Para que serve o tingidor de madeira?

Home Portas Para que serve o tingidor de madeira?

A madeira é um material muito utilizado em confecções de objetos ou construções, podendo ser algo muito explorado de diversas formas. Mas, para que seu uso seja ainda mais amplo, é preciso contar com produtos que auxiliem em seu processo de acabamento, como o tingidor de madeira.

Este produto faz com que a aparência da madeira se modifique, oferecendo uma nova tonalidade e alterando a sua coloração original, para diferentes tipos de usos.

Veja a seguir e entenda melhor para que serve o tingidor de madeira, compreendendo os seus tipos e a melhor forma de aplicação, para que o seu material conte com o acabamento perfeito.

Entenda para que o tingidor de madeiras serve

O tingidor de madeira é um produto utilizado para alterar a coloração original deste material, oferecendo uma atuação de tingimento e permitindo que a superfície seja mais resistente à exposição constante de luz solar.

O tingidor é a melhor escolha para colorir madeiras que irão levar algum tipo de verniz ou selador em sua superfície, para definir qual tipo de aparência este material irá levar.

Apesar de existirem diversos tipos de tingidores de madeiras em todo o mercado, é preciso escolher bem o produto, de acordo com a sua formulação e a sua capacidade de ser misturado com vernizes, tintas ou seladoras.

Os corantes utilizados para a sua produção permitem que o tingidor de madeira possa ser dissolvido em qualquer tipo de verniz para acabamento neste material, oferecendo sucesso em sua aplicação.

Mas, além disso, o produto pode ser aplicado puro na superfície da madeira, dependendo da intensidade da coloração e do tipo de acabamento que deverá ser realizado.

Este tipo de produto é utilizado de forma incrível, trazendo muito sucesso para o acabamento de diversos tipos de móveis, construções, artesanatos em madeira e muito mais.

Tingidor de Madeira

Saiba como evitar problemas na hora de tingir a madeira

Existem diversos tipos de madeiras disponíveis em todo o mercado, utilizadas para diferentes finalidades.

Mas, é preciso reconhecer as suas características individuais e levar em conta todas as suas especificações.

O pinus, por exemplo, é um tipo de madeira que não absorve de maneira uniforme os diferentes pigmentos e, com isto, o acabamento neste material pode ser mais difícil, ganhando uma aparência desigual.

Porém, existem alguns tipos de cuidados que devem ser tomados para evitar que problemas com o tingimento da madeira aconteçam e o seu acabamento seja ainda melhor.

Conheça os principais cuidados e veja a maneira correta de oferecer acabamento:

  • Teste seu tingidor de madeira

Antes mesmo de aplicar o tingidor de madeira em toda a superfície, é recomendado pelos profissionais mais experientes que seja testada em um pedaço pequeno qual será a sua coloração.

Com isto, você poderá compreender como será o desempenho deste pigmento na superfície escolhida e como será o resultado de toda a peça.

Aplique uma ou mais demãos nesta pequena parte de madeira, conforme o planejado para toda a superfície  e, com isto, evite grandes erros em seu acabamento.

Dessa forma, é possível se familiarizar com a nova cor do produto e entender o seu tempo de secagem, analisando qual o tempo de absorção da madeira.

  • Passe um pano sobre o produto

Ao aplicar o produto tingidor de madeira sobre a superfície de seu material, vá realizando pequenas pinceladas em áreas reduzidas e, imediatamente, passe um pano seco e que não solte fiapos.

O pano deve ser passado no sentido dos veios da madeira e, com isto, será possível controlar a quantidade de produto e a coloração, evitando que a cor fique muito intensa logo no início.

Além disso, o pano pode ajudar a nivelar a aparência da madeira, permitindo que erros sobre a aplicação do produto sejam controlados com muito mais facilidade.

Saiba quais são os tipos de tingidores de madeira

O tingidor de madeira é um tipo de produto responsável por oferecer acabamento para a superfície da madeira, modificando a sua coloração de maneira natural, de acordo com a demanda de sua produção.

Mas, é preciso reconhecer as características dos diferentes tipos de madeira e a sua coloração, para compreender os efeitos do tingidor em sua superfície e a maneira correta de aplicação.

De um modo geral, a aplicação pode ser realizada como falamos anteriormente. Mas, preciso reconhecer os diferentes tipos de tingidores, para saber qual escolher na hora de comprar o melhor produto para realizar o acabamento do seu trabalho em madeira.

Confira os tipos de tingidores de madeira, para os diferentes materiais e modos de aplicação mais comuns:

  • Tingidor de madeira mogno;
  • Tingidor de madeira freijó;
  • Tingidor de madeira ipê;
  • Tingidor de madeira castanho.

Reconhecer cada característica destes tipos de madeira pode facilitar ainda mais o processo de acabamento, pois cada uma delas oferece uma tonalidade diferente, um modo de aplicação e de preparo de sua superfície.

Como citamos acima, o pinus, por exemplo, é um tipo de madeira que não oferece um acabamento uniforme e, por isso, é preciso buscar um tipo de tingidor de madeira específico para suas especificidades.

Além disso, a preparação antes de aplicar o produto torna-se indispensável neste momento do trabalho em madeira.

Onde comprar os melhores tingidores de madeira?

Para comprar os melhores produtos de acabamento em madeira, é preciso primeiro realizar uma pesquisa e compreender qual a função de cada um deles, analisando seu custo benefício.

E, para que isto aconteça de forma eficiente, é preciso contar com um atendimento especializado, com profissionais que saibam como orientar seus clientes da melhor forma possível.

Na Carpintaria Rezende você encontra todos os tipos de orientações e dicas sobre como trabalhar com madeira, para ter a construção mais bonita e o acabamento dos sonhos, conservando ainda mais a naturalidade de seu material.

Contando com a orientação de seus profissionais e os produtos oferecidos, é possível ter um resultado de qualidade, contando com toda a beleza de um tratamento eficiente na superfície da madeira.


Não perca mais tempo e utilize o tingidor de madeira específico para a sua superfície, contando com a orientação correta sobre o tipo de aplicação e a maneira de analisar o desempenho de seu pigmento.

Você poderá utilizar o tingidor de madeira diretamente na superfície ou dissolvido em algum tipo de verniz, para oferecer uma proteção a mais para seu trabalho.

E tudo isto dependerá da formulação deste material e da forma com que ele foi projetado, levando em conta sua finalidade e a maneira de uso especificada no rótulo de sua embalagem.

Portanto, não espere mais e procure pela Carpintaria Rezende, a loja especialista em todos os tipos de madeira, capaz de oferecer a recomendação correta sobre os produtos de aplicação e a melhor forma de realizar este processo.

Dessa forma, seu tingidor de madeira poderá ter o desempenho esperado e poderá ser aplicado em diferentes tipos de materiais, de acordo com seu gosto e objetivo para aquele acabamento.

O tingidor de madeira é o produto ideal para quem deseja dar um tom diferente ao resultado final de seu trabalho e analisar as diferentes possibilidades de explorar este tipo de material.

Artigos Relacionados

 
×