Aprenda sobre a Madeira Jequitibá

Home Portas Aprenda sobre a Madeira Jequitibá

A madeira Jequitibá é uma das principais madeiras de lei de todo o território nacional, capaz de oferecer um bom manuseio e trabalhabilidade, para desenvolver os mais lindos projetos que exigem fino acabamento.

Por isto, este tipo de madeira é tão conhecido em todo o mercado imobiliário, podendo ser utilizada para a confecção de diversos elementos que são capazes de compor uma casa, dando um ar aconchegante ao ambiente.

Para entender melhor as principais características da madeira Jequitibá, continue lendo a seguir e veja tudo que é possível realizar com este tipo de material em sua construção.

Tudo Sobre Madeira Jequitiba

Saiba mais sobre a árvore que origina a madeira Jequitibá

A árvore Jequitibá pode ser considerada uma das maiores de todo o território nacional, sendo uma espécie nativa do Brasil.

Os relatos de seus tamanhos mais elevados dizem que esta espécie pode chegar a 60 metros de altura, com um grande diâmetro de aproximadamente 16 metros em seus casos extremos, deixando a todos muito impressionados.

Portanto, devido ao seu enorme tamanho, o real significado de seu nome, em tupi-guarani, pode significar “gigante da floresta”.

Esta espécie de árvore pode ser encontrada em sua grande maioria nas regiões do Sudeste e Centro-Oeste brasileiro. Mas, apesar disto, existem algumas espécies que podem se fazer presentes nos territórios nordestinos.

A árvore Jequitibá tem um grande destaque no meio ambiente, principalmente devido ao seu importante papel para a fauna e a flora ao seu redor, enriquecendo o solo e servindo de alimento e moradia para os animais e plantas ao seu redor.

Além disso, a casca de sua árvore também é capaz de oferecer propriedades únicas e medicinais, que curam pequenas inflamações e são também adstringentes, muito utilizadas em técnicas milenares desenvolvidas pelos povos indígenas.


Portanto, é possível considerar que com a sua grande importância para o meio ambiente, existem muitos órgãos que buscam proteger a sua conservação, buscando a sua extração apenas de forma legal, sem prejudicar a sua presença no ambiente.

É possível encontrar cerca de 10 espécies dessa árvore. Mas, entre elas, as mais conhecidas, que chamam mais atenção são:

  • Jequitibá-branco

O jequitibá-branco oferece uma aparência muito característica, com a coloração da casta de sua árvore mais cinza escura ou com tons marrons escuros.

Além disso, as suas folhas possuem uma tonalidade avermelhada e as flores são pequenas, com uma cor com um tom branco-creme.

  • Jequitibá-rosa

A jequitibá-rosa está classificada entre uma das árvores mais bonitas de todo o Brasil, sendo um símbolo dos estados do Espírito Santo e de São Paulo.

É uma árvore muito robusta, que possui lindas flores brancas e possui um crescimento mais rápido.

Portanto, devido a isso, esta é uma das espécies mais utilizadas para o reflorestamento e reposição desta árvore, sendo uma principal agente no combate de sua extinção.

Características Madeira Jequitiba

Conheça as principais características da madeira Jequitibá

Como vimos, Jequitibá é uma árvore que oferece muitos benefícios para a natureza. Mas, por muitos anos, a sua madeira foi considerada de lei, principalmente ao considerarmos todas as suas características, capazes de oferecer uma construção linda e rica em detalhes.

Veja a seguir quais são as suas principais características, que mostram como é possível reconhecer esta madeira de forma simples:

  • Sua coloração característica, que pode ir do róseo-acastanhado ao bege-rosado-escuro. Mas, além disso, existem ainda as que apresentam uma cor mais marrom caramelo ou marrom escuro;
  • Densidade média da madeira;
  • Seu peso é moderado;
  • É uma madeira que possui uma ótima trabalhabilidade;
  • É considerado um tipo de madeira durável;
  • Oferece um acabamento fino para suas produções;
  • Superfície deste tipo de madeira é lisa e não oferece muito brilho;
  • Seu odor é praticamente imperceptível;
  • É uma madeira considerada sensível à pragas ou outros organismos que podem existir quando sua exposição em condições adversas acontece de forma constante.

Estas características fazem com que este tipo de madeira seja ainda muito procurado, para compor principalmente mobiliários que possuem a aparência de alta classe.

Dessa forma, utilizando estas características em sua construção, é possível contar com ambientes lindos e aconchegantes, que podem se encaixar com todos os diferentes gostos por decoração.

Conheça os principais usos da madeira jequitibá e quais são as suas aplicações

Como vimos, a madeira jequitibá é capaz de oferecer um lindo acabamento para construções, principalmente quando o assunto são móveis de alto padrão.

Mas apesar disso, é possível ainda encontrar este tipo de madeira em aplicações como assoalhos, pisos, forros e outros elementos que fazem parte da construção de uma casa, deixando tudo com um ar muito mais aconchegante.

Veja a seguir e saiba mais sobre alguns projetos desenvolvidos a partir da madeira jequitibá, compreendendo quais são seus principais pontos positivos e como é possível aplicar este tipo de madeira:

  • Móveis confeccionados a partir da madeira jequitibá

O uso desta madeira para a confecção de móveis pode oferecer um ar de elegância e autenticidade em sua aparência, dando um ar de aconchego e sofisticação para qualquer ambiente.

Os projetos para sua finalidade podem variar, indo de mesas maravilhosas, que dão charme em todo o ambiente, até bancadas e outros tipos de mobiliário.

Móveis em Madeira Jequitibá

  • Assoalho produzido a partir da madeira jequitibá

O mobiliário não é o único que ganha um charme a mais e uma beleza indescritível com o uso do jequitibá em sua produção.

O assoalho confeccionado a partir deste material também é capaz de receber um belo acabamento, oferecendo um estilo inesquecível para o ambiente onde ele está incluído.

Dessa forma, a sua incrível aparência sem um brilho específico oferece mais autenticidade, com um estilo único e elegante para seu ambiente.

  • Portas produzidas com madeira jequitibá

A madeira jequitibá também pode oferecer uma linda confecção de portas, deixando a fachada de sua casa ainda mais bonita e elegante, transmitindo toda a sua personalidade em elementos para a decoração.

Existem diversos projetos de diferentes portas e, nestes casos, é possível soltar a imaginação e desenvolver sua utilização de acordo com seus gostos, mesclando até mesmo outros tipos de materiais, como o vidro.

Saiba mais sobre o preço e onde encontrar as melhores produções de madeira de jequitibá

Como vimos no início deste texto, a madeira jequitibá pode ser muito difícil de ser encontrada em algumas regiões, principalmente devido à sua condição de extinção para algumas espécies.

E, por isto, é preciso sempre buscar fornecedores que atuem de maneira responsável com o meio ambiente, se comprometendo com extrações deste tipo de madeira que não contribuam com o desmatamento.

Além de seu uso responsável, é possível ainda que o valor deste tipo de madeira seja elevado em algumas regiões, sendo necessária uma pequena pesquisa sobre os melhores locais para comprar.

Conheça a Carpintaria Rezende e saiba quais são os melhores projetos desenvolvidos a partir da madeira jequitibá, oferecendo um acabamento de qualidade e uma atuação com muita responsabilidade com o meio ambiente.

Procure pelo melhor atendimento e veja como é possível ter seus móveis e a sua construção com todos os benefícios da madeira jequitibá, de forma responsável e consciente, contando com o melhor atendimento de todos.

Artigos Relacionados

 
×