Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Tacos De Madeira

Home Portas Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Tacos De Madeira

Os tacos de madeira nunca saem de moda e podem combinar com diversos ambientes, trazendo um ar sofisticado e rústico ao mesmo tempo. É um piso coringa e um dos mais cotados no momento de construir ou reformar.

Com toda a certeza você já entrou – ou até mesmo tem em sua casa – em um cômodo composto por estas plaquinhas de madeira e amou! Mas, de fato, antes de escolhê-las para compor sua casa é preciso ter a certeza da decisão.

Afinal, os pisos não costumam ser trocados com frequência (demanda alto investimento e muito trabalho), o que reforça a necessidade de pensar muito bem antes de escolher.

O que são Tacos de Madeira?

Pois bem, se você está cogitando tacos de madeira a primeira coisa que precisa saber é: o que eles são. Este material nada mais é do que peças finas de madeira que são combinadas para formar um piso.

É extremamente versátil, exceto quando estamos falando de locais úmidos (ou seja, não é uma boa escolha para ambientes externos ou banheiro). Salvo essas exceções, ele cai muito bem em todos os lugares.

Costuma ser muito utilizado em quartos, salas, escritórios, salões de festas, sala de jantar e coisas do gênero.

O material é muito resistente e durável. Quando de qualidade, os tacos de madeira podem durar mais do que 50 anos! Mas, claro, tudo isso depende do tipo de madeira, qualidade e cuidados com o material.

Entretanto, de modo geral, é um piso estável, com boas características físicas e que não sai de moda de forma alguma.

Tacos de Madeira
Por ser feito com madeira natural e renovável é possível encontrar os pisos em diversas cores, tamanhos, texturas e muitas outras características. Ou seja, nenhum piso de taco será igual ao outro.

E isso é ótimo, pois mesmo derivando do mesmo material – que é a madeira – você pode encontrar diferentes tonalidades para combinar melhor com o estilo de sua casa.

Além disso, as placas podem ser rearranjadas de formas diferentes, o que confere novas características ao piso. Ela pode estar em forma de escama-de-peixe, espinha-de-peixe, amarração, dama e diagonal, por exemplo.

Outro ponto interessante dos tacos de madeira é a relação com a transferência de calor. O material não é um bom condutor, o que acaba isolando a temperatura e deixando o ambiente mais fresco.

Sendo o Brasil um país tropical e majoritariamente quente, os pisos de madeira são uma ótima opção para segurar o calor.

Quais são as Madeira utilizadas?

Os tacos de madeira podem ser feitos com diferentes tipos de madeira, mas a maioria é feito com madeira maciça de árvores do norte do país. As três espécies mais utilizadas para tal são Ipê, Jatobá e Cumaru.

Nem todas as madeiras podem ser usadas para tal finalidade, sendo necessário seguir alguns critérios físicos para realmente se comportar da maneira adequada.

Sobre Tacos de Madeira

Tipos de Tacos de Madeira

Há diferentes tipos de tacos de madeira, como já foi frisado ao decorrer deste artigo. Conheça-os agora:

  • Taco tradicional

São comumente escolhidos para edificações mais antigas e os pisos são aplicados com cola. É feito em madeira maciça, em moldes de larguras mais estreitas e diferentes comprimentos.

  • Taco palito

Esta versão é direcionada para áreas menores, pois o modelo palito consegue criar uma ilusão de óptica para deixar o ambiente com um aspecto maior.

Assim como o tipo anterior, também é fabricado com madeira maciça e tem larguras ainda mais finas.

  • Taco legneto

O taco legneto é um dos tipos de tacos de madeira formado por um conjunto de tacos palitos. Eles são combinados em uma única placa e abre um leque de possibilidades quanto a sua aplicação.

  • Taco Versailles

Como o nome mais rebuscado já sugere, o taco versailles é mais artesanal e elegante. Os desenhos costumam ser imperiais e bem marcantes.

Como preservar o seu Taco de Madeira?

Um dos grandes problemas de lidar com materiais naturais é que eles se desgastam com o passar do tempo. Nesse cenário, o que fazer com os tacos de madeira que já estão velhos?

Não é preciso haver preocupações, pois é possível restaurá-lo e você mesmo pode fazer isso. Veja como proceder para deixar o seu piso com cara de novo:

  • Caso seu piso esteja com defeitos ou buracos, cubra-os com pó de serra misturado com cola para madeira
  • Remova a camada superficial do revestimento usando o produto adequado (se tiver cera, pode usar removedor. Caso for verniz, basta lixar)
  • Faça uma boa limpeza com panos secos e até mesmo aspirador de pó. Importante não deixar poeira ou sujeira sobre o piso
  • Passe verniz ou cera adequada para madeira novamente. Leia bem as instruções de uso e não passe produto de forma exagera
  • Deixe secar bem

Para preservar os tacos de madeira é importante limpar apenas com vassouras ou panos levemente umedecidos. Como já dito logo no começo deste artigo, umidade não combina muito com madeira.

Modelos de Tacos de Madeira

Qual preço médio de Tacos de Madeira?

Agora que você já sabe quais são as variedades dos tacos de madeira, que eles combinam em diversos ambientes e são super duráveis, talvez você esteja se perguntando a respeito do valor desse material.

Bem, não é algo simples de responder pontualmente, pois há uma série de fatores que influenciam no preço.

Primeiramente, o tipo de madeira faz com que o valor varie. A faixa média da madeira Ipê não é a mesma da madeira jatobá, por exemplo. Sendo assim, você verá que há espécies de árvores mais caras do que outras.

O tipo de piso também irá provocar mudanças nos valores. Tacos mais robustos costumam ser mais caros, pois contemplam mais material.

Os pisos que possuem peças mais alongadas também costumam ter maior valor agregado, pois é mais difícil aproveitar os “restos” de madeira como nos pisos de placas pequenas.

Além de tudo isso o valor dos tacos de madeira também variam de fornecedor para fornecedor.

Lembrando que nem sempre o barato é a melhor opção, principalmente tratando-se de madeira. Produtos planejados para terem alta durabilidade devem atender essa expectativa e para isso precisam ser de qualidade.

Caso contrário o piso pode empenar, dar cupim, se pouco resistente e outros defeitos que irão promover muitos gastos com manutenção.
Preço de Tacos de Madeira

Onde Comprar Tacos de Madeira?

Dito tudo isso, onde comprar os tacos de madeira? De fato é preciso ter uma boa indicação para acertar na escolha quando o assunto é madeira.

É preciso escolher fornecedores que (1) lidem com madeira legal (2) saibam quais as madeiras mais apropriadas para os diferentes usos (3) trabalhem o material de forma correta (4) ofereçam um bom custo x benefício.

Como você pode imaginar não é tão fácil encontrar que preencha todos estes requisitos! A recomendação para você adquirir materiais em madeira despreocupado é a Carpintaria Rezende!

Lá você encontrará produtos em tacos de madeira, portas, mesas, janelas e muitas outras mercadorias para dar à sua casa um ar elegante, sofisticado e leve! Tudo pode ser personalizado e o pedido feito sem sair de casa!

Artigos Relacionados

 
×