Porta de Quarto: Qual modelo de porta utilizar no Quarto?

Home Portas Porta de Quarto: Qual modelo de porta utilizar no Quarto?

Cada ambiente de uma casa exige a escolha de um tipo de porta diferente, e no caso dos quartos a mais utilizada são as portas prancheta, isso porque essas são opções com maior durabilidade e melhor preço.

Outro motivo para serem as mais utilizadas é por conta do peso (elas são mais leves) e a beleza do material que conta com opções lisas e com frisos que são as mais utilizadas pelos arquitetos.

Esse tipo de porta pode ser encontrado em três categorias, cada uma com suas vantagens e desvantagens e deve ser escolhida de acordo com as suas condições financeiras e gosto.

Categorias de Portas de Quarto

Basicamente, existem três diferentes categorias de portas de quarto de acordo com a sua estrutura interna. São elas:

Porta Oca

As portas prancheta oca são aquelas mais frágeis e leves, são produzidas com camadas de papelão revestida com madeira.

Essa é a opção mais barata do mercado e por isso pode ser bem atraente mas , seu maior problema é quanto a durabilidade, por se tratar de um material de baixa qualidade está sujeito a danos na sua integridade com o tempo de uso.

Esse material, por ser composto de folhas, também é mais propenso ao aparecimento de pragas como os cupins que podem corroer toda a madeira danificando drasticamente sua porta.

As portas oca também não oferecem isolamento acústico e nem térmico, o que pode ser um problema em casas com muitas pessoas ou onde os cômodos são muito próximos e regiões muito frias.

Porta Miolo Colmeia
Estrutura Interna de uma Porta com Miolo do Tipo Colmeia

Porta Semi-sólida

As portas semi sólidas são produzidas com folhas de madeira na parte interna e revestida também com  madeira.

Esse modelo oferece maior resistência e maior durabilidade que a opção oca, isso porque no seu interior não há folhas de papelão mas sim madeira que são bem mais resistentes.

Mesmo sendo uma opção um pouco mais cara que a oca, a porta semi-sólida oferece melhor custo benefício já que requer menor cuidado e mais tempo de uso, com elas o risco de danos pelo tempo e de pragas é bem menor.

Elas também oferecem melhor isolamento acústico e térmico, ideais para quem deseja mais privacidade durante seus momentos de descanso.

Porta Semi Sólida
Estrutura Interna de uma Porta Semi Sólida

Porta Sólida

As portas sólidas são fabricadas a partir de folhas de madeira prensadas e revestidas de madeira e por isso são a opção com maior durabilidade, mais pesada do mercado e também a mais cara.

Essa opção tem menor chance de ser danificada, é mais resistente e tem o melhor isolamento acústico e térmico, mas por outro lado são mais caras e pesadas em relação as portas semi sólidas.

A escolha de colocar porta sólida nos quartos vai depender do orçamento da obra sendo que o custo do investimento vai subir por ser portas com valor mais alto. Porém, são portas com altíssima durabilidade.Estrutura Interna de uma Porta Sólida
Estrutura Interna de uma Porta Sólida

Medidas de Porta de Quarto

As medidas mais utilizadas para portas de quarto são:

  • 210cm de Altura X 70cm de Largura
  • 210cm de Altura X 72cm de Largura
  • 210cm de Altura X 80cm de Largura
  • 210cm de Altura X 82cm de Largura

Tipos de Porta para Quarto

Existem dois tipos de portas de prancheta para quarto.

A primeira é a PORTA PRANCHETA DECORADA (também chamada de porta com friso). Elas oferecem desenhos modernos o que deixa a porta do quarto com visual mais arrojado e moderno. Existem os mais varias tipos de desenhos para este modelo de porta.

Porta Prancheta Com Friso
Porta para Quarto Prancheta com Friso

A segunda é a PORTA PRANCHETA LISA. Ela é a mais utilizada nas residências e apartamentos por possuir um design mais “clean” sem desenhos e geralmente ser mais barata que a porta prancheta decorada.

Porta Prancheta Lisa
Porta para Quarto Prancheta Lisa em Madeira Ipê

Acabamentos para Porta de Quarto

Existem vários tipos de acabamentos para uma porta de quarto. Fizemos uma lista com os mais utilizados:

Revestimento Melamínico

É um acabamento com pintura especial em resina que deixa a porta com aspecto homogêneo.

O revestimento melamínico esta sendo cada vez mais utilizado em portas de quarto e tem ótima qualidade e resistência contra riscos.

Porta Revestimento Melamínico
Porta com Revestimento Melamínico

Verniz

O verniz é o acabamento mais utilizado nas portas de quarto. Existem diversos tipos de vernizes que deixam a porta na tonalidade desejada.

Além disso, o verniz tem como vantagem o preço mais acessível e a facilidade na aplicação.

Porta Prancheta com Verniz
Porta Prancheta com Verniz Brilhante

Pintura

A porta para quarto também pode ser pintada da cor desejada. Geralmente, a cor mais utilizada é a cor branca que deixa a porta com aspecto visual bem elegante.

Em alguns casos utiliza-se pinturas especiais como o “laqueamento” que é um tipo de pintura parecida com a de automóveis e que tem como objetivo deixar a porta com aspecto bem liso e brilhante.

Porta Branca
Porta com Pintura Especial Branca

Quais são as vantagens da porta prancheta?

As portas de prancheta possuem diversas vantagens. Confira abaixo algumas:

Estética

As portas de madeira são sem dúvida as mais bonitas disponíveis no mercado, oferecem sofisticação, melhor acabamento e ainda com privacidade e isolamento acústico e térmico.

Combinam com todos os estilos de decoração e podem ser incorporadas em qualquer projeto.

Preço

No quesito preço a porta prancheta oca (miolo de papelão) é a opção mais barata. Nós da Carpintaria Rezende indicamos portas com miolo de papelão somente em locais temporários onde a porta será trocada.

Não recomendamos este tipo de portas em quartos e banheiros devido à sua baixa durabilidade e resistência do abre e fecha porta no dia a dia. Neste caso, vale aposta em uma porta com interior mais reforçado!

As opções semi sólida e sólidas não são as opções mais baratas do mercado mas seu custo benefício é sem dúvidas o melhor.

Quando essas portas recebem a manutenção adequada sua durabilidade é de anos, enquanto outras opções precisam ser trocadas com menos dois anos de uso.

Resistência

As portas prancheta semi sólidas e sólidas são altamente resistentes a possíveis danos causados pelo seu uso no dia dia, por serem feitas a partir unicamente de madeira sua estrutura passa a suportar maiores impactos.

Durabilidade

Com maior resistência a durabilidade também aumenta já que as portas não contém prazo de validade, seu tempo de uso depende da sua resistências aos impactos a que são expostas.

E então, decidiu qual modelo irá utilizar no seu quarto?

Se você está construindo ou reformando e precisa escolher as novas portas que serão usadas na sua casa lembre-se que as portas prancheta semi-sólidas são as melhores opções.

São opções bonitas, resistentes e com melhor custo benefício do mercado.

Está precisando de portas para quarto?

A Carpintaria Rezende trabalha com uma grande variedade de modelos de PORTAS PARA QUARTO!

Entre já em contato conosco preenchendo o formulário abaixo e solicite o seu orçamento. Respondemos em até 48h!








Artigos Relacionados

 
×