Viga De Madeira

Home Outros Viga De Madeira

A viga de madeira é um material fundamental na sua construção e dificilmente você irá fugir dela! Além de ser um material de ótimas características mecânicas, as questões estéticas ganham grande destaque.

A madeira é atemporal e nunca sairá de moda. Uma casa com móveis e acabamentos feitos nesse material sempre passará um ar de elegância e sofisticação.

Algumas vezes pode sair mais caro, mas com toda a certeza vale a pena. Quer saber como escolher a viga para a sua casa? Confira as principais informações sobre o assunto.

Madeira para viga de madeira

Se estamos falando de viga de madeira é importante que a espécie escolhida tenha alta resistência e durabilidade. Afinal, o uso em questão já é programado para ser algo de anos e anos! Aqui há os principais tipos de madeira:

  • Jatobá

Com certeza é um dos melhores tipos de madeira para vigas, pois é de alta resistência, além de ter boa durabilidade e não ser facilmente atacado por cupins. Entretanto, seu valor é um pouco acima do que as outras madeiras.

  • Ipê

É muito versátil e rígida, sendo ótima para diversas funções na construção (forros, rodapés, degraus, telhados, dentre outras). É uma opção mais em conta que a madeira Jatobá e apresenta bom desempenho.

  • Itaúba

É comumente utilizada para tacos e tábuas, visto que sua trabalhabilidade é um pouco mais difícil. É uma boa escolha para áreas externas, pois é muito resistente.

  • Peroba-rosa

Se você está pensando em viga de madeira para um ambiente úmido, com certeza a peroba-rosa deve ser considerada. É muito resistente à água e tem ótimo desempenho no exterior.

  • Carvalho

É muito utilizado para revestimento e sua característica marcante é o tom castanho-avermelhado.

  • Cumaru

A Cumaru é uma madeira bem resistente e atende tanto às áreas internas como externas. É ideal para forros, pergolados, pisos e decks. É muito resistente aos fungos e cupins.

  • Eucalipto

É mais recomendado para os ambientes internos. Nessas condições se mostra um material muito satisfatório, mas em ambientes externos a madeira pode apresentar desempenho ruim.

  • Garapeira

Garapeira ou garapa, esse tipo de viga de madeira é indicado para telhados. Porém, não tem alta resistência à umidade e por conta disso as manutenções devem ser feitas de forma menos espaçada.

  • Aroeira

É ideal para vigas e cercas, principalmente se você está em busca de tons mais rosados.

  • Cambará

É indicada para telhados e tem ótima resistência à água, além disso, tem boa trabalhabilidade. O ponto negativo é que facilmente fica com farpas.

  • Pinus

O Pinus é um tipo bem famoso de viga de madeira. Tem uma cor bem clarinha e é ideal para ambientes internos.

  • Goiabão

Esse tipo de madeira pode ser usado dentro de casa, mas é importante tomar cuidado com fungos e cupins.

  • Freijó

A viga de madeira feita em Freijó é muito utilizada e a madeira também pode ser usada em portas, janelas, ripas, dentre outras funções. Sua superfície é bem lustrosa e a cor é castanho-amarelada.

  • Roxinho

A madeira roxinho é, como o nome já sugere, roxa! Ela tem alta resistência à umidade e pode ser usada perfeitamente em áreas externas, mas também é comum encontrá-la nas áreas internas.

  • Tatajuba

É uma madeira de alta resistência, porém apresenta certas dificuldades no quesito trabalhabilidade.

Qual é a melhor viga de madeira

Agora resta o questionamento, qual é a melhor viga de madeira? Isso depende muito, é preciso avaliar o custo x benefício de cada opção, bem como o seu orçamento.

Primeiramente, é preciso decidir para o que a viga será usada e onde será usada.

Se ela for para os lados externos da casa, então você já pode notar que há algumas restrições quanto ao tipo de madeira. Nesses casos, a espécie deve ser resistente à umidade, sol, fungos e coisas do tipo.

Então, não adianta pagar (seja caro ou barato) por uma viga de madeira que não atenda esses requisitos caso o objetivo seja colocá-la no ambiente externo.

Outro ponto é: há madeiras muito resistentes, mas são mais caras. O uso que você pretende fazer precisa de altos níveis de resistência? Essas são algumas perguntas que você deve fazer para escolher a madeira ideal.

Nem sempre o mais caro é melhor, é preciso considerar aquilo que irá atender às suas expectativas pelo melhor preço. Mas também é preciso lembrar que o barato pode sair caro, então faça uma escolha consciente.

Viga de Madeira Maciça

Quais são os cuidados com a madeira

Outro ponto que não pode deixar de ser falado sobre a viga de madeira é em relação aos cuidados.

Mesmo que você escolha o tipo de madeira ideal para a sua casa, é preciso entender que este tipo de material exige cuidado. Ou seja, há a necessidade de manutenção periódica para preservar as características.

A periodicidade depende do tipo de madeira e do uso que está sendo feita. Os cuidados não são complexos, consistindo em lixar e passar alguns produtos de tratamento para aumentar a proteção contra o intemperismo.

Você mesmo pode fazer isso em sua casa, mas em alguns casos é melhor chamar alguém especialista (manutenção de telhados, por exemplo).

Porém, não ache que será uma manutenção muito recorrente e que te dará muito trabalho. É algo a ser realizado a cada alguns anos dependendo do uso.

Viga de Madeira Parajú

Como saber que a madeira é de qualidade?

E mais um ponto de atenção: independente da espécie da madeira é importante que todo o procedimento (desde extração até a peça chegar à sua casa) tenha padrão de qualidade.

Extração, secagem, lixamento, trabalhabilidade, tratamento, enfim, todas essas etapas devem ser realizadas de forma adequada. Somente dessa forma você estará levando um bom produto para casa.

Mas como saber se isso efetivamente aconteceu? De fato, a melhor maneira é comprando de fornecedores de excelência no mercado.

Enfim, essas foram algumas dicas para você adquirir a sua viga de madeira de forma consciente.

Com certeza a sua casa irá ganhar um ótimo visual (além de ser totalmente funcional).

Artigos Relacionados

 
×