Porta Laqueada: conheça os principais Modelos!

Home Portas Porta Laqueada: conheça os principais Modelos!
Porta Laqueada

Você sabe o que é uma porta laqueada? É certo que sim, uma vez que essa opção tem se mostrado uma tendência em constante crescimento em todo o mundo – e já há alguns anos.

O processo de laqueação de uma porta é comumente feito em peças de madeira e pode certamente trazer muitos benefícios para ela.

Além de promover economia, a laca ainda traz maior resistência e durabilidade para qualquer peça.

Ao entender mais sobre esse tipo de porta e sobre esse processo, é certo que você irá compreender os motivos que fizeram dela o ponto alto das tendências arquitetônicas dessa geração.

O que é uma Porta Laqueada?

A porta laqueada é a porta que passa pelo processo de laqueação.

Essa ideia surgiu no extremo Oriente, quando a resina removida de algumas plantas passou a demonstrar que podia agir como uma “proteção” para peças de madeira (em especial).

Em suma, a laqueação consiste na aplicação da maca como uma pintura e em forma de acabamento.

Em portas, ela promove brilho, beleza e otimização da durabilidade.

Porta Lisa Laqueada
Exemplo de portas com pintura especial em laca branca

– Em termos estéticos, as portas laqueadas promovem um visual diferenciado nos espaços, agregando sofisticação, luxo e um ar chique a eles.

Benefícios do Processo de Laqueação

  • Remoção de imperfeições

A laqueação esconde algumas das imperfeições que podem surgir em uma porta de madeira ao longo dos anos, tornando-a nova mais uma vez e permitindo que você aproveite a sofisticação de sua estética.

  • Poeira

As PORTAS DE MADEIRA tendem a acumular um pouco mais de poeira do que outros materiais – e o processo de laqueação pode fazer com que isso se torne menos evidente, além de mais simples de se resolver.

  • Selamento

A porta laqueada tem sua superfície selada e “alisada”, o que faz com que ela apresente um visual final mais brilhoso e agradável aos olhos.

Porta Decorada Laqueada
Exemplo de Porta Decorada Laqueada

Além disso, esse processo de selar superfícies promove mais economia ao dono, uma vez que ele dobra e até mesmo triplica a vida útil de um móvel, janela ou porta.

A tendência que segue esse tipo de porta já foi, anteriormente, fortíssima nos anos 70 e, hoje, está novamente em destaque – tendendo a ficar por perto dessa vez e acompanhando mais uma outra tendência: a das portas grandes de madeira.

Você pode saber mais sobre a tendência das portas grandes de madeira em nosso texto “A tendência atual da porta grande de madeira”.

Quem pode me ajudar a obter uma Porta Laqueada?

Conforme visto, o processo de laqueação promove uma série de benefícios e pode fazer incrivelmente bem para suas portas.

Porém, para que isso seja garantido (e de forma otimizada) é preciso saber que esse pode ser um processo complexo.

Por isso, a laqueação só pode ser feita por um profissional experiente no assunto – de preferência por um bom pintor – pois seu nível de dificuldade deve ser executado com maestria.

Caso contrário, é mais do que provável que você não garanta todas as muitas vantagens acima citadas e acabe por gastar dinheiro à toa, além de perder também as garantias que a madeira traz para você.

Processo de Laqueamento
Exemplo de um processo de Laqueamento feito em Cabine de Pintura Industrial

Além disso, um bom olhar profissional é mais do que capaz de ajudar você a entender quais são as suas necessidades em relação ao ambiente, ou seja, o que combina ou não e o que realmente funciona para otimizar espaços.

Ainda que o processo de laqueação tenda a deixar a porta mais lisa e brilhante, um bom profissional pode trabalhar com outros tipos de acabamentos que atendam às suas expectativas.

Um deles é o acabamento fosco, que traz um ar mais sério e sóbrio ao espaço mas que, ao ser combinado, por exemplo, com plantas e tons de verde, pode trazer um clima bastante rústico ao local.

Vantagens de Apostar em uma Porta Laqueada

Já foram listados os principais benefícios da laqueação, mas o que você pode esperar de uma porta laqueada em si?

Confira abaixo as principais vantagens:

1 – Não Amarela

Uma porta laqueada não amarela com o tempo. Ela se mantém e permite que sua porta pareça sempre nova e recém adquirida.

2 – Variedade de Cores

Você pode contar com uma variada gama de cores que deixem o ambiente do jeito que você sonha que ele seja. De cores vibrantes à tons sóbrios, a escolha é sua!

3 – Tom mais Uniforme

A pintura de sua porta deixa os dias de manchas e irregularidades para trás. Uma porta com laqueação tende a ser extremamente uniforme e bela.

4 – Percepção de espaço Maior

Além disso, a porta laqueada faz com que o espaço se pareça ainda maior e mais bem aproveitado, trazendo consigo todo o requinte que você merece!

5 – Tendência

Em suma, pode-se dizer que esse tipo de porta é muito mais do que apenas uma tendência, se mostrando uma opção viável e que promove economia a proprietários que desejam otimizar todos os seus espaços!

Porta Interna Laqueada
Exemplo de uma PORTA DE QUARTO Laqueada

Conclusão

Uma porta laqueada atua como a união perfeita entre as tendências modernas e as necessidades de otimização de portas e móveis em geral em uma casa.

Ela deixa portas de qualquer material mais belas, lisas e brilhantes, mas é comumente vista em opções em madeira.

Esse tipo de porta renova madeiras que podem ter sidos rasgadas, arranhadas ou manchadas ao longo do tempo, além de garantir que elas se tornem mais resistentes e duráveis ao longo do tempo.

Além disso, ela também garante personalização, uma vez que diversas cores podem ser passadas na porta, dando diferentes tons aos muitos espaços da casa.

Se você deseja passar pelo processo de laqueação, tenha a certeza de fazê-lo junto a um profissional de qualidade e experiente no assunto, sabendo que todos os benefícios buscados serão atingidos.

Afinal de contas, de nada adianta apostar nesse tipo de ação se ela for mal feita e acabar por trazer mais dor de cabeça para o proprietário. Conte com alguém de confiança!

No mais, se você já estiver contando com uma porta laqueada na sua casa, trate de oferecer a ela uma limpeza que mantenha suas características, evitando o uso de álcool e de solventes.

Sabendo tudo sobre a porta laqueada e sobre sua tendência, aposte nela e otimize sua casa!

 

Artigos Relacionados

 
×