Qual Modelo de Porta utilizar no Banheiro?

Home Portas Qual Modelo de Porta utilizar no Banheiro?
Porta para Quarto

O banheiro é um cômodo que exige a escolha de itens específicos para esse uso, inclusive a porta.

Como os banheiros são ambientes úmidos e com calor a porta para esse ambiente precisa ter resistência contra essas questões.

Normalmente usa-se nos banheiros portas iguais as portas dos quartos mas isso é um erro já que o material é mais fraco e será exposto aos efeitos do calor e umidade.

Mas não é só esse ponto que precisa ser pensado quando for escolher a porta para o banheiro, a cor, o material e a capacidade de isolamento térmico e acústico também são fatores relevantes.

Quais são os tipos de portas para banheiros?

Por ser um ambiente mais específico o banheiro cada banheiro exige um tipo de porta que mais se encaixa na sua composição, normalmente esses espaços são menores e precisam que cada centímetro possa ser aproveitado.

Os modelos mais usuais para banheiros são:

Porta de Correr

As portas de correr são boas opções para banheiros maiores onde se tem disponível uma parede para fixar a porta, como não tem isolamento acústico tão bom elas são mais indicadas para banheiros em suítes.

Porta de Correr no Banheiro
Porta de Correr no Banheiro

Porta de Dobradiças

As porta dobradiças são o modelo tradicional, elas são muito usadas por se encaixar em qualquer tipo de banheiro mas tem como desvantagem ocupar um espaço maior dentro do ambiente.

Porta de Abrir no Banheiro
Porta de Abrir no Banheiro

Porta Sanfonada

Esse é o modelo mais usado para banheiros pequenos porque ela não ocupa espaço, a escolha do material nesse caso é um grande diferencial já que produtos de baixa qualidade podem influenciar no bom funcionamento da porta.

Porta Sanfonada para Banheiro
Exemplo de uma Porta Sanfonada para Banheiro

Tipos de materiais usados em portas de banheiro

Tão importante quanto o tipo de porta que será usado no banheiro é a escolha do material de fabricação dessa porta, apesar de existir diversas opções de portas no mercado algumas podem não ser tão indicadas para esse ambiente.

Porta Prancheta de Madeira

As porta pranchetas são as mais usadas para banheiros, isso porque é uma porta mais barata e geralmente acompanha os modelos das PORTAS DOS QUARTOS.

Porta Prancheta para Banheiro
Exemplo de uma Porta Prancheta para Banheiro

Porém, caso utilize uma porta de prancheta no banheiro, recomendamos utilizar uma porta de qualidade preferencialmente com ESTRUTURA INTERNA sólida para evitar os danos que geralmente ocorrem na parte inferior da porta devido a umidade.
Porta Prancheta Danificada devido a umidade do Banheiro
Exemplo de uma Porta Prancheta danificada devido a umidade do banheiro

Porta de Madeira Maciça

As PORTAS DE MADEIRA MACIÇA são uma boa opção para banheiro, isso porque a madeira maciça tem maior resistência a ação da umidade e calor e ainda confere melhor isolamento acústico e térmico.

A madeira maciça é um material que pode ser usado em todos os tipo de portas sendo ideais para os banheiros. Porém, vale ressaltar que as portas de madeira maciça tem o preço mais elevado por ser um material nobre.

Porta de Madeira Maciça para Banheiro
Exemplo de uma Porta de Madeira Maciça de correr para Banheiro

Porta de MDF

As portas de MDF são muito atrativas para o uso no banheiro pois simulam uma madeira mas o grande problema desse material é que ele é bem sensível ao calor e umidade e pode ser danificado com pouco tempo de uso.

Porta de Alumínio

Por não sofrer danos com o calor e umidade o alumínio pode ser uma boa opção para banheiros mas esse material não tem capacidade de restringir sons e nem temperatura e por isso pode ser inapropriado.

Porta de Vidro

As portas de vidro tem ganhado espaço nas casas pela beleza e funcionalidade do material, não sofre danos com a ação de umidade e calor e também tem bom isolamento acústico e térmico.

O grande problema desse material é quanto à visibilidade do ambiente, mesmo que seja escolhido um vidro fosco ainda existe uma visibilidade mesmo que pequena.

Por isso essa opção é mais recomendada para banheiros de suítes.

Como conservar a porta de madeira de banheiros?

O banheiro é um ambiente que requer cuidados especiais e com a porta desse espaço não é diferente, para manter a integridade da sua porta de banheiro, principalmente se for uma porta de madeira, é preciso se lembrar de alguns detalhes.

ENVERNIZAR A PORTA: esse ato ajuda a diminuir o contato direto da material com a água e isso aumenta a durabilidade da sua porta;
Evitar o Contato com a Água: quando lavar o banheiro nunca permita o contato da água com a porta pois isso causa inchaço da madeira danificando o material e comprometendo a sua integridade.

Porta Prancheta Danificada
Se a porta é de prancheta, evite ao máximo o contato da água na porta quando realizar a lavagem do banheiro

Conclusão: Qual será a porta do seu banheiro?

A escolha da porta que será usada em cada ambiente deve sempre ser feita de acordo com o gosto do cliente, mas algumas opções podem ser mais viáveis e ideais para espaços como o banheiro.

A melhor opção são os MODELOS DE MADEIRA MACIÇA , com maior resistência, durabilidade e beleza essas são as mais usadas para a finalidade e quando cuidada da maneira correta pode durar muitos anos.

Artigos Relacionados

 
×