Conheça Mais Sobre O Revestimento De Madeira

Home Madeiras Conheça Mais Sobre O Revestimento De Madeira
Revestimento De Madeira

Criar um ambiente mais intimista e aconchegante tem sido o grande objetivo dos projetos de arquitetura mais modernos. A inclusão da madeira nos projetos residenciais acontece há muito tempo e ainda nos dias de hoje continua sendo uma das opções mais escolhidas. Nesse sentido, o revestimento de madeira continua em alta, proporcionando resultados incríveis para os diversos tipos de ambientes.

O revestimento de paredes e pisos é um elemento fundamental e tem impacto direto no resultado do ambiente. É possível escolher diferentes tipos de revestimentos como pastilhas, papel de parede, granito, painéis e a madeira, por exemplo. Dentre esses a madeira possui seu charme e suas características que a faz ser uma das mais escolhidas.

A seguir você poderá conferir mais detalhes sobre o revestimento de madeira e como aplicá-lo em alguns ambientes residenciais.

Revestimento De MadeiraO que é um revestimento de madeira?

Em primeiro lugar vamos entender o que é um revestimento. O revestimento é uma das últimas etapas de uma obra, os momentos finais antes de ter o ambiente todo pronto. O revestimento é a parte externa de um projeto de alvenaria.

São diversas camadas necessárias para a construção de uma parede. Os blocos, o reboco, o reboco com argamassa, o revestimento, os acabamentos finais são etapas fundamentais. Assim, o revestimento é o que ficará visível no ambiente e a escolha do revestimento deve levar em conta diversas características.

O revestimento interfere não apenas no design do ambiente, masm outras características como luminosidade e temperatura. O revestimento também tem a função de proteger todas as outras camadas que estão embaixo dele, por isso, é preciso também se atentar ao ambiente em que ele estará inserido, se é um ambiente interno ou externo e também se possui contato com umidade.

Alguns exemplos de revestimentos mais utilizados são os azulejos, as pastilhas, painéis, laminado (que simula a madeira) e a própria madeira.

Agora que você já sabe mais sobre o que é um revestimento fica mais fácil de compreender o que é o revestimento de madeira. O revestimento de madeira é quando o revestimento escolhido tem como material principal a madeira natural. Isso pode ser feito de diversas maneiras, com painéis ou ripas, por exemplo

O revestimento de madeira possui diferentes características e muito do design e do resultado final serão determinados pelo tipo de madeira escolhido para fazer o revestimento. Neste ponto é importante relembrar que o revestimento deve levar em conta as especificidades dos ambientes.

O revestimento de madeira deve ser escolhido sempre em adequação ao ambiente, analisando se ele terá contato com umidade, será externo ou interno. Para ambientes internos, o revestimento de madeira traz mais possibilidades de design e é possível alcançar resultados bem aconchegantes e esteticamente bonitos com esse material.

Revestimento de Madeira para parede

O revestimento possui grande versatilidade e essa é uma das principais características que o diferencia dos pisos. Ao contrário dos pisos comuns, o revestimento pode ser utilizado tanto no chão quanto nas paredes.

O revestimento de madeira para parede é um dos melhores jeitos de modificar um ambiente com elegância e sofisticação. Um dos benefícios de escolher a madeira como revestimento para parede é que é um material durável, de fácil manutenção e que ainda possibilita grande variedade de decoração.

Existem muito projetos que podem ser realizados com o revestimento de madeira para parede. É possível utilizar esse revestimento, por exemplo, como uma forma de delimitação de ambientes. Separação entre salas e copas, por exemplo, é uma ótima oportunidade de inserir o revestimento de madeira no ambiente.

Outra opção é o revestimento contínuo nas paredes ou do chão para uma parede. Para quem deseja uma forte presença da madeira nos cômodos é possível revestir grande parte ou até mesmo todas as paredes.

O chão e a parede podem ter o mesmo revestimento, incluindo o revestimento de madeira em apenas uma das paredes dando um ar de integração entre os ambientes. Como você pode ver, existem muitos projetos que podem ser realizados com o revestimento de madeira para parede.

Para revestimentos aplicados no chão e na parede, por exemplo, um elemento que deve-se ter atenção é as cores da madeira. O ideal é que sejam cores próximas para criar um ambiente harmônico. Não existe uma regra fixa, mas o ideal é combinar cores com tonalidades próximas e criar um padrão para obter um ambiente mais aconchegante.

Como revestir parede de madeira?

Existem diferentes tipos de revestimento de madeira que podem ser utilizados na parede. Alguns necessitam de uma mão de obra especializada, outros podem ser feitos no estilo DIY (faça você mesmo). Um dos tipos utilizados para revestir paredes com madeira é utilizar as lâminas.

As lâminas de madeira são vendidas, geralmente, em m²  e o primeiro passo para revestir uma parede de madeira é tirar as medidas exatas das superfícies que receberão o revestimento.

Os instrumentos necessários para aplicar o revestimento com lâminas de madeira são:

  • Lixa
  • Verniz
  • Pincel, rolo ou espátula
  • Cola de contato
  • E as lâminas de madeira

A aplicação é simples. É preciso começar lixando as lâminas e passando o verniz. O verniz é necessário para proteger a madeira e aumentar sua durabilidade. Após a secagem do verniz, deve-se aplicar a cola de contato na parede e na lâmina de madeira, de forma uniforme e sem que restem resíduos ou excessos.

Quando as duas superfícies estiverem secas é só juntar a lâmina na parede e apertar de modo que se retire todo o ar e não formem bolhas.

Outra forma de aplicar revestimento de madeira na parede é através de ripas. As ripas são comumente utilizadas na estrutura de telhados para dar sustentação às telhas, porém também podem ser modificadas em tamanho e acabamentos para passarem a fazer parte da decoração de ambientes.

As ripas podem ser cortadas em diferentes tamanhos e aplicadas em qualquer direção. É comum a construção de painéis ripados que também é uma forma de deixar o ambiente mais aconchegante e sofisticado.

As ripas podem ser aplicadas diretamente na parede e esse é um trabalho que pode ser realizado facilmente. Para adicionar ripas em alguma parede de seu ambiente você deve, em primeiro lugar, medir o tamanho da parede e decidir quais serão os tamanhos das ripas e em qual sentido ela será instalada (vertical ou horizontal).

Os materiais e o modo de aplicar são bem parecidos com os da utilização das lâminas, eles são:

  • As ripas de madeira cortadas
  • Verniz
  • Rolo, pincel ou espátula.
  • Lixa
  • Cola de contato

A instalação começa com o lixamento das ripas e seu devido envernização.  Em seguida deve-se aplicar a cola de contato tanto na parede quando nas ripas de madeira. Retire excessos e resíduos para uma colagem mais consistente.

Espere até que a cola esteja quase seca e pressione as ripas contra a parede, colocando-as na disposição que for preferida. Esse é um processo bem simples e com pouco esforço é possível transformar um ambiente apostando no revestimento de madeira.

Banheiro com revestimento de Madeira

O banheiro é uma área da casa que não pode ser esquecido no momento da decoração e da harmonização com o restante dos cômodos. Um banheiro bem elaborado e com uma decoração sofisticada carrega um charme e um conforto em sua utilização.

E a madeira é uma ótima opção para fazer parte do revestimento de banheiros. A versatilidade da madeira permite resultados sofisticados, rústicos, clássicos e bem modernos nos banheiros e tudo irá depender da escolha da madeira e sua composição com a decoração.

Nos banheiros é possível aplicar o revestimento de madeira no piso, nas paredes, na pia e em móveis. Uma tendência que deixa esse ambiente ainda mais aconchegante é investir no revestimento contínuo, do chão até as paredes.

O revestimento de madeira no banheiro deixa o local mais bonito, porém estamos falando de um local com alta umidade e isso deve ser levado em consideração na hora da escolha do revestimento. Isso não significa que a madeira deve ser evitada, mas sim que será preciso escolher bem o tipo de madeira e caprichar na manutenção, para que a durabilidade não seja prejudicada pela umidade.

Por esse motivo, no local do box deve-se repensar a utilização da madeira natural. Para quem deseja a aplicação da madeira nesse ambiente que tem contato direto com a água, é possível investir em materiais que simulam a madeira, pois dessa forma a durabilidade será bem maior.

Existem alguns tipos de madeiras que são resistentes à água e podem ser uma boa opção para serem utilizadas no banheiro. Se você prefere madeiras de coloração mais escuras procure por revestimento de madeira do tipo ipê ou cumaru. Para um banheiro com cores predominantemente claras, procure por revestimentos de madeira teca ou peroba rosa.

As madeiras citadas possuem alta resistência à água e certamente trarão um resultado atraente e requintado.

Revestimento de madeira ripado

As ripas de madeira podem fazer parte do revestimento de praticamente todos os cômodos residenciais. Uma característica muito interessante da utilização do revestimento de madeira ripado, é que além de um resultado maravilhoso em questão de design, esse tipo de revestimento pode interferir na percepção do tamanho do ambiente.

Então, se você quiser um cômodo que dê a sensação de ser mais amplo invista em ripas de madeira na horizontal. Para ter a sensação de um ambiente com o pé-direito maior, utilize o revestimento de madeira ripado na vertical. Esses efeitos incríveis podem ser obtidos apenas investindo na colocação desse revestimento no ambiente.

As ripas tem formato retangular, mas podem se diferenciar em largura, altura e espessura. O distanciamento das ripas e dos frisos também é outra característica que pode ser adaptada de acordo com a preferência.

O revestimento de madeira ripado pode ser utilizado diretamente na parede ou em painéis. Os painéis ripados são formados por uma estrutura lisa na qual são coladas as ripas. Esses painéis podem ser colados na parede ou parafusados em alguns pontos. A primeira opção não permite a instalação de fios, por exemplo, e é ideal para quem deseja uma instalação mais simples.

Escada com revestimento de madeira

Utilizar o revestimento de madeira em escadas traz mais destaque e faz que essa parte do cômodo fique mais integrada ao resto do ambiente. O revestimento é comumente aplicado na parte de cima dos degraus ou revestindo o degrau inteiro se a escada for do tipo vazada.

O resultado final do revestimento de madeira em escadas é um local mais bonito e sofisticado. A escada une dois ambientes e a madeira pode ser utilizada ou para dar continuidade à decoração de cada ambiente ou para ser um ponto de destaque entre os dois.

Por fim, o revestimento de madeira possui múltiplas aplicações e é possível elaborar um projeto harmônico e que inclua esse material para deixar o resultado ainda mais especial e aconchegante.

 
×