Porta De Madeira Branca

Home Portas Porta De Madeira Branca

A porta de madeira branca é quase um clássico na construção civil, mesmo que o aspecto rústico da madeira ainda tenha muito espaço.

As portas pintadas são bem interessantes, pois conseguem dar contraste ao ambiente e trazer um toque mais moderno aos cômodos.

Para aqueles que estão pensando em construir ou reformar, conhecer um pouco mais sobre a porta branca de madeira pode ser uma boa ideia para começar a imaginar como será o interior e exterior da casa.

Porta De Madeira BrancaPorta de madeira branca maciça: quais as vantagens

A porta de madeira branca pode ser encontrada em duas versões: maciça ou oca por dentro. Na grande maioria das casas as pessoas acabam optando pela segunda opção, pois o custo é bem mais abaixo.

Entretanto, a porta oca tem muitas desvantagens, incluindo:

  • Resistência

A resistência da porta oca é, como se pode imaginar, muito menor que a porta de madeira maciça. É muito comum que qualquer tipo de impacto faça algum furo na porta e, nesses casos, não há como consertá-la.

  • Durabilidade

A durabilidade da porta oca também é menor, fazendo com que a relação de custo x benefício da porta de madeira maciça passe a se tornar mais atrativa. Uma boa porta de madeira maciça pode durar uma eternidade.

  • Acústica

Talvez seja um dos pontos mais importantes. Só quem vive em casa com mais pessoas sabe o quanto a acústica é fundamental. Uma casa que não tenha boa acústica faz com que todos os moradores escutem tudo o que está acontecendo nos outros cômodos.

A porta de madeira maciça barra muito mais o som, sendo ideal para quem busca uma boa noite de sono ou precisa estudar/trabalhar sem ser incomodada.

Isso quer dizer que a porta de madeira branca oca nunca deve ser escolhida? Veja bem, tudo depende da expectativa de cada pessoa e de qual será a finalidade.

No banheiro, por exemplo, onde a questão de acústica não é tão importante, uma porta oca até que pode ser interessante.

De maneira geral, a porta de madeira maciça é mais interessante, pois é mais resistente, durável, elegante e bloqueia o som. Mas é sabido que é bem cara (talvez a sua única desvantagem).

Se não houver condições de adquirir esse modelo, talvez seja interessante buscar uma porta de madeira oca, mas que as folhas sejam mais grossas possíveis.

Porta branca: interna ou externa?

Outro ponto importante na hora de escolher a porta é ponderar se ela ficará na área interna ou externa. Veja bem, cada madeira possui as suas particularidades e características.

Sendo assim, há espécies que são adequadas para ficarem no lado externo e há outras que só podem ficar no lado interno. Isso porque algumas madeiras não são resistentes ao intemperismo, mesmo que a porta seja maciça.

 

Chuva, sol e até mesmo agentes biológicos (como cupim) atacam a madeira e a porta se deteriora mais rapidamente. Normalmente as portas que são aceitas em ambientes externos costumam se dar bem no interno também, obviamente.

 

Para quem está pensando em comprar uma porta de madeira branca para a área externa, as seguintes madeiras são interessantes:

  • Maçaranduba
  • Tatajuba
  • Ipê
  • Cumaru
  • Teca
  • Jatobá
  • Cedro
  • Eucalipto
  • Pinus

Esses são alguns modelos, mas é recomendado perguntar à madeireira qual é a melhor opção para a finalidade desejada.

E sobre questões estéticas, a porta de madeira vai bem tanto nos cômodos internos quanto para as áreas externas? Sim, o visual clean das portas brancas cai bem em todos os lugares.

Como pintar porta de madeira?

Para aqueles que já têm a porta instalada e deseja fazer uma porta de madeira branca é possível pintar o material sem muito segredo, basta seguir os passos:

  • Lixar

O primeiro passo para pintar uma porta é lixar. É preciso começar com as lixas mais grossas e, depois, ir diminuindo a grossura da abrasão para dar um acabamento melhor.

  • Limpar

É imprescindível que a tábua de madeira não tenha nenhum resquício de sujeira ou pó de madeira. A dica é passar uma vassoura ou escova limpa para tirar o excesso de pó, passar um aspirador e, depois, passar mais uma vez a escova (que deve estar limpa).

  • Antes da tinta

Há algumas substâncias que são próprias para serem passadas antes da primeira demão de tinta. O objetivo é que a madeira se torne mais aderente à tinta e, também, que se proteja.

  • Tinta

Depois que a madeira já estiver tratada e seca é possível passar a primeira demão de tinta branca. Compre um pincel adequado e pinte a porta no sentido vertical. Espere a primeira mão secar e passe mais uma vez.

Normalmente apenas duas mãos de tinta dão um bom resultado, mas alguma outra camada pode ser necessária dependendo da tinta.

A porta de madeira branca está em alta atualmente

Como já falamos, a porta de madeira branca se encaixa em qualquer lugar. Hoje em dia a arquitetura e o design de interiores estão buscando coisas mais clean e a porta branca se encaixa perfeitamente.

Ela pode ser lisa ou com almofadas. O fato de ela ser branca faz com que ela combine com a maioria das maçanetas.

De fato, apostar em uma porta branca é bem coringa e uma escolha bem interessante.

Verifique as credenciais do fornecedor

Seja para comprar uma porta de madeira branca ou qualquer outra porta, é essencial que o fornecedor seja de qualidade.

Primeiramente, é imprescindível que a madeireira tenha em mãos todas as certificações de extração legal de madeira. Estando tudo em ordem é possível começar a avaliar a qualidade da madeira.

Todos os detalhes do processo de produção interferem no resultado final, da extração até a instalação. Somente garantindo que tudo seguiu os padrões de qualidade é possível assegurar que será uma boa compra.

E como fazer isso? A recomendação é busca pela madeireira e ver como é sua fama no mercado.

Se muitos clientes aprovarem o material, então provavelmente a porta de madeira branca será de qualidade.

 
×