Existe Porta de Madeira Maciça Lisa?

Home Portas Existe Porta de Madeira Maciça Lisa?
Porta Maciça Lisa

Na hora de fazer uma construção ou uma reforma, muitas dúvidas podem surgir. Entre as mais comuns, está relacionada as postas de madeira maciça lisa. Se você também possui dúvidas sobre ela, então continue lendo e saiba mais sobre a porta maciça lisa.

A porta é algo muito importante na decoração da casa. Ela pode ajudar a compor toda a decoração e temática de um local. Então, é normal que muitas dúvidas surjam a este respeito.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a porta de madeira maciça lisa, ela existe? É possível tê-la em minha casa? Como ele funciona? Qual é melhor opção?

Existe uma porta de madeira maciça totalmente lisa?

A resposta é não! Uma porta de madeira maciça totalmente lisa não existe.

Isso porque para existir ela teria que ser retirada em uma única camada de tora de uma árvore, então, essa árvore teria que ser muito grande, e o seu corte seria exorbitante. Isso a torna inviável.

Além disso, se for feita uma porta toda de madeira maciça lisa, ela poderá sofrer alterações, pois se trataria de um material totalmente natural, então as suas dimensões com o passar do tempo poderiam empenar, entortar ou torcer.

Ou seja, a madeira por se tratar de um produto da natureza sofre alterações em sua dimensionalidade e quanto maior é a dimensionalidade de uma peça inteira de madeira maior sera sua alteração mecânica.

Qual é a opção para ter uma porta de madeira maciça?

Já que a porta de madeira maciça lisa não existe, a forma mais eficaz para se ter uma porta maciça, é cortar várias placas de madeira maciça em partes menores, e ir as encaixando uma na outra até que a porta seja formada.

Este encaixe e travamento entre peças de madeira com dimensões menores garante que a porta fique estável e não empene.

Por isso, as portas de madeira maciça disponíveis no mercado são desenhadas com placas ou almofadas encaixadas uma nas outras.

Basicamente, existem três principais tipos de portas maciças que encontramos com facilidade no mercado. Conheça abaixo cada um deles.

Porta de Madeira Maciça com Almofadas

A PORTA DE MADEIRA MACIÇA COM ALMOFADAS traz um estilo mais clássico e tradicional.

Apesar da demanda deste tipo de porta diminuir nos últimos anos devido ao advento de portas com linhas mais retas, a porta de madeira maciça com almofada ainda é muito utilizada em casas de campo, pousadas, casas históricas e igrejas por apresentar um estilo mais rústico que se encaixa perfeitamente nestes locais.

Este tipo de porta também pode ser fabricada com diferentes desenhos de almofada (almofada reta, almofada diagonal) ou almofadas maiores ou menores de acordo com o projeto ou gosto pessoal do cliente.
Portas de Madeira Maciça
Exemplo de portas de madeira maciça com Almofadas.

Porta de Madeira Maciça com Placas

A PORTA DE MADEIRA MACIÇA COM PLACAS apresenta um design mais contemporâneo com linhas retas e design leve.

Hoje podemos encontrar este tipo de porta com diferentes variações: com placas largas, com placas estreitas, com vidro embutido entre as placas, dentre outras.

Porta Maciça com Placas e Vidro Embutido
Porta Maciça com Placas e Vidro Embutido

Podemos encontrar a porta de madeira maciça com placas com diferentes nomenclaturas, como por exemplo: Porta Maciça BBB, Porta Maciça Friso, dentre outras.

Por se tratar de uma porta com visual mais leve e arrojado este tipo de porta caiu no gosto de arquitetos e vem sendo cada vez mais utilizada na entrada de casas e apartamentos.

Porta de Madeira Maciça com 7 Placas
Porta de Madeira Maciça com 7 Placas

Porta de Madeira Maciça com Junta Seca

Por fim, talvez o modelo de porta que mais se aproximaria de “uma porta de madeira maciça totalmente lisa” seja a porta de madeira maciça com junta seca.

A ideia deste modelo de porta é a mesma dos modelos de portas maciças com placas. Entretanto, as placas são encaixadas sem qualquer espaço (bem juntas) entre elas o que da uma boa impressão de uma porta maciça de folha inteira.

Porta Modelo Junta Seca
Exemplo de uma porta de madeira maciça junta seca

Este modelo de porta traz um design bem “liso” na porta uma vez que ela não possui nenhuma peça de madeira em alto relevo ou com frisos (riscos).

O interessante aqui é utilizar as placas de madeira com tonalidades mais próximas possíveis para conseguir um bom resultado.


Exemplo de uma porta de madeira maciça junta seca

Como escolher uma Porta de Madeira Maciça Ideal?

Para fazer a escolha da PORTA DE ENTRADA de uma casa, alguns requisitos precisam ser seguidos para que você faça a escolha certa. Deve ser observado a sua cor, o seu material, e principalmente a qualidade do produto.

Além disso, a portas deve ajudar a compor a decoração, e também oferecer segurança, durabilidade, beleza e praticidade para o seu dia a dia.

A porta de madeira maciça, é uma excelente opção, pois ela tem todos os requisitos que falamos acima. Elas são feitas com pranchas de madeira maciça, não são ocas e não possui nenhum tipo de preenchimento com outro material.

Elas são muito usadas, pois além de terem uma beleza única, elas ainda oferecem muita segurança, pois são altamente resistentes, e podem durar por muitos anos.

Principais vantagens de uma porta de madeira maciça

Uma das principais vantagens de uma PORTA DE MADEIRA MACIÇA, é que ela muito versátil, possui vários modelos e cores, podendo assim, ser usada em vários locais, podendo se adaptar a diferentes tipos de decoração e de propostas.

Ela oferece ao ambiente um toque sofisticado e muito conforto, por isso, também são muito usadas em igrejas e salões de festas.

Ela consegue ter um isolamento térmico e acústico, então são ideais para casas em grandes centros urbanos, casas de campo, igrejas e locais para eventos. A sua segurança também é um diferencial, pois como é feita de um material mais sólido e pesado, ela é altamente segura contra arrombamentos.

Ela pode ser somente envernizada, assim a sua beleza natural da madeira fica em evidencia, e propõe um aspecto sofisticado ao ambiente.

Atualmente ela pode ser encontrada em diversas propostas. Indo da mais básica até a mais sofisticada, o que a torna muito viável para ser usada em diversos cômodos de casas ou escritórios.

Então, para quem procura uma boa opção de porta, que possui alta qualidade e durabilidade, e além disso ofereça total segurança, a porta de madeira maciça é a melhor opção.

Por se tratar de um material muito versátil, que pode atender a diversas necessidades e perfis, a porta de madeira maciça pode ser facilmente encontrada, substituindo muito bem a porta maciça lisa, que tem a sua fabricação e comercialização inviável.

Precisando de Porta de Madeira Maciça?

A Carpintaria Rezende é uma empresa com mais de 40 anos de experiência na fabricação de portas de madeira maciça.

Contamos com uma equipe especializada de consultoria de vendas para ajudar você a escolher a porta maciça ideal.

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato!





Artigos Relacionados