Onde utilizar uma telha de madeira?

Home Madeiras Onde utilizar uma telha de madeira?

O uso de telha de madeira é considerado uma grande tendência no mundo da arquitetura e construção civil, dando um charme a mais para diversos tipos de projetos.

Para utilizar este elemento da forma correta, é preciso avaliar seus prós e contras, compreendendo onde realmente cabe o uso de uma telha de madeira em sua construção.

Entender a sua manutenção e os cuidados são essenciais para decidir se este é o material ideal para incluir na estrutura de sua casa.

Portanto, veja a seguir e entenda onde é possível incluir uma telha de madeira, para oferecer uma estética incrível para a sua construção e possibilitar um design e acabamento surpreendentes.

Onde utilizar telhas de madeira?

Entenda quais são os tipos de madeira mais utilizados para as telhas de madeiras

Uma telha de madeira deve ser confeccionada a partir de um material resistente, que seja capaz de enfrentar todos os desafios do clima e do tempo da região em que se vive.

É preciso considerar no momento da escolha, que uma telha deve suportar a exposição frequente à umidade e os impactos do ambiente externo de uma casa, sendo necessária a escolha de materiais de origem mais nobre.

Dessa forma, o investimento deve acontecer de forma séria, através de pesquisas dos melhores e mais resistentes tipos de madeiras, que serão capazes de suportar toda a estrutura, cumprindo com seus objetivos.

Confira os modelos de madeira mais utilizados para a confecção de telhas de madeira e entenda a característica de cada um:

  • Peroba Rosa

A perosa rosa é considerada um dos tipos mais nobres de madeiras, com um alto nível de resistência, sendo ideal para o uso em construções.

Apesar disto, este material é considerado muito difícil de ser encontrado e, em consequência disso, seu valor pode ser muito elevado.

Portanto, se o uso de madeira em sua construção for muito pequeno, este modelo de madeira pode ser considerado inviável.

  • Garapeira

A garapeira é um tipo de madeira considerado de alta resistência, principalmente quando o assunto é cupim.

E, além desta grande vantagem, o seu valor também é considerado muito acessível, sendo um modelo muito ideal para uso em construções.

A garapeira é capaz ainda de suportar grandes níveis de umidade e outros desafios da área externa da casa, oferecendo uma estrutura perfeita para uma telha de madeira.
Instalando Telha de Madeira

  • Paraju ou maçaranduba

Esta madeira é considerada nobre, mas seu valor é muito acessível, o que permite que ela seja facilmente utilizada em construções.

Outra característica que faz com que essa madeira seja uma das preferidas em construções civis é a sua estrutura mais rígida, permitindo que ela ofereça uma grande resistência para confecção de telhas de madeiras.

Dessa forma, é possível projetar telhas que sejam capazes de aguentar grandes pesos e todos os impactos que uma construção de cobertura deve suportar.

  • Carambá

O caramba é uma ótima opção para quem deseja produzir telhas de madeira pelo menor custo, comparada com os outros modelos de madeiras disponíveis para esta finalidade.

Além de seu preço muito em conta, esta madeira é capaz de oferecer uma qualidade incrível, suportando condições climáticas e grandes níveis de umidade.

  • Sucupira

A madeira sucupira é uma das mais populares nas construções de imóveis e, por isto, seu uso tem se tornado cada vez mais restrito, sujeita a muita fiscalização dos órgãos responsáveis.

Portanto, apesar de ser um ótimo material, a sucupira também é considerada uma das madeiras com valor mais elevado.

  • Angelim

A madeira Angelim é considerada um dos tipos mais populares na hora de escolher um material para fins de construção civil.

Um dos seus principais destaques é o seu fácil manuseio e a sua leveza, que torna a sua instalação ainda mais simplificada.

A sua resistência é incrivelmente forte, fazendo com que este seja um dos tipos ideais para a confecção de telhas de madeira.

Telhas de Madeira tem ótimo custo benefício

  • Eucalipto

O eucalipto é considerado um dos tipos de madeiras mais acessíveis de todo o mercado, principalmente no território brasileiro, por ser produzido em grande escala.

Mas, é um tipo de madeira que possui uma resistência muito baixa à cupins, por isso, não é uma boa opção quando o assunto é telha de madeira.

Entenda os benefícios de optar por telhas de madeira em sua construção

As telhas de madeiras são capazes de compor a construção de forma incrível, dando um toque de charme e estilo para sua casa.

Este é um elemento que sempre volta para as tendências de construção, principalmente devido aos seus benefícios, que podem ser:

  • Beleza

A madeira é um dos elementos capazes de dar beleza e sofisticação para qualquer construção, sendo um dos principais motivos para que as pessoas escolham esta matéria para compor suas casas.

Além disso, os usos da madeira em projetos rústicos e ligados à naturalidade do ambiente são essenciais, considerados um dos insumos mais valorizados em todo o mercado.

  • Resistência

O uso da madeira também pode trazer muitos benefícios quando o assunto é resistência, permitindo que sua estrutura seja capaz de suportar aspectos temporais como vento ou grande umidade, causada pela chuva.

Para que isto seja possível, é preciso escolher por tipos de madeiras que sejam mais resistentes e realizar uma aplicação com muito cuidado, para que a estrutura esteja apta a suportar estes desafios climáticos.

Apesar destes incríveis benefícios, é preciso considerar seus contras:

  • Difícil de instalar

As telhas de madeira costumam contar com um formato e estrutura mais rústicos, o que faz com que sua instalação seja um pouco mais difícil que o normal.

  • Manutenção

A manutenção torna-se um pouco difícil quando o assunto é madeira, pois ela deverá ser feita com frequência, para evitar que o clima ou insetos danifiquem a sua estrutura.

Dessa forma, o custo deste tipo de material pode acabar se tornando um pouco mais elevado, se compararmos a outros.

A telha de madeira traz charme para a casa

A telha de madeira pode ser considerada uma boa opção?

As telhas de madeiras são grandes tendências que vão e vem, de acordo com a escolha das pessoas e a moda em meio à construção civil. Mas, apesar de suas reviravoltas, esta ainda é considerada uma escolha muito atual.

Apesar de existirem materiais com um melhor custo benefício e com uma estrutura mais moderna, é possível entrar em um consenso com o cliente e aplicar os elementos de madeira de forma que a construção se mantenha sólida, resistente e ainda muito bonita.

Existem opções metálicas para os telhados, que são capazes de oferecer uma garantia a mais de que a estrutura irá se manter intacta. Então, uma opção é mesclar estes dois tipos de materiais, montando uma construção ainda mais resistente.

A telha de madeira é um material que deve ser avaliado com cautela, considerando sempre seus prós e contras. Por isto, a construtora deve sempre ser honesta sobre as características deste material e tudo que ele pode oferecer para a construção.

Portanto, se você quer optar por uma telha de madeira, conte com profissionais responsáveis, como na Carpintaria Rezende, para garantir que a estrutura de sua casa seja feita da melhor forma possível.

Artigos Relacionados

 
×