No momento de construir ou reformar a sua casa todos os detalhes contam, até mesmo o batente do quarto poderá influenciar totalmente no visual. Dito isso, a porta interna, bem como janelas, deve ser algo feito com muita cautela.
Hoje em dia as bases de uma construção vão muito além de funcionalidades, elas fazem parte da decoração e personalidade do imóvel. É por isso que a cada vez que vamos a uma casa de material de construção nos deparamos com mais e mais modelos.
Apesar de parecer uma escolha simples, as portas podem comunicar uma ideia muito maior do que você imagina. Por isso, entender um pouco mais sobre esse universo é algo fundamental.
Para quem busca construir uma casa ideal nos seus mínimos detalhes, esse artigo irá lhe ajudar a escolher não somente o modelo da porta em relação à sua aparência, mas de acordo com outros parâmetros também.
Quais são os tipos de porta interna
Como já dito anteriormente, existem vários tipos de porta interna e as questões vão além da estética. A princípio, você deve ter em mente que existem três grupos básicos:
-
Porta oca
A porca oca, como o próprio nome já diz, são os modelos desenvolvidos com apenas duas folhas finas que constituem a porta. São peças mais leves e baratas, por isso acabam sendo bastante consideradas pelo público.
Entretanto, ela não é tão resistente e normalmente as questões de acústica deixam a desejar. Se você pretende morar por anos e anos na mesma casa, talvez pagar mais barato seja uma decisão imediatista não muito boa.
Mas, claro, existem portas ocas e portas ocas. Uma boa marcenaria fará modelos com folhas mais grossas e com madeira de qualidade, promovendo melhor qualidade à peça.
-
Porta semi-sólida
Outro tipo de porta interna de madeira é a semi-sólida. Ela é mais robusta que a porta oca, sendo mais resistente, durável e possui um bloqueio do som mais eficiente.
É uma das grandes apostas de portas internas, principalmente para quartos e escritórios.
-
Porta sólida
Já a porta de madeira sólida é constituída por madeira maciça. É extremamente resistente, bloqueia bem o som e tem altíssima durabilidade, entretanto, como pode se esperar, ela é a mais cara.
A escolha por esse tipo de porta depende muito de onde você pretende colocá-la.
Nos quartos não há necessidade de ser algo tão pesado (mas, claro, se houver condições financeiras é algo que vale muito a pena), mas salas e cozinhas pode ser uma boa opção.
Esse tipo de porta interna é a que possui maior valor agregado no mercado, pois realmente tem características muito interessantes.
Porta Interna para Quarto
A partir do momento que você escolhe o tipo de porta interna que deseja de acordo com o seu custo x benefício, saiba que ainda se deparará com diversos detalhes que precisam ser decididos.
Há muitos modelos de porta e a escolha depende muito do gosto pessoal de cada um e, também, do estilo da casa. Confira alguns detalhes:
-
Lisas
As portas internas normalmente são lisas. São as formas mais clássicas, entretanto, isso não chega a ser uma regra, pois modelos mais desenhados também são muito bem-vindos.
-
Com friso
A porta com frisos é um pouco mais moderna, não tendo uma aparência tão homogênea quanto a lisa.
-
Almofadas
As portas com almofadas normalmente são colocadas em salas ou cozinhas, não sendo muito comuns em quartos.
-
Pintadas de branco
A madeira também pode ser pintada, sendo o branco uma das cores mais escolhidas. Lembrando que há diversos tipos de madeira utilizados para fazer portas, onde cada qual possui seu tom.
-
Com moldura
Há também a possibilidade de portas com molduras, que dão um charme a mais para o cômodo.
Falou-se apenas de modelos em madeira, ocorre que o fato é: quartos normalmente não levam outro tipo de porta, sendo este material natural o mais comumente utilizado (e, no final das contas, é realmente o mais adequado).
Exemplo de portas internas mais utilizadas
Porta Interna de Madeira
A porta de madeira é realmente uma ótima opção para sua escolha de porta interna. A seguir seguem alguns dos principais benefícios desse material:
-
Variedade de tonalidades
Como já foi falado ao decorrer desse artigo, existem várias madeiras utilizadas na confecção de portas e estas possuem tonalidades diferentes, bem como os detalhes (como os nós da madeira).
Então, você pode optar por tons mais claros, escuros, marrons ou avermelhados. E, claro, ainda há a opção de pintar a superfície com a cor que desejar (isso é interessante porque protege a madeira).
-
Durabilidade
A durabilidade de uma boa porta de madeira é muito alta, sendo uma ótima opção para quem está pensando em passar anos na mesma casa.
-
Resistência
A resistência também é um ponto alto. Quanto mais maciça for a porta, mais resistente ela será (e isso também vale para o barramento de som. Lembrando que uma casa com boa acústica promove conforto – principalmente nos quartos).
-
Valor agregado
Uma casa com porta interna de madeira aumenta o seu valor agregado, pois o material realmente traz um custo de mercado valorizado.
-
Sofisticação e elegância
Nada mais elegante e sofisticado que uma bela porta de madeira! O material é clássico, atemporal e nunca sairá de moda. Então, se você quer apostar no certo, com certeza essa é uma boa opção.
Porta Interna de Madeira Maciça
Porta Interna Branca
A porta interna branca é a nova queridinha dos arquitetos, pois traz uma imagem bem clean ao ambiente.
É uma escolha interessante, mas é preciso avaliar a questão da manutenção.
O branco é algo que suja muito (principalmente se você tiver crianças em casa), mas se você estiver disposto a realizar algumas manutenções da pintura, então pode, sim, ser a escolha ideal.
Esse tipo de porta combina muito com piso de madeira, pois – apesar de ser uma clássica combinação – dá um toque moderno ao ambiente (se quiser complementar o design de interiores, aposte em algumas plantas!).
Porta prancheta Branca
Porta Interna de Correr
A porta interna de correr também é uma opção, mas não costuma ser encontrada nos quartos. Normalmente é colocada em salas ou cozinhas, pois é o tipo de ambiente mais propício.
Esse modelo é muito interessante pelo fato de economizar espaço, visto que a folha faz a movimentação paralela à parede. Apartamentos têm utilizado cada vez mais dessa técnica (ou até mesmo a porta sanfona).
Dependendo do local a porta pode ser de madeira ou até mesmo de alumínio (em portas para área de serviço e semelhantes).
No caso da madeira, é interessante escolher uma porta de altíssima qualidade para que ela não comece a emperrar nos trilhos. Outra coisa que evita esse tipo de problema é não molhar a peça e realmente mantê-la em ambiente interno.
Porta de Quarto de Correr
O que você deve saber antes de escolher uma porta interna de madeira
Há algumas coisas que você deve saber antes de adquirir a sua porta interna de madeira, independente do modelo.
O material natural possui uma série de particularidades e você deve se atentar a elas para fazer uma boa escolha:
-
Tipo de madeira
Portas com o mesmo design poderão ter valores totalmente diferentes e isso se dá pelo tipo de madeira. Há espécies que são melhores do que outras para tal uso, veja quais são as melhores variantes para o tipo de aplicação que deseja.
-
Trato com a madeira
Uma boa porta não depende somente da espécie da madeira, mas, também, de como ela foi trabalhada. O processo de extração, secagem, lixamento, tratamento e todas as etapas envolvidas devem seguir padrões de qualidade.
-
Manutenção da madeira
Para aumentar a durabilidade da porta interna e garantir que ela mantenha as suas características originais é preciso fazer algumas manutenções. Elas não são frequentes, porém são importantes para evitar cupins, por exemplo.
-
Legalidade da madeira
Não compre, de forma alguma, madeira com procedência ilegal. Exija da madeireira o certificado garantindo que a extração ocorre dentro de todas as legalidades.
Madeira Certificada
Preço de Porta Interna
Agora, por último, qual será o valor de uma porta interna de madeira? Veja bem, isso depende muito do modelo escolhido, podendo o preço variar de R$ 500,00 até R$ 1400,00 em média.
É claro que você encontrará portas com valores extremamente superiores a esse, mas se você está em busca de custo x benefício, é possível encontrar bons modelos nessa margem de preço.
É muito importante não levar somente o valor final em consideração, pois o barato pode sair caro. Então, antes de adquirir uma porta de madeira, avalie quais são as referências da madeireira no mercado.
Essa é a melhor forma de saber se determinado estabelecimento cumpre com os padrões de qualidade ou não. Ter uma recomendação nesse momento faz toda a diferença!
Agora que você já tem uma direção mais precisa do que precisa avaliar para escolher a sua porta interna resta somente escolher aonde irá comprá-la! A recomendação é procurar por carpintarias que tenham renome no mercado.