira Igreja
Exemplo de Porta Antiga de Madeira da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto/MG.

As Portas Antigas são um atrativo turístico

Com toda certeza quando você viaja para cidades históricas que possuem em Minas Gerais e outros estados do Brasil, se encantam e fica observando as portas antigas que compõem as construções coloniais.

Mas não é pra menos, pois são utensílios essenciais para a construção e no período colonial elas estão construídas uma a uma, com ferramentas manuais para aquele imóvel em específico.

Porta Antiga de Madeira
Exemplo de Porta Antiga utilizada na entrada de uma Igreja em Ouro Preto/MG

Nosso país é muito rico e vasto em tipos de madeiras e as portas que eram fabricadas, eram com a própria madeira encontrada no Brasil.

Madeiras resistentes e pesadas, que estão conservadas até hoje.

E como o trabalho era com ferramentas manuais, os carpinteiros faziam os designs que os clientes desejam, em que vários tipos possuem o brasão do local, com desenho único.

Há casarões que possuem muitas PORTAS e JANELAS, que são o charme do local, pois os cômodos eram pequenos e então colocavam janelas e portas para a ventilação ser maior.

Porta Antiga de Fazenda
Exemplo de uma porta antiga utilizada em uma Fazenda Histórica

Você pode restaurar uma Porta Antiga

Nos dias atuais, as portas são além de proteger as entradas das casas e construções, mas sim muito usadas em decorações dentro do próprio ambiente.

Você pode restaurá-la e continuar utilizando ela novamente.

Esse processo de restauração é uma forma de aproveitar novamente as portas antigas, que são fabricadas com madeiras de excelente qualidade.

Porém, sempre que for fazer a restauração de uma porta antiga, procure um carpinteiro ou marceneiro de extrema qualidade que tenha experiência e conhecimento neste tipo de trabalho.

Na grande maioria dos casos, um trabalho de restauração é mais complexo do que o de fabricação de uma porta nova o que exige um vasto conhecimento em carpintaria.

Restauração de Porta Antiga
Exemplo de Restauração de uma Porta Antiga

Você também pode reaproveitar uma Porta Antiga

Caso sua porta antiga esteja em péssimas condições, você pode reaproveitála  criando outros objetos.

Confira alguns objetos que se pode criar a partir destas portas.

  • Mesa

Você pode reutilizar uma porta velha para dar origem a vários TIPOS DE MESAS, podem ser para escritório, mesa de jantar, mesa de centro, mesa para área externa e mesas para jardim.

Para a confecção de mesa de centro, é necessário utilizar uma porta mais pequena, como de sótão ou porão. Então você deve deixa-la do tamanho que se deseja para colocar no meio do cômodo, assim, envernizar e pintar.

E para os outros tipos de mesas, no qual as pessoas irão se sentar para realizar refeições ou trabalhar, as portas já devem ter um tamanho maior.

Você pode usar e abusar na criatividade da mesma, deixando-as coloridas e colocar uma peça de vidro por cima, para proteger.

  • Quadros

Pode ser realizada a restauração de portas para quadros de parede para salas de jantares, estar e até mesmo para dormitórios. Você definir a forma como irá colocar a mesma no ambiente, para dar um charme e toque rústico para o local.

Há quadros confeccionados a partir de portas antigas que possuem ainda um beiral tanto na região inferior quanto na superior do móvel, para poder colocar objetos, como fotos, flores e outros utensílios de decoração.

  • Armários

Ainda sim é possível confeccionar armários utilizando-se portas que já não possuem mais serventia dentro de sua residência. Em que toda a parte interna do armário é fabricada e a porta do mesmo, é feita de portas de entradas.

Há também as pessoas que querem além de deixar um toque rústico no ambiente, optar por elegância e então colocam vidros em suas repartições, para ser ainda mais exuberante a beleza do móvel.

Portas de Madeira de Demolição

As PORTAS DE MADEIRA DE DEMOLIÇÃO, estão sendo cada vez mais procuradas pelas pessoas que querem inovar e melhor ainda contribuir para a sustentabilidade do planeta, pois são feitas a partir de madeiras já utilizadas para outras finalidades.

As portas de madeiras são uma boa opção para pessoas que querem deixar o ambiente mais elegante e dar aquele toque rústico para o mesmo.

Além de garantir qualidade e durabilidade para sua porta.

Porta de Madeira de Demolição
Porta de Demolição Rústica fabricada em Peroba Rosa

Contudo, há vantagens e desvantagens em se obter uma porta de MADEIRA DE DEMOLIÇÃO. Listamos aqui para você saber, a seguir:

Vantagens:

  • Maior durabilidade, pois passam por um novo tratamento de restauração e polimento.
  • Maior resistência, visto que essas madeiras são muito utilizadas para sustentação de locais, como ponte e até mesmo construção de casas.
  • É uma forma sustentável de ajudar o planeta não desmatando para se adquirir um produto novo, visto que a madeira é um produto forte e resistente.
  • Resiste a vários fatores, como água, no qual se pode lavar a porta, vento e climas quentes, não atrapalhando na qualidade do material.

Desvantagens:

  • Encontrar este tipo de produto é mais complicado, pois não se encontra em lojas comuns de materiais de construção.
  • Por ser um material de boa qualidade e restaurado, possui um preço elevado. Pois o procedimento de reforma gera custos elevados, além da madeira.

Como vimos acima, as vantagens são muito maiores do que as desvantagens de uma porta de madeira de demolição.

Sendo assim, sendo muito vantajoso adquirir este tipo de produto para estar em sua casa, escritório ou outro ambiente.

Porta de Peroba Rosa
Porta de Madeira de Demolição RústicaPeroba Rosa

Portas Antigas com Grades dão Charme e Proteção

As portas antigas muitas delas, contam com grades para proteção do ambiente, pois é uma forma de fazer com que seja mais difícil acontecer o arrombamento do local.

E até nos dias atuais, as pessoas, utilizam grades de ferro nas portas, pois se proteger e proteger o seu ambiente é essencial para ter qualidade de vida e se prevenir contra furtos.

Porta Antiga com Grade de Ferro
Porta Antiga com Grade de Ferro

As portas antigas podem ser encontradas de várias formas, tamanhos e cores.

Sendo um atrativo para quem as vê e possui em seu imóvel.

Pois é sinônimo de charme e elegância para o ambiente, sem contar que o mesmo ficará com um designer mais rústico e aconchegante.

Artigos Relacionados

 
×