O que é uma tramela?

Home Outros O que é uma tramela?

Quando estamos em meio a um processo de construção, seja da nossa casa ou de um ambiente profissional, por exemplo, temos muitos detalhes aos quais devemos nos atentar. Dentre eles, tipos de fechaduras. Hoje vamos entender porque a tramela se mostra como uma boa opção. 

Portas, janelas e alguns tipos de armário necessitam de fechaduras para que possam cumprir a sua funcionalidade. Com isso, a fechadura do tipo tramela revela-se como uma das opções a depender de cada caso. 

Hoje vamos conhecer melhor a tramela, o que são essas peças, seus tipos mais usados e para que são usadas, principais marcas e onde comprar. 

 

O que é e para que serve uma tramela?

A tramela é uma espécie de tranca para portas (que pode ser usada, também em janelas e alguns armários), moldada em diversos tipos de materiais e que, quando girada, mantém o objeto travado.

É uma peça relativamente pequena, presa por dois furos no batente das portas (seja do armário, da janela ou portas maiores), de modo que, quando uma parte da estrutura é girada, ela torna impossível a abertura do objeto. 

Seu nome correto, de acordo com o dicionário, é taramela. É uma peça que pode ser constituída de variados tipos de materiais, a depender diretamente, de onde ela será instalada.

A tramela pode ser feita de metal/alumínio, quando for direcionada para portas de metal; de madeira, quando for instalada em portas de madeira, de plástico, além de poder ser associada ao uso de cadeados.

Pode variar, também, quanto ao seu tamanho e modelo. Essas variações são de acordo com o tamanho da porta onde serão instaladas, o valor que pode ser financeiramente investido, qual tipo de porta, entre outros fatores. 

Por exemplo, o fecho com tramela é muito comumente usado para trancas de cabines de banheiros públicos ou banheiros que servem um número maior de pessoas.

É muito comum vermos, também, esse tipo de fecho em fazendas mais antigas, nas mobílias de madeira ou até mesmo na portaria principal.

Já de uma forma mais atualizada, vemos muito a fechadura com tramela associada a cadeados e feitas de metal prateado.

São peças bastante pequenas, mas que podem variar um pouco de tamanho. Contudo, tem-se um intervalo de tamanho que é utilizado com mais frequência:        

São equipamentos que garantem o impedimento da abertura do local onde está instalada, apresentam excelente custo benefício por serem peças baratas, facilmente encontradas no mercado e de fácil instalação.

Além disso, possui variadas opções de cores, modelos e tamanhos, o que a torna uma peça versátil e de amplo espectro quanto à utilidade. 

Sabendo disso, entendo o quão útil a tramela pode ser, vamos conhecer os diversos tipos de tramela que estão à nossa disposição no mercado!

Tipos de tramela

Sabendo que a tramela é uma peça que possui uma enorme gama de possíveis utilidades, nós temos alguns principais tipos e os mais usados: tramela de porta, tramela de janela e tramela de porteira.

A tramela de porta, também chamada – de uma maneira mais simplista – de fechadura de porta, é um tipo de trança que apresenta o mesmo modelo de uma tramela tradicional e é usada para fechar portas maiores.

Esse tipo de fechadura conta com uma espécie de gancho que se movimenta horizontalmente ou em 360º que será o responsável por fechar essa porta. 

É muito comum em portas de madeira, tanto de armários menores quanto em portas maiores de entrada ou saída de ambientes e em portas de banheiro (nesse último ambiente, é bastante comum que a tramela seja de plástico ou metal).

É um tipo de fechadura extremamente fácil de ser instalada, mantida e manuseada. A depender do tipo de madeira da qual estamos falando, é uma peça com alta durabilidade e resistência a agentes externos como chuva e sol. 

Algumas pessoas são capazes, inclusive, de produzirem tramelas de porta em casa, tendo em mãos apenas madeira bruta e algumas ferramentas.

Outro tipo de tramela bastante usada é a tramela de janela. Ela apresenta as mesmas variações que as tramelas de porta, mas podendo ser ampliada para estruturas mais metálicas (que são mais usadas no dia a dia da cidade).      

A tramela de janela se assemelha muito com a de porta, se diferenciando, principalmente, no tamanho e no modo de instalação.

São ambas muito fáceis de encontrar em cenários como sítios, fazendas e casas de campos, por serem construções mais antigas e terem muito da tramela feita de madeira. 

Por fim, temos a tramela de porteira, também muito vista nesse mesmo cenário mais rural.

Nesse tipo de tramela, vemos ela em versões maiores e com mecanismos de fechamento que podem ter algumas alterações, mas que não perdem a essência da peça.

Como vimos nas fotos, têm a mesma ideia que a mesma mecânica dos outros dois tipos de tramela citados e a mesma funcionalidade.

Pode ser usada em porteiras de entrada e saída de sítios, porteiras de curral ou local de estadia de animais, entre outros lugares.

Já quanto às tramelas mais produzidas com materiais metálicos, são muito usadas no cenário da cidade. Muito vistas em portas de banheiros maiores ou de prédios comerciais, em janelas de quartos ou salas e até mesmo para armários de cozinha.

A escolha de cada um desses tipos de tramela depende, diretamente, do local onde essa fechadura será instalada e de qual é o objetivo de uso dessa peça.

Esse é um tipo de fechadura que garante enorme segurança por seu formato permitir o fechamento completo da porta ou janela, o que torna o acesso àquele ambiente viável apenas diante da abertura da trava.

Como já citado anteriormente, a tramela apresenta diversos benefícios quanto à durabilidade do produto, além do custo benefício.

Isso porque é um tipo de fechadura que possui maior resistência à umidade e ao sol, por exemplo, entre outros agentes externos.

Somado a isso, tem seu baixo valor financeiro no mercado, possibilidade de se comprar tramela removível ou até mesmo descartável, além da variação de cor.

Contudo, tudo isso depende diretamente da escolha da madeira e do metal, que devem ser de procedência confiável e conhecida.

Isso é possível por meio da escolha do local onde comprar a tramela, devendo ser uma loja confiável, conhecida e com clientes satisfeitos.

Isso se mostra fundamental, uma vez que é muito comum um material de baixa qualidade ser comercializado com valor de material de alta qualidade, fazendo com que o comprador não consiga aquilo que quer.

Além disso, caso você não conheça muito do assunto, é indicado que realize essa compra orientada por algum experiente no tópico. Assim, você evita as chances de que sua experiência seja insatisfatória.

Tudo isso somado, são fatores que podem potencializar ainda mais a durabilidade da tramela escolhida.

Por isso, vamos citar alguns locais nos quais podemos encontrar tramela de alta qualidade e de marcas confiáveis!

Principais marcas e onde comprar uma tramela

Quando estamos em busca de modelos de fechaduras para determinado ambiente e escolhemos o modelo trancado em tramela, é fundamental nos atentarmos a alguns detalhes, como marca e loja.

Por isso, é importante conhecermos as principais marcas que produzem fechaduras do tipo tramela e onde podemos encontrá-las à venda. 

Dentre as marcas, as principais atualmente no mercado são:

  • KMP
  • Pingo Bege
  • ROCHA
  • Genesis Ferragem
  • OEM
  • Metalpama
  • Metalpan

Entre outras. 

Além da variação de marcas, dentro de uma mesma marca podemos ter diferentes materiais usados para a fabricação da peça (como já citado anteriormente), apesar de os principais serem metal, madeira e plástico.

A cor pode variar entre preto, branco, prateado natural, marrom, entre outros a depender da escolha e vontade do cliente. 

A tramela varia, também, de acordo com tamanho, modo de instalação e tipo de local onde será usada.

Para que possamos definir o tamanho mais adequado dessa tramela é fundamental que se meça o local onde ela será instalada.

Leve consigo as medidas do espaço onde se deseja que a fechadura seja instalada, largura, altura, comprimento e espessura. 

A pessoa que for te auxiliar na escolha precisará dessa informação para te indicar a melhor opção para sua necessidade. 

Para portas de madeira, as medidas mais comuns para as fechaduras são:

  • 55 mm
  • 45 mm
  • 40 mm

Já para as fechaduras para portas de metal: 

  • 19 mm
  • 21 mm
  • 29 mm

Sugere-se que, quando estivermos em busca de uma tramela, faça-se uma pesquisa detalhada sobre o assunto ou se informe e procure auxílio de um profissional da área. 

Atente-se, também, às cores do ambiente no qual ela será instalada. Assim, você conseguirá fazer uma melhor escolha da cor da fechadura e, assim, tornar todas as cores do cômodo e alcançar melhor satisfação no resultado.

Assim, evita-se que façamos a compra da tramela inadequada para aquilo que desejamos e, assim, sejamos mais assertivos na escolha, garantindo segurança máxima e satisfação com o resultado. 

Esse tipo de peça pode ser encontrado em diversos tipos de comércios, podendo ser online (o chamado E-commerce) ou em lojas físicas, ambas no ramo de Lojas de Materiais de Construção. 

Diante disso, sabemos que a escolha da marca, bem como da loja, são fatores fundamentais para a garantia da qualidade e durabilidade do produto.

Portanto, opte, sempre, por marcas já bem estabelecidas no mercado, busque informações com pessoas que já fazem uso desse produto e possuem uma opinião baseada em experiência própria.

Conheça, também, lojas que sejam referências no ramo de fechaduras do tipo tramela para que, assim, você obtenha sucesso na escolha do produto e possa desfrutar de todos os benefícios trazidos por ele.

Por fim, conseguimos concluir que a tramela é uma excelente opção para aqueles que buscam produtos com maior leveza, alta durabilidade, baixo valor financeiro, materiais de qualidade e excelente custo benefício. São a melhor maneira de garantir a segurança do local, sem deixar de lado a beleza estética e a funcionalidade.

 
×