Qual verniz utilizar na madeira?

Home Verniz Qual verniz utilizar na madeira?

Após a compra de um produto de madeira, seja ele uma porta, uma janela ou até mesmo um deck para piscina, surge a necessidade de envernizar o material depois da sua instalação.

A indústria de verniz para madeira sempre busca novos diferenciais para tornar os produtos mais resistentes e cada vez mais próximos das cores das madeiras, assemelhando-se praticamente a todas as tonalidades.

A aplicação do verniz para madeira deve ser feita de acordo com sua tonalidade, buscando o verniz de melhor qualidade e que atenda os objetivos da decoração, tornando o ambiente mais moderno e arrojado.

Desta forma, nesta matéria listamos os principais vernizes do mercado, suas características e aplicações. Confira!

Para que serve o verniz?

O verniz é um produto líquido muito importante para todas as superfícies de madeira, porque protege a madeira para que se conserve em bom estado durante vários anos.

Antes de aplicar um verniz na madeira, você deve lixar a sua superfície para certificar-se de que ela está perfeitamente lisa e livre de qualquer produto aplicado anteriormente.

Além disso, é conveniente limpar a madeira para eliminar qualquer sujeira que possa ter.

Qual verniz devo escolher?

Hoje em dia, existe uma infinidade de vernizes disponíveis no mercado. Mas qual verniz devo escolher?

A escolha do verniz está diretamente relacionada a qual acabamento final você deseja na madeira. Caso goste do tom da peça de madeira na cor natural e não deseja mudá-lo, então o ideal será optar por um verniz transparente ou brilhante.

Caso contrário, se pretende escurecer ou modificar o tom da madeira, então você deve optar por um verniz da cor que preferir.

Além disso, também é preciso considerar a resistência do verniz para madeira com relação ao atrito e aos ataques atmosféricos, como vento e chuva, aplicando-se o verniz de acordo com o local em que está sendo usado, diferenciando entre as áreas internas e externas.

Catálogo de Vernizes
Paleta – Catálogo de Vernizes

Quais Vernizes são mais utilizados?

É importante, ao escolher o verniz para madeira, procurar pelas cores e pelo acabamento, escolhendo, por exemplo, entre o fosco ou o brilhante, ou fazendo combinações que permitam um estilo moderno de decoração, como a criação de ambientes diferenciados.

Listamos abaixo os principais vernizes utilizados no mercado e suas principais características:

 

Verniz Marítimo

O verniz marítimo é feito à base de resina alquídica, que é indicada para realçar e enobrecer superfícies de todos os tipos de madeira, apresentando grande variedade de cores e com acabamento fosco ou brilhante, permitindo ao usuário fazer as mais diversas combinações de estilos, criando ambientes diferenciados.

O verniz marítimo é mais resistente às agressões do ambiente, sendo um produto de fácil aplicação e de secagem geralmente rápida. Ele é indicado para superfícies internas e externas de madeira.

Sua fina camada transparente protege contra ações das intempéries conferindo maior durabilidade ao aspecto natural da madeira.  Sua aplicação é feita com 3 demãos em intervalos de 12 horas.

Verniz Marítimo
Verniz Marítimo

 

Verniz Tingidor

O VERNIZ TINGIDOR é um verniz utilizado para dar cor a madeira, ou melhor dizendo, podemos pegar uma madeira clara e tingir com verniz escuro. Pode ser aplicado em 3 demãos em intervalos de 12 horas.

Verniz Tingidor
Verniz Tingidor

 

Verniz Stain

Para DECK DE PISCINA, tem que ser usado um verniz de alta durabilidade e resistência, pois o mesmo pegará chuva e sol 365 dias por ano. Desta forma, o melhor verniz para aplicar em deck de madeira exposta ao sol e a chuva é o VERNIZ STAIN.

Verniz Stain
Verniz Stain Impregnante

 

Verniz em Spray

O verniz em spray geralmente é utilizado para impermeabilização de objetos de uma forma geral. Trata-se de um produto transparente, que protege contra desbotamento, oxidação e corrosão, além de evitar a ferrugem.

O verniz em spray é mais utilizado em estúdios de arte, em agências, gráficas, escritórios de arquitetura ou ainda para serviços de decoração em residências e ambientes administrativos. Seu uso é indicado para o ferro, o gesso, a madeira, a cerâmica e ainda papel e isopor, entre outros.

Verniz Spray
Verniz em Spray

Escolha das cores do verniz

A tabela de cores do verniz representa sempre o potencial do verniz, devendo-se avaliar também a cor da madeira, uma vez que ela muda de aparência após a aplicação da resina.

Também é importante avaliar as cores do verniz sob iluminações diferentes, uma vez que o tipo de iluminação irá interferir na aparência, como sob a luz do sol ou sob uma luz artificial.

Assim, ao escolher a cor, é bom fazê-lo no ambiente em que o verniz será aplicado.

 

Tabela de Cores para Verniz
Tabela de Cores para Verniz

Além das tonalidades comuns, como claro e escuro, as cores do verniz também podem ser encontradas em outros tons, dando cores rosadas a uma madeira clara, ou azul forte num projeto que pretende mostrar antiguidade.

Além disso, é necessário também escolher o acabamento, que pode ser cetim, sem acetinado ou acetinado, desde o mais fosco até o mais brilhante.

As cores podem variar muito no produto final e, no caso de qualquer dúvida, é interessante testá-lo antes de sua aplicação, já que pode mudar de cor ao secar.

Para maior segurança, o verniz marítimo é o mais indicado, uma vez que é mais cristalino, com acabamento brilhante e que não produz alteração na tonalidade da madeira, tendo também excelente resistência e podendo ser utilizado sobre verniz mais antigo.

Verniz em Peça de Madeira
Aplicação do Verniz na Madeira

Como aplicar o verniz na madeira?

Para aplicar o verniz na madeira é necessário ter em mãos as ferramentas certas: um rolo de espuma, um pincel de cerdas macias ou uma pistola de aplicação, a bandeja ou caçamba, aguarrás, lixa de madeira (150 e 220), fita crepe e plástico, além de jornal ou lona para proteção das áreas adjacentes que não serão pintadas.

Lixar Madeira Antes do Verniz
A madeira deve ser bem lixada antes de receber o verniz

Em madeira nova, é necessário antes lixar, remover o pó com pano umedecido em aguarrás e aguardar sua secagem, aplicando a primeira demão de verniz diluído em aguarrás na proporção de 1 x 1.

A segunda demão deve ser aplicada após um intervalo de pelo menos 8 horas, passando uma lixa para remover as farpas e deixar o acabamento mais liso. Finalmente, na terceira demão, o produto deve ser diluído como especificado na embalagem, sempre aguardando o tempo necessário entre as demãos.

Envernizando a Madeira
Envernizando a Madeira

Pintar verniz sobre verniz!

Na pintura de verniz sobre verniz é necessário lixar com lixa 150, removendo partes soltas e poeira e passando as demãos do verniz, sempre respeitando o intervalo de 8 horas entre demãos e as proporções especificadas na embalagem para diluição. Entre uma demão e outra é importante lixar com lixa 220 para obter melhor acabamento.

Nos ambientes internos sempre é recomendado passar 3 ou 4 demãos de verniz e, nos ambientes externos, de 4 a 5 demãos, dependendo do tipo de madeira e do acabamento que ela está tendo no início do processo.


Retirar o Verniz Antigo antes de passar uma novo verniz

Artigos Relacionados

 
×